Atenção, há uma nova burla OLX a circular

Os burlões tentarão enganar os vendedores com uma “versão alternativa” das Entregas OLX.

- Publicidade -

Nesta altura do campeonato, muitas das pessoas que utilizam o OLX saberão que a plataforma tem uma parceria com os CTT, de modo a tornar as vendas/compras mais fáceis. As Entregas OLX permitem duas modalidades: CTT Expresso E-Commerce, para entregar e fazer recolha num ponto CTT, e CTT Envios Online, que faz com que os CTT recolham uma encomenda na casa do vendedor e que a entreguem na casa do comprador.

Para que isso seja possível, o vendedor terá de, no momento de publicar o anúncio, ativar a opção Entregas OLX. Depois, parte do comprador chegar a acordo com o vendedor para fazer o envio do produto através desta forma. Neste caso, é o vendedor a tratar de tudo, recebendo os dados necessários para a entrega, pagando pelo serviço e, posteriormente, a definir se deixa a encomenda num ponto CTT ou espera que um funcionário daquela empresa recolha em casa.

Durante este processo, é necessário embalar bem o produto numa caixa adequada, imprimir a guia de transporte e colar na caixa, entre outros passos a seguir.

Essencialmente, esta é uma forma que evita que nos tenhamos de deslocar a uma estação dos CTT. Até aqui tudo certo. Ora, começou a circular uma burla que tenta enganar os vendedores. O vídeo de alerta foi divulgado pelo conhecido youtuber Hugo Medeiros.

O esquema é simples e está bem feito. Essencialmente, alguém entra em contacto a perguntar se determinado produto está disponível e se pode fazer o respetivo envio do produto via Entregas OLX, referindo que quer pagar dessa forma. Além disso, o burlão tenta tornar a coisa ainda mais verídica ao dizer que existe uma oferta especial, em que, se utilizarem esse serviço, a entrega custará somente 3€.

Tudo certo. O problema é, depois, o próximo passo. Neste caso, o comprador diz que existe uma nova forma de fazer a entrega, sendo ele próprio a preparar todos os detalhes, ao invés de ser o vendedor a tratar de todo o processo, como é habitual. E como é que convence o vendedor que tal é de confiar? Com a seguinte imagem:

olx burla

Atentem na linguagem. O texto nem é dos piores que já vimos, mas não está escrito de uma forma profissional. Os mais atentos irão também reparar que a palavra “link” aparece também escrita como “Link”, o que é de estranhar.

Além disso, o ponto 4 não faz qualquer sentido, muito menos as frases que dizem “O vendedor recebe 3 dias para enviar as mercadorias” ou “O correio embala as mercadorias por contra própria”. Mas lá está, muitos iriam cair na esparrela, não prestando atenção ao cuidado na escrita.

Finalmente, e após convencer o vendedor, este suposto comprador envia um link falso do OLX onde está incluído não só o valor acordado pelo produto, mas também dos respetivos portes de envio. Tudo isto para que insira os dados do cartão de crédito e para que, dessa forma, possa roubar dinheiro.

No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o link era o seguinte: olx.pt.entregas.info/cash15089340. Se visitarem este link, irão reparar que ainda é possível fazer o pagamento ao burlão, uma vez que, se selecionarem a opção que diz “Obter fundos“, irá surgir uma página onde podem colocar o número do cartão, prazo de validade e CVC.

O mais curioso é que, nessa página, está um link onde diz “Ao clicar no botão „Obter fundos”, você concorda em concluir um acordo de compra usando o serviço online “transação de forma segura”. E adivinhem o que acontece se clicarem nesse link? São redirecionados para o site do OLX, não existindo qualquer documento que possam ler.

Além disso, atentem no português utilizado, que, novamente, não é o mais correto: “O comprador pagou pela sua compra, dinheiro será transferido para sua conta após a confirmação.”

Já se experimentarem retirar o /cash15089340 e visitarem somente o endereço olx.pt.entregas.info, irão reparar que esse site não existe. Aliás, este domínio foi criado no passado dia 22 de novembro… na Rússia. Ou seja, esta é uma nova forma de burla OLX.

Pensem connosco: não é, de todo, habitual, colocarem os vossos dados do cartão de crédito para receberem um pagamento, certo? Logo, porque é que o iriam fazer aqui?

Normalmente, ou dão o vosso IBAN, conta PayPal ou número de telemóvel para o respetivo pagamento MB Way, pelo que tudo isto não passa de um esquema para enganar os menos entendidos.

