Nova burla no OLX mete a Uber e os CTT ao barulho

- Publicidade -

Os mais ingénuos podem ser facilmente enganados.

Atualização: Editámos o titulo e o texto para contextualizar de que estas as burlas acontecem no OLX, mas não são diretamente responsabilidade do OLX. Serve este artigo para chamar à atenção de possíveis burlas e de algumas formas simples para evitar cair nas manhas dos burlões. Podem conhecer mais detalhes através do portal de segurança da própria plataforma.

Há muitas burlas, umas mais elaboradas que outras, mas parece haver sempre um elemento em comum com todos estes esquemas, o OLX. Afinal de contas, sendo a plataforma de venda e compra de artigos mais utilizada em Portugal, os burlões aproveitam esse facto para ludibriar milhares de utilizadores.

Desta vez, e já depois de outras burlas para as quais vos alertámos, há uma nova burla no OLX que mete a Uber e os CTT ao barulho. Mas antes de abordarmos a burla em questão, damos-vos uma dica: não coloquem os vossos números de telemóvel no OLX.

Sim, ao não colocarem o número visível na plataforma perdem possibilidades de contactos mais imediatos e, com isso, vendas mais rápidas, porém, é também uma forma de evitarem este tipo de abordagens. Como os burlões não têm acesso ao vosso número, não vos tentam enganar via WhatsApp, plataforma através da qual tudo começa. Por outras palavras, é uma forma imediata de reduzir as tentativas de burla.

UNDRE tem um canal do YouTube onde, entre outros temas, dedica-se a expor casos de burla online.

Mas vamos à nova burla propriamente dita. Imaginando que têm o vosso número visível no OLX, são abordados pelo burlão que começa por questionar se o artigo ainda está disponível, estado do mesmo, etc. Seguidamente, o malfeitor vai referir que se encontra longe da vossa zona de residência, pelo que irá sugerir que se faça a entrega de duas formas: via CTT ou através da Uber.

Independentemente da opção que escolherem, o burlão irá contar-vos uma peta de todo o tamanho: começa por dizer que paga a entrega, que embala a mercadoria e que vai fazer uma encomenda para um estafeta, precisando, naturalmente, dos dados do vendedor para o fazer, como nome e apelido, cidade e número de telemóvel. Com isto, o burlão pega nos vossos dados e vai inserir numa página falsa, dando-vos depois o link para que acreditem que se trata de algo verídico.

Via WhatsApp, o vendedor até envia uma imagem a dizer Uber Entrega com um texto que “explica” como funciona a entrega, quando na verdade é somente mais uma forma de enganar pessoas.

Nova burla do OLX

Em todo o caso, é quando o burlão envia os links que a coisa é facilmente descoberta: e são os links enviados pelo suposto comprador. E se forem a reparar, não faria qualquer sentido tanto a Uber, como os CTT, utilizarem um endereço onde se pode ler safe-order ou safe-deal e que termina em c.you. É simplesmente errado e não é algo que aconteça de forma legítima. É FALSO.

Contudo, se quiserem perceber um bocadinho mais do esquema, e clicarem num dos links, irão reparar que, embora alguns detalhes denunciem claramente a burla, outros podem fazer acreditar os mais ingénuos. Por exemplo, no link que supostamente vos leva ao site dos CTT, surge cá em baixo, do lado direito, um chatbot, algo que pode enganar os menos desconfiados.

No entanto, outros aspetos revelam que se trata claramente de uma burla. Basta que atentem nos logos utilizados (antigos ou não adaptados ao site), na linguagem utilizada (aquele português brasileiro manhoso derivado do Google Tradutor) e, claro, na última parte: o método de pagamento.

Nova burla do OLX

Nunca, seja qual for o motivo, devem inserir os dados do vosso cartão caso sejam abordados por alguém que diz que tem uma nova forma de vos pagar por determinado produto. É burla, não é assim que se processam os pagamentos, mas sim nos moldes de sempre: transferência bancária, à cobrança, via MB Way, etc.

Dito tudo isto, fica (novamente) o nosso aviso: sejam desconfiados e analisem tudo ao pormenor, mas jamais insiram os dados do vosso cartão bancário.

