Atenção, há uma nova burla OLX a circular

- Publicidade -

Os burlões tentarão enganar os vendedores com uma “versão alternativa” das Entregas OLX.

Nesta altura do campeonato, muitas das pessoas que utilizam o OLX saberão que a plataforma tem uma parceria com os CTT, de modo a tornar as vendas/compras mais fáceis. As Entregas OLX permitem duas modalidades: CTT Expresso E-Commerce, para entregar e fazer recolha num ponto CTT, e CTT Envios Online, que faz com que os CTT recolham uma encomenda na casa do vendedor e que a entreguem na casa do comprador.

Para que isso seja possível, o vendedor terá de, no momento de publicar o anúncio, ativar a opção Entregas OLX. Depois, parte do comprador chegar a acordo com o vendedor para fazer o envio do produto através desta forma. Neste caso, é o vendedor a tratar de tudo, recebendo os dados necessários para a entrega, pagando pelo serviço e, posteriormente, a definir se deixa a encomenda num ponto CTT ou espera que um funcionário daquela empresa recolha em casa.

Durante este processo, é necessário embalar bem o produto numa caixa adequada, imprimir a guia de transporte e colar na caixa, entre outros passos a seguir.

Essencialmente, esta é uma forma que evita que nos tenhamos de deslocar a uma estação dos CTT. Até aqui tudo certo. Ora, começou a circular uma burla que tenta enganar os vendedores. O vídeo de alerta foi divulgado pelo conhecido youtuber Hugo Medeiros.

O esquema é simples e está bem feito. Essencialmente, alguém entra em contacto a perguntar se determinado produto está disponível e se pode fazer o respetivo envio do produto via Entregas OLX, referindo que quer pagar dessa forma. Além disso, o burlão tenta tornar a coisa ainda mais verídica ao dizer que existe uma oferta especial, em que, se utilizarem esse serviço, a entrega custará somente 3€.

Tudo certo. O problema é, depois, o próximo passo. Neste caso, o comprador diz que existe uma nova forma de fazer a entrega, sendo ele próprio a preparar todos os detalhes, ao invés de ser o vendedor a tratar de todo o processo, como é habitual. E como é que convence o vendedor que tal é de confiar? Com a seguinte imagem:

olx burla

Atentem na linguagem. O texto nem é dos piores que já vimos, mas não está escrito de uma forma profissional. Os mais atentos irão também reparar que a palavra “link” aparece também escrita como “Link”, o que é de estranhar.

Além disso, o ponto 4 não faz qualquer sentido, muito menos as frases que dizem “O vendedor recebe 3 dias para enviar as mercadorias” ou “O correio embala as mercadorias por contra própria”. Mas lá está, muitos iriam cair na esparrela, não prestando atenção ao cuidado na escrita.

Finalmente, e após convencer o vendedor, este suposto comprador envia um link falso do OLX onde está incluído não só o valor acordado pelo produto, mas também dos respetivos portes de envio. Tudo isto para que insira os dados do cartão de crédito e para que, dessa forma, possa roubar dinheiro.

No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o link era o seguinte: olx.pt.entregas.info/cash15089340. Se visitarem este link, irão reparar que ainda é possível fazer o pagamento ao burlão, uma vez que, se selecionarem a opção que diz “Obter fundos“, irá surgir uma página onde podem colocar o número do cartão, prazo de validade e CVC.

O mais curioso é que, nessa página, está um link onde diz “Ao clicar no botão „Obter fundos”, você concorda em concluir um acordo de compra usando o serviço online “transação de forma segura”. E adivinhem o que acontece se clicarem nesse link? São redirecionados para o site do OLX, não existindo qualquer documento que possam ler.

Além disso, atentem no português utilizado, que, novamente, não é o mais correto: “O comprador pagou pela sua compra, dinheiro será transferido para sua conta após a confirmação.”

Já se experimentarem retirar o /cash15089340 e visitarem somente o endereço olx.pt.entregas.info, irão reparar que esse site não existe. Aliás, este domínio foi criado no passado dia 22 de novembro… na Rússia. Ou seja, esta é uma nova forma de burla OLX.

Pensem connosco: não é, de todo, habitual, colocarem os vossos dados do cartão de crédito para receberem um pagamento, certo? Logo, porque é que o iriam fazer aqui?