Fica o aviso. Caso recebam algum link do género, bloqueiem esse utilizador no imediato e reportem a situação ao OLX.

- Publicidade -

98 Comentários

  1. Mais dois burlões: 933503296 -este tinha uma sistema de pagamentos internacional que ligava ao MBway e eu teria de indicar o valor para levantamento … :); 910833908 – este iria enviar um link

    • Acabei de ser contactada por este nº. Pediu para ir ao MBWay e fazer levantamentos para criar uma referência para ele pagar a mercadoria por multibanco e que iria ser levantada por um estafeta amanha. Seria super seguro para mim porque o valor ficava logo na minha conta. Estranhei como é que através da operação Levantamento eu iria receber algum valor ? Seria para eu lhe permitir levantar e não depositar… Era Burla!!! 933503296

  2. [13/11, 23:16] +351 910 833 908: OK, obrigado! Aguarde alguns minutos, enviarei um link para confirmar o pedido e receber o dinheiro, além de uma foto do seu pagamento para que você possa ver o que paguei e não se preocupe!
    [13/11, 23:17] +351 910 833 908: https://olx-pt.24treatment.space/order.php?id=876063

    Bom dia pessoal . Recebi isto no por WatsApp .
    Só perguntou se o produto estava com algum defeito. Passou logo ao pagamento. Estranho a rapidez e interesse.
    Tenho que enviar os dados do cartão para receber

  3. A minha mulher foi exatamente igual burlaram me 11950 euros alguem me consegue ajudar pff ja fizemos queixa na pj

  4. A mim esta me a acontecer neste momento através do marketplace Facebook, pede para eu depositar 100 ppara depois receber da transportadora os 40 do artigo que estou a vender mais os 100 do depósito. Emails muito esquisitos e um português de tradução Google. Em questão é a transportadora happy post

  5. Ola boa tarde aconteceu me hoje uma situaçao em que a pessoa estava apressada para fechar o negocio e eu a explicar que so conseguia enviar amanha de manha, repetia as mesmas frases quase e mandou me um link para inserir os meus dados bancarios.obviamente que estranhei logo e o bloqueei.

  6. 913690937
    Nome estrangeiro: Emily
    Contacto por whatsapp é feito segundos depois de o anuncio ficar activo.

  7. Fiquem atentos aos números:

    +351 913 254 975 (Aline Godoi)
    +351 910 841 307 (Marisa)
    +351 910 822 943 (Paulo Guterres)

    Puro Phishing e Scam.

    • +351 913 254 975 ainda ontem tentaram este esquema para me comprarem um telemovel que estou a vender…

      A app SyncMe não avisa que é suspeito mas declara o nº com o nome Vania West mas na troca de mensagens tem la Pedro Guterres.

  8. Mais do Mesmo…
    numeros 913316216 , 927744512

    transportadora e agora estou doente e nao consigo ir buscar… nem vem o artigo e pagam por mbnet etc…
    atencao…

  9. Adiciono estes numeros á lista dos burlões, só de ler aquele português o camões veio cá acima e furou o outro olho.
    Ainda há quem caia nisto ?

    +351 912 060 599 +351 912 075 720 e +351 913 486 405

  10. Boas malta
    Passei só para deixar aqui 2 numeros de esquemas, um já é conhecido
    912075720
    E este novo que acabou de tentar mas ainda era aprendiz
    913487733

  11. Olá a todos. Ontem fui contactada pelo número 969837607.
    Pediram o meu iban. Quando disse que não o tinha às mão desligaram logo.

    • Ahahah!
      Não é o caso…

      Pediram o IBAN?
      O IBAN não tem problema e revela a ideia de transferirem valor.

      Atenção.

  12. Eu feita parva meti os dados do cartão e um valor mínimo mas depois recebi uma mensagem a informar que precisava de ter pelo menos 70€ na conta.
    Percebi logo que ia ser burlada e fui consultar a minha conta mas não tiraram nada…
    Será que cancelo o cartão na mesma???
    Obrigada

    • A mim está acontecer eu extremamente fui dar os dados do cartão de débito e agora não sei o que fazer

  13. Aqui vão mais dois números que tentarm esta burla no whatsapp, praticamente em simultaneo, uns minutos depois de colocar o anúncio no OLX.