- Publicidade -

35 Comentários

  1. Numero 968 293 741 Octavio é burla tentou burla do ctt estafeta e logo depois de nao ter aceitado mandou mensagem a um amigo meu

  2. boa tarde,
    Acabei de ser abordado pela 910 812 857 já mencionado com o mesmo esquema dos CTT para tentar a burla.
    Felizmente li os comentários daqui antes.

  3. Aconteceu-me o mesmo. O link apontava para https:// ctt- pt. time – deal. site/ e o número utilizado foi o 968399710.
    Queria à força toda que eu “confirmasse”, que já o pagamento estava feito, e que bastava confirmar para receber o dinheiro.
    Nem avancei mais, e já fui retirar o número de telefone do anúncio.

  4. Fui burlada pelo número 910 812 857, já mencionado 3 vezes noutros comentários. Roubou-me 5000 euros da conta. Veio com a conversa do estafeta ctt e eu caí na esparrela, já tenho o caso entregue à polícia.

  5. Recebi também mensagem deste número +351 910 961 838 a falar de um estafeta via CTT. Mais uma tentativa de fraude.

  6. Também estive perante duas tentativas de burla, através de 2 números de telefone:
    966 804 047 (Um tal de Moisés, que diz que é de Benfica e que paga adiantado e um estafeta vem buscar mais tarde a encomenda. Quando lhe disse que não queria pagamentos adiantados quis que lhe desse os dados do mbway enquanto falava com ele ao telefone. Quis que abrisse o mbway e lhe desse os dados para ele fazer o pagamento. Quando lhe disse que tinha que desligar e voltaria a ligar mais tarde, nunca mais atendeu o telefone).

    O segundo, foi uma suposta “Daniela” com este número: 920 385 308.

    Quando lhe perguntei como funcionava através dos ctt – método este que ela fazia questão de usar e não dava para ser de outra forma:
    “+351 920 385 308: Funciona muito facilmente. Pago o artigo no ctt e envio-lhe um link com os detalhes da encomenda para que possa recolher o seu dinheiro. Terá então de fornecer o seu endereço, após o que o correio entrará em contacto consigo para especificar o melhor prazo de entrega
    [14:52, 08/04/2022] Ok, deixe-me então ligar para os ctt antes e já lhe digo.
    [15:01, 08/04/2022] +351 920 385 308: Ok
    [15:22, 08/04/2022] Olá outra vez Daniela, o método pelos ctt nunca pode começar com o comprador mas sim com o vendedor. Logo teria que ser eu a solicitar esse método. Portanto, o que preciso para enviar a encomenda pelos ctt é da sua morada para enviar à cobrança. E aí nesse momento, quando for levantar a encomenda é que será feita a cobrança e gerado o tal Cheque que poderei levantar nos ctt
    [15:24, 08/04/2022] +351 920 385 308: Funciona muito facilmente. Pago o artigo no ctt e envio-lhe um link com os detalhes da encomenda para que possa recolher o seu dinheiro. Terá então de fornecer o seu endereço, após o que o correio entrará em contacto consigo para especificar o melhor prazo de entrega.”

  7. …logo após recolocar um artigo no olx surge a mensagem via whatsapp se o mesmo ainda se encontrava disponível… numero 910812857

    • Ontem coloquei um anúncio e deixei ficar o meu número telemóvel, hoje pela manhã já tinha uma tentativa contato por whatsapp deste número, para além disso ontem mal publiquei também me ligaram do número 934 755 321 com uma história parecida aqui relatada. Como respondi que apenas vendia depois de mostrar pessoalmente o produto desligaram de imediato!

  8. Fui à PSP, no decorrer de uma tentativa (até chegar a um domínio ctt-pt. progress-24. click /order.php e informar os CTT, que aconselharam à denúncia) de fraude mas avisaram logo que nem valia a pena porque os números são pré-pagos e nunca leva a nada.
    No entanto, a passar agora pelo meu whatsApp, ia para arquivar a história quando reparei que até tem fotografia de uma senhora que pode até nem fazer ideia de que estão a usar a sua imagem para fins ilícitos. Voltei a pesquisar o móvel e vim parar a este site onde, incrivelmente, dou com outra ocorrência
    por parte do mesmo número (910812857), alegadamente pertencente a uma dª Beatriz Ferreira.
    Depois de pesquisar mais um bocado, acabei por dar com um registo no AbuseIP.org com o IP do form onde queriam que se introduzisse os dados…

    Tenho o ip registado e guardado para o caso de alguém querer comparar (mas terão que esperar mais uns dias porque estou em isolamento profilático e as coisas ficaram no local de trabalho).