Normalmente, ou dão o vosso IBAN, conta PayPal ou número de telemóvel para o respetivo pagamento MB Way, pelo que tudo isto não passa de um esquema para enganar os menos entendidos.

Fica o aviso. Caso recebam algum link do género, bloqueiem esse utilizador no imediato e reportem a situação ao OLX.

- Publicidade -
- Publicidade -

192 Comentários

  1. Por pouco não fui burlada,mas comecei a achar estranho a maneira de falar e ser tudo tão rápido,pois a recolha era para o dia seguinte.
    Depois veio a conversa que tinha que pagar um seguro mas que depois quem vinha fazer a recolha pagava a encomenda e acrescentava o valor do seguro….as resposta eram muito rápidas e quando disse que não pagava nada imediatamente saiu do grupo….muita atenção e os métodos estão a ser diferentes

  2. Uma numero suspeito a acrescentar – Tânia Valente (964358137)

    11:07 – Bom dia. Aceito. É para desocupar mesmo. Garanto que está praticamente novo
    11:14 Ok. Vou arranjar transporte. 6a feira de manhã dá para si? Posso fazer a transferência por mb antes de irem buscar?
    11:53 Indique a que horas poderia ser para ver se consigo estar em casa. Prefiro pagamento em dinheiro
    11:55 Ok, o pagamento em mb era só porque eu não vou com a transportadora, dou moradas de início e fim e eles trazem, eu envio o comprovativo e posso pagar no dia antes… mas pronto posso ir ao Seixal de propósito.. Às 10 horas está ok para si? Se sim, envie a morada para eu enviar às transportadora. Obrigada Tânia (964358137)
    12:12 – Aliás para pagamento em dinheiro se conseguisse ir ter comigo à estação de Corroios às 9:30 dava-me jeito porque vou de metro e não apanho trânsito..ou 9:15
    12:16 Proponho que veja o artigo antes de o pagar. Antes da transportadora. Quero que tenha a certeza que sabe o que está a comprar e é do seu agrado.
    12:20 Mas já vi , nas fotos. Eu sei que podem ser enganadoras mas se me diz que está novo eu confio em si. Ando há um tempo à procura de um pequeno sofá para mas já estou saturada e quero fechar isto. Ele é amarelo clarinho, certo?
    12:26 É essa a cor sim. Mas dado ao valor da compra e ao tipo de artigo, insisto que visualize antes de comprar.

    E nunca mais me respondeu! Nem sei se é burla típica, mas comprar sem ver um artigo de grandes dimensões e mandar uma transportadora recolher sem estar envolvida no processo, cheira-me a esturro…

  3. Ontem eu fui vítima de fraude na OLX uma senhora de nome Eduarda pinto ( 910 952 275 ) me enganou tirou o dinheiro que tinha na minha conta já bloqueei tds os meus cartões no banco agora to esperando que esse valor seja creditado para conseguir recuperar no banco mas não sei se será possível depois tenho que ir dar queixa na psp
    Infelizmente fui enganado tomam cuidado

  4. E mais uma tentativa do imbecil Octávio Gentil através do numero +351 968 293 741 através da OLX.pt e também na tentativa de obter dados via CTT.

  5. No dia que postei artigos no olx apareceram-me todo o tipo de buladores, primeiro foi o iluminado que pensou que conseguia fazer-me gerar um código de levantamento para ele no mb way (depois pensei que devia enviar-lhe um código falso só para ele ficar feliz e ao ir levantar dar erro), depois foi uma maluca com este golpe do link… nunca mais uso o olx!

    • +351 910 952 275 este é o número, tem o nome de Eduarda Pinto (falso, claro) e na biografia do whatsapp tem uma frase em russo…

  6. Boa noite, hoje esse número tentou fazer burla comigo 910960425 foi pelo watssap mas não cai vi logo que burla

    • Também entrou em contacto comigo e achei estranho a forma de “pagamento” que a senhora “Eva” queria utilizar. Queria pagar com cartao de crédito dos Correios CTT, não do banco, mas sim dos Correios normais dos CTT.

  7. 969 307 546 ; 925772147 ; 927281808 ; 927863318. estes números também são de burlas, fui contatado nem 1 min depois de colocar anuncio, todos com o esquema de que tinha alguém na zona a fazer recolhas e que só precisavam dos 16 números do meu cartão MB para fazer a transferência imediata.