    +351 913289145
    +51 947649043

  14. Ainda hoje também aconteceu comigo do n.º 912075720 através do WhatsApp. O mesmo sistema, os mesmos passos, mas com uma imagem de Ctt Entregas.
    Fui aos correios saber se seria verdadeiro e não me souberam dizer por viver numa localidade pequena, mas disseram-me que seira melhor ligar para os CTT. Entretanto, perguntei ao suposto comprador do que é que precisava do meu lado para avançarmos e disse-me que precisava dos dados do meu cartão bancário, o que não faz sentido, uma vez que os dados do meu cartão fazem falta quando sou eu a pagar e não para receber.
    Informei a pessoa de que não daria os dados do cartão, mas que estava aberta para pagamentos com mbway ou de outra forma semelhante. Ainda não tive resposta.
    Muito cuidado, na realidade, e chamo a atenção para o facto de não estarem só a utilizar as entregas do OLX, mas também dos CTT.

  15. Uns 5 minutos depois de colocar o meu anúncio de venda no OLX fui abordada (via WhatsApp) por 2 números, praticamente em simultâneo: +351 913506 965 e +372 54682352
    A mesma conversa: urgente, tratam do transporte que é feito via OLX , e o pagamento é realizado, sito, “por meio do fiador da OLX, que atua como um pré-pagamento.” Estranhei tudo, em especial o português, mas enfim…
    Depois enviaram umas imagens que pretendiam “explicar” como funcionava, num caso com o “logo” do OLX, no outro também com o recurso ao dos CTT.
    Ainda tentei fazer a venda por MbWay, mas recusaram, com argumentos que nem consegui bem entender… Tornou-se evidente que se tratava de qualquer coisas estranha.
    Quando deixei claro que só aceitava MbWay ou pagamento presencial, não houve mais resposta. Depois comecei a pesquisar e percebi que afinal se trata de uma prática corrente…
    Enquanto escrevia esta mensagem recebi um novo contacto, também via WhatsApp, com mais uma proposta semelhante. Número: +351 960156011
    Isto é uma praga, certo?

  16. Boa tarde,
    Obrigada pela informação, graças a esta noticia não fui burlada.
    Tentaram me bular dos seguintes números: 912141739 e +37254682352.
    Achei estranho a rapidez com que queriam fechar o negócio e quando questionei o processo do pagamento não explicaram e mandaram logo o link para “levantar” o dinheiro.
    Achei estranho e vim pesquisar e ainda bem que encontrei este artigo!
    Obrigada!

  17. Obrigada pela partilha!
    A mim tentaram através do numero: 911733222, mas apercebi-me imediatamente da situação e eles apagaram de imediato o link.
    Gente sem escrúpulos.

  18. Aconteceu comigo, quase caí, cheguei a meter os dados do cartão (só de débito), mas depois não confirmei mais nada. Alguém sabe qual o risco que corro? É melhor cancelar o cartão??

    Conselho para quem está na dúvida: tentem meter conversa com a pessoa… começam a perceber um português “estranho”, eles fazem tradução da língua deles. E não aceitem negócios “à pressa”.
    Boa Sorte para todos nós e sempre desconfiar (infelizmente).

  19. +351 912 075 720
    +351 912 412 316
    +351 910 943 087
    +351 912 131 740
    +351 911 934 935

    Só para atualizar a lista. Cuidado malta. É boa prática não carregar em nenhum link enviado por estranhos.
    Puxem conversa e reparem nos erros ortográficos e desconfiem do facilitismo.

    • Hoje também fui contactado via Whatsapp pelo primeiro numero desta lista, uma tal Lena Cortês. Claro, lá vinha o link para “receber fundos” e o cartão virtual para introduzir o numero do cartão. Mas percebi logo q era phishing: um Português pobre abrasileirado, o facilitismo, uma tanga evidente.

  20. Deixo aqui um número que me tentou burlar através deste método, mas sem sucesso. Asco de pessoas.

    910 698 456

  21. Pessoal esse tipo de mensagens está a acontecer com reservas Booking. Entram em contacto connosco por mensagem para o Whatsapp a dizer que o nº de cartão não passou no sistema booking e enviam um link. Ao clicarmos acedem ao cartão e descontam o €. Neste caso foram 225€, valor este que correspondia ao preço da estadia. Estou a tentar resolver com o Booking porque a política de privacidade não foi garantida pois a partir deles alguém teve acesso aos meus dados e concluo que esta plataforma de reservas não é confiável. Vamos ver no que dá.

  22. Só com uma visualização do anuncio e um desbloqueio de visualização do contacto do anuncio, e já tentaram burlar-me de 3 formas diferentes. Ou seja, suponho ser a mesma pessoa, ou grupo de pessoas. Eis os números:
    +351 913 316 216
    +33 7 58 46 04 01
    +351 913 288 940

  23. ATENÇÃO

    910 685 762

    Fui contactado pelo WhatsApp. Também me queria comprar o artigo (sem ver!!!) com uma conversa através da transação via CTT. Era só facilidades e referiu que podia pagar em minutos! Achei logo suspeito!!! Pedi uns minutos. Ficou impaciente e pronto… Qd disse que não ia fazer negócio a foto de mulher desapareceu imediatamente.

