Há uma nova burla MB Way a circular, mas desta vez via email

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Esta burla até está bem feita, mas felizmente conseguimos rapidamente perceber que se trata de (mais) um engodo.

Burlas, burlas e mais burlas. O mundo está cheio delas, especialmente no digital. Quando falamos em MB Way, um dos serviços de pagamentos mais utilizados em Portugal, basta uma rápida visita a este nosso artigo e ler os comentários dos nossos leitores para perceber que tentativas de burla acontecem diariamente.

Muitos dos contactos são feitos graças ao OLX, isto porque, quando se anuncia um produto para venda, muitos vendedores tendem a deixar o número de telemóvel público. E embora isso efetivamente aumente a probabilidade da venda do produto, também traz outro problema: chamadas de burlões. Solução simples? Ocultem o vosso número. Quem estiver realmente interessado no produto contacta-vos através de mensagem.

Quando os burlões reparam num número de telemóvel disponível na plataforma, tanto podem ligar diretamente, usando o velho truque de levar o vendedor a uma caixa Multibanco para uma nova adesão ao MB Way, associando os seus dados bancários ao número de telemóvel do ladrão, como podem enviar SMS ou mensagens via WhatsApp, que começa a ser cada vez mais frequente. Mas e através do email? Não é tão comum assim… pelo menos quando falamos no MB Way.

Graças a Hugo Medeiros, também conhecido na Internet como MedHug, que está sempre em cima do acontecimento no que toca a burlas, descobrimos que está a circular uma nova forma de enganar os menos entendidos.

O vídeo que podem ver aqui em cima explica como a burla funciona, mas o Echo Boomer faz-vos um resumo. Basicamente, tudo começa com o envio de um email cujo assunto é “Atualização necessária para usuários MB Way“. Logo aqui, uma red flag, isto é, conseguem logo constatar que se trata de uma burla porque “usuários” não existe no dicionário português, até porque é a expressão que os brasileiros usam para “utilizadores”.

Após esse título, pode ler-se que “para fornecer a proteção máxima, atualizamos o nosso sistema de segurança e você deve ativá-lo seguindo as etapas simples e rápidas abaixo”. Novamente, atenção ao português: falta o acento na palavra “atualizamos” e o uso da expressão “você” também não se usa neste tipo de emails. Cria um certo distanciamento e são os brasileiros, e não os portugueses, que usam e abusam do “você”.

O resto da burla é um bocado mais do mesmo. Pede para irmos a um site, colocar o número de telemóvel, o pin MB Way e aguardar por um código de ativação que iremos receber por SMS. Naturalmente, não passa tudo de um grande esquema, pois o MB WAY nunca pede este tipo de informações. Somente vocês é que as devem saber.

Ainda assim, se receberem este email e tiverem curiosidade em perceber como tudo funciona, basta clicarem no botão que diz “ATIVAR SEGURANÇA” que serão imediatamente remetidos para esse site falso.

O site está minimamente bem conseguido, mas pelo url conseguem perceber que se trata de um scam. Quando clicam nesse botão do “ATIVAR SEGURANÇA”, são primeiramente reencaminhados para o site dang.superzone.gov.np/xlmcpr e, logo de seguida, para o mbway-entrar.com/pt, onde vos-é pedido o número de telemóvel e pin. Como já alertámos, não devem fazer nada disto, pois não é assim que o serviço funciona. É BURLA.

Já se clicarem onde diz “Ainda não tem MB WAY?”, surge uma página para colocarem os dados do vosso cartão de débito/crédito, que é algo que NUNCA devem fazer.

Além disso, a parte inferior, chamada de footer, parece ter sido copiada do site verdadeiro da SIBS, para dar alguma credibilidade. Mas a verdade é que nenhum link funciona, quando era suposto, o que só demonstra que os burlões não deram grande importância a este detalhe.

Na verdade, se retirarem todos os caracteres que surgem à frente de “mbway-entrar.com”, e carregarem no botão do Enter, serão direcionados para uma página que se chama Video Catalog, que parece ter sido criada com recurso ao TemplateMo. É uma mera curiosidade, mas não deixa de ser interessante saber quais as ferramentas os burlões usam para ludibriar os menos entendidos.

Porém, e voltando atrás, conseguem também rapidamente reparar que se trata de uma burla através do remetente do email. Se virem no telemóvel, é provável que fiquem desconfiados, pois surge o endereço noreply@mbway.pt anexado. Já se virem no PC, poderão notar que o remetente deste email é o mbway-001255@t-online.de.

Para vossa informação, os únicos emails que o MB Way envia é através do novidades@mbwaynews.pt. Este sim, é um email verdadeiro.

Resumindo: atentem no remetente, atentem no português utilizado, atento no url do suposto site. E nunca, mas nunca, o MB WAY vos irá pedir para que insiram o vosso número de telemóvel ou pin onde quer que seja. O pin é vosso, logo somente vocês devem ter conhecimento, mais ninguém.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Santa Catarina Sushi Bar. O novo restaurante do Chiado tem tudo para conquistar

Além de sushi, há ainda tacos e ceviche, num restaurante super agradável e que vai ao encontro daquilo que os clientes procuram.

Já podem ter uma party night no Mex Factory

O que significa já podem jantar naquele espaço inserido no icónico LX Factory.

Faro e Oeiras avançam com primeiros contratos PRR para 163 casas

Em Faro, o investimento estimado é de 8,2 milhões de euros, ao passo que, em Oeiras, o investimento é de 19,4 milhões de euros.