    • Apenas para acrescentar que o meu caso deu-se no dia 3 de Março. O que aqui consta (Paulo Sousa, 12/03) leva a crer que os indivíduos não estão preocupados com denúncias… :-/
      A questão é… Porquê?

    • Ontem passou-se uma situação parecida comigo. Mostrou muito interesse numa compra. Referiu que a recolha ia ser feita pelo Corrier. Dali a pouco envia um link para eu receber o dinheiro! O link parece do OLX (claro que sabemos que as ações de pagamento têm de partir do vendedor). Pedia os dados do cartão MB. Desta vez não funcionou, mas as mensagens são sofisticadas e bem escritas. O número é 965821198, tem foto e com o nome Anne Silva que mora em Faro.

  9. Recebi hoje de manhã, mais um burlão pelo número +351 910 812 857
    Burla pelo estafeta CTT e ainda diz que partiu a perna e maxilar, não se consegue deslocar a um ponto de encontro…

  10. Obrigado pela informação. Tentaram o mesmo comigo…

    Entraram em contacto pelo WhatsApp:

    +351 963 094 665: Olá, vi o seu anúncio no OLX, ainda disponível para venda?

    +351 963 094 665: Óptimo! Há algum defeitos? Será que a descrição corresponde à realidade?

    +351 963 094 665: Estamos localizados em Montemor-O-Novo
    Gostaria de receber a mercadoria o mais rapidamente possível.
    Posso chamar um estafeta dos CTT Expresso?

  11. O que me dizem deste contacto +351 913 690 716. Tenho quase a certeza que é burla…
    Alguém sabe o que é olx courier delivery?
    Obrigada

  12. A mim acabou de me acontecer a mesma coisa. Passados minutos do anúncio OLX estar on-line duas pessoas contactaram-me pelo whatsapp.
    Uma delas, o Octávio Guimarães tentou um esquema em que tratava de tudo e depois recebia dinheiro pelo meu cartão de crédito. etc.
    Achei a coisa altamente suspeita e comecei a investigar. Dei com este site.

  13. Boa tarde!
    A mim também, me enviou um suposto link do OLX Cuidado, muito cuidado!!! Pedem os dados do cartão de crédito!!!
    Telemóvel suspeito 912148356

  14. A olx não presta ajuda a quem se torna vítima, pk uma vez que há crime podiam facultar o ip dessa pessoa e ver se essa pessoa continuava a fazer fraude mas eles Olx não querem saber de nada não farei mais negocio na OLX pois considero que não são pessoas sérias. Um site que não merece confiança.

  15. E, não é só isto. Há notícias recentes do envio de msgs que pretensamente foram enviadas pela Uber dando informação enganosa de bloqueio de acesso à conta Uber que remetem para um link de resposta que depois de acessado permite o ” roubo ” da conta Uber

    • Boa tarde!
      A mim também, essa tal Sónia Fernandéz hoje também me enviou um suposto link da UBER… Cuidado, muito cuidado!!! Pedem os dados do cartão de crédito!!!

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

O sistema de feedback do OLX funciona demasiado mal

Está mal implementado e pode prejudicar vendedores honestos.

As formas com que os burlões enganam clientes na Booking

O objetivo final é roubar o dinheiro dos utilizadores. Explicamos esta burla ao pormenor.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Gelatieiri. A nova gelateria de Vila Real de Santo António tem gelados bem cremosos

E faz-nos lembrar vagamente a La Romana, que fomos experimentar recentemente em Lisboa.

Chuva de reclamações tapa o Sol da Caparica. Afinal, o que se passou?

Mas as palavras de desagrado do público parecem não ter surtido qualquer efeito junto dos promotores.