  24. Aconteceu hoje o mesmo comigo, mas como achei estranho vim pesquisar “burla entregas OLX” e deparei-me com esta info.
    Obrigada pela partilha.
    O número em causa é 913479176.

  25. Também recebi ontem um número a perguntar se tinha o anúncio actualizado e se podia pedir a um estafeta do olx para recolher o artigo. Disse que iriam tratar dos custos e o estafeta iria entrar em contacto comigo.
    Como não batia certo o processo de como iria receber o dinheiro, comecei a ter as minhas dúvidas até encontrar este site
    Aqui fica o número a terem atenção caso vos contactem também:. 912 162 490

  26. Aconteceu.me hoje infelizmente pareceu tão real que acabei por perder 60€ , e ainda agora mandaram.me outraves mensagem de outro número com a mesma conversa , gostaria de ainda poder recuperar o meu dinheiro pois está preso ,mas vamos ver
    +351 912 412 316
    +380 95 859 3079

  27. Boas. Ontem em 10 minutos tentaram-me burlar. Coloquei duas coisas à venda no OLX, passado nem cinco minutos mensagem pelo WhatsApp a perguntar se o artigo estava ainda disponível. Depois de querer comprar queria saber se aceitava o serviço Porta a Porta e ele tratava de tudo. Estando já de pé atrás, continuei e disse que sim. Nem um minuto passou e ligam-me de outro número a dar continuidade a compra. Pede desconto, blá blá e eu dava os portes, e depois começa o esquema que vai pagar e depois eu envio ou dou ao estafeta. Nisto digo que posso enviar a cobrança, mas prontamente diz que não dava pelo horário de trabalho dele, e depois começa então com o pedido do NIB, eu disse que não tinha NIB comigo, então e não tem MbWay, qual o banco etc. Aí deixei cair a máscara e mandei-o a uma certa parte. O gajo tinha um sotaque de “etnia cigana”.

    Depois foram mais duas tentativas também de burla com outros números pelo WhatsApp com fotos de mulheres, e sempre a mesma treta, o artigo está disponível, quero comprar. Mas quando a conversa fica mais extensa já se nota o português é de tradução e que não percebem que eu estou no gozo com eles. Aqui tentaram que eu abrisse os links que me enviaram para confirmar o pagamento, devia ser pishing, mas mandei-os para um certo sítio.

    Ficam os Números.
    913245294
    913316216
    913394680
    925029003

    • Aconteceu-me o mesmo na tua 2ª hipotese pelo Whatsapp, fotos de mulheres, texto igual, etc. Apareceu-me com os nrs 913316216 e 912168912.

    • Aconteceu exactamente o mesmo comigo agora.
      Números:
      +351 913 316 216
      +33 7 58 46 04 01

      Onde andam as autoridades? Estou a ver que o modo de operar o os números são os mesmos muitas vezes…

  28. Os CTT também andam a burlar as pessoas.
    Fazemos um envio online e pagamos.
    Vamos aceder à documentação de transporte e não dá, nem vêm fazer a recolha!

  29. Ontem foram dois:
    932 957 351, pedia o nº do cartão de crédito para me enviar o dinheiro de imediato
    927 851 335 burla com MBWay, pedia os 9 digitos do código de levantamento, para validar o pagamento para a minha conta 🙁

  30. boa tarde
    a mim também tentaram este esquema mas eu desconfiei e disse a pessoa que me ia informar e nunca mais disse nada.
    o contacto era o seguinte 913316986

  31. Vi-me nesta situação ontem, enquanto vendedor.
    Pessoa aparentemente super educada, escrita muito correta, para me comprar um item relacionado com cães e gatos (pensei eu que a malta dos animais era sempre bem intencionada). Estranhei não querer sequer regatear o valor e querer pagar tudo muito prontamente. E ainda estranhei mais o link, mas como não sou entendido nas entregas pelo OLX, abri. Felizmente o OLX tem no site um serviço de verificação de links, que me disse que este link era falso. Quando o confrontei, nunca mais respondeu.
    Tenham cuidado. Esta malta é criativa, bem falante, e sem qualquer tipo de escrúpulos. Autênticos parasitas.

  32. bom dia,
    aconteceu comigo e segui ate ao fim :(( estou com o processo no PJ e no banco para ver se consigo reaver o dinheiro

    nº 911711953

  33. Boa tarde Aconteceu agora mesmo comigo, dois numeros começados em 913, contactaram através do Whatsapp.
    Ainda me reitraram 0,65centimos da conta. e depois denunciei.
    A minha dúvida é se a minha conta estará comprometida ou não.

  34. Bom dia, acabei de receber uma conversa semelhante a publicada por Domingos há uns minutos, procedente do 910 572 155. Diz que ja fez tudo e está com muita pressa para que mande os selos que vendo…

  35. Acabou se acontecer comigo, e coloquei os meus dados todos, mas depois pediu um saldo e não fiz mais nada!
    Agora estou assim com receio…. Acho que vou bloquear a minha conta?!

  36. Ola. Acabou de acontecer comigo. O discurso foi semelhante aos aqui descritos. Embora ainda não conhecesse o esquema, fiquei bastante desconfiada e resolvi pesquisar. percebi logo que era esquema mas após ler aqui, percebi como realmente funciona. Obrigada pelo alerta.

  37. Obrigado pela partilha. Hoje fui alvo de uma tentativa. Deixo aqui a conversa:
    [19:44, 30/05/2021] +351 910 087 856: Ola, o seu anuncio esta actualizado?
    [19:44, 30/05/2021] +351 910 087 856: https://www.olx.pt/d/anuncio/sobretudo-IDBsA6k.html#1787812ce8
    [20:00, 30/05/2021] DC: Boa tarde. Sim, está atualizado.
    [20:01, 30/05/2021] +351 910 087 856: O produto fica-me bem e eu quero comprá-lo.) Pode me enviar por correio?
    [20:02, 30/05/2021] DC: Sim. Qual a zona?
    [20:03, 30/05/2021] +351 910 087 856: Rua de Sá, 5 6961-813 Póvoa de Santa Iria
    [20:03, 30/05/2021] +351 910 087 856: Gostaria de obter as mercadorias mais rapidamente, deixe-me chamar o servico de entregas OLX para as ir buscar a si? Recebera agora o dinheiro para os bens.
    [20:05, 30/05/2021] DC: ok
    [20:06, 30/05/2021] +351 910 087 856: Ok, eu preciso do seu nome completo e endereco
    [20:08, 30/05/2021] +351 910 087 856: Para preencher o formulário.
    [20:10, 30/05/2021] DC: José Almeida Campos. Praceta *****, **, 3.º Frente. ****-*** Parede
    [20:14, 30/05/2021] +351 910 087 856: https://olx.pt.savingpaid.cyou/order/586686374
    [20:14, 30/05/2021] +351 910 087 856: Pegue o dinheiro, o correio ligará para você
    [20:24, 30/05/2021] +351 910 087 856: ?
    [20:25, 30/05/2021] +351 910 087 856: Esperando por você
    [21:04, 30/05/2021] +351 910 087 856: ? ?*??

  38. Fui abordado com este esquema lol filhos da mãe. Desconfiei logo mas ainda tentei fazer a venda de outro modo, inicialmente, mas logo vi que era esquema.

  39. Obrigada pela informação, achei estranho estarem a pedir os dados do meu cartão, mas ainda assim quis pesquisar se já tinha acontecido a mais alguém, e cá estamos. Ainda bem que nos conseguimos informar.

  40. Bem eu já sou o segundo, não cheguei a cair mas enviou-me o texto por WhatsApp
    Por acaso fui ao site do olx ver como funcionava, entretanto o Sr. nunca mais me respondeu.

    Bem Haja

  41. Muito obrigado
    Voçe ajudou muito não cair nessa burla
    Recebi mensagem de um burlão a pedir venda desse jeito
    Ainda bem que encontrei o seu video

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

As formas com que os burlões enganam clientes na Booking

O objetivo final é roubar o dinheiro dos utilizadores. Explicamos esta burla ao pormenor.

Amazon. Nunca comprem nada diretamente a vendedores externos

Se o fizerem, poderão ser alvo de burla, uma vez que deixam de estar protegidos pelas garantias da própria Amazon.

Nova burla no OLX mete a Uber e os CTT ao barulho

Os mais ingénuos podem ser facilmente enganados.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Passes Andante não aumentam de preço em 2022

Com esta medida, a AMP pretende “reforçar o apoio aos agregados familiares”.

Inaugurado em Lisboa o maior centro de vacinação do país

O novo centro funciona todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 9h às 19h.