  8. Obrigada pela partilha.
    Estava tão entusiasmada por vender o meu primeiro produto, que nem fui verificar as fontes. Como diz um senhor aqui da terra ” todos temos uma hora de burro por dia” .
    Fui contactada por uma conta de empresa e uma pessoal. A meio do processo percebi que estava a ser burlada mas ja tinha fornecido informações do cartão. Não bloqueei logo o numero no Whatsapp empatei a conversa e liguei logo para o banco a cancelar o cartão. Hoje fui á policia, mas como não cheguei a ser burlada, não ha nada a fazer. De qualquer forma, vale sempre apena reportar e informar.
    Tanto na policia como no banco senti que me estavam a tentar colocar um selo de burra. Mas sabem que mais? Vergonha é roubar, não ser roubado.

    Se colocaram dados, cancelem imediatamente o cartão. Podem faze-lo por chamada, a qualquer hora.
    Se foram burlados, nem que por cêntimos, façam queixa. Sem vergonhas. Ha muita gente burlada que não fez nada por vergonha! Quantas mais pessoas reportarem a situação, menos burlas haverão. 😉

  9. ora também estou a ser vitima de BURLA a perna partida e tudo mais coincide é o mesmo numero…obrigado pois estes post´s ajudaram sim e muito

  10. Também fui contactado pelo 910 961 766 no whatsapp por uma venda no OLX com o esquema ja descrito. Esta gente pensa que somos todos ignorantes e não percebemos logo pela mensagem que é treta.

  11. Mais dois números de uma mulher que tentou tb me burlar assim Marta 969 141 724 e Ina +351 910 961 766. Mesma foto de perfil e troca todos os dias de foto… Bloquei e enviaram Whatsapp novos de outros números…Logo reparei que era estranho e ninguém pede dados de um cartão bancário para receber um pagamento lol.

  12. Obg pelas dicas… já agora mais alguns números suspeitos que me contactaram via Whatsapp com o mesmo esquema:
    +7 995 492 33 06
    +351 910 922 377

  13. Mais um número para meter na lista : 910 690 075

    A tal da história de pagar por um site fake do CTT e mandar uma recolha do CTT ás 20h para recolher o produto. Pior é que tem malta que cai nestas..

  14. Boa tarde, não sei se este numero já está aqui referenciado mas fica na mesma +351 913268542.
    Pareceu fruta a mais para comprar um kit de modelismo.

  15. Boa noite mais um para acrescentar ao registo
    +351 964 460 617
    A tipica conversa de produto esta actualizado?
    Quero pelo frete do OLX

  16. no OLX um veio com esta conversa.

    Posso pegar na segunda feira por volta que horas? Como estou actualmente ocupado com o trabalho, envierei um carteiro da DPD a sua casa para entregar seu dinheiro e coletar o pacote.
    acho que é burla???

    • Bom dia, Rui. É uma burla claramente.

      Primeiro, ninguém diz “carteiro da DPD. E depois, isso não funciona assim: a DPD não vai a casa do cliente entregar dinheiro, isso não faz qualquer sentido. Empresas como a DPD fazem somente entregas de encomendas, não de dinheiro.

  17. Hoje também fui contactado pelo +351 912 546 734. Indicaram-mw um pseudo site dos CTT onde, para receber o dinheiro, tinha de indicar os números do meu cartão.

  18. Só no meu anúncio hoje foram 3. Deixo aqui o número da burlona +351 912 546 734.
    Siga denunciar estes otários que pensas que andamos a dormir

  19. Boa tarde mais “uma ou um” burlão otario a tentar me burlar com o método do ctt via WhatsApp. Aqui vai o número 910525443

  20. Tentativa de burla hoje por parte do mesmo Octávio Gentil numa venda via olx. A sugerir o mesmo serviço inexistente de recolha dos CTT

  21. Este burlão tentou comigo desta forma…
    Enviado a partir da versão móvel CTT
    Pagamento #4992047006
    ______________________________________

    O artigo foi pago com sucesso! Envie o link para receber os fundos para o vendedor. Para estar seguro, não partilhe a ligação com mais ninguém!

    Hiperligação: https: //ctt – pt. mobile – order. xyz/ order.php? id= 955827

    Obrigado por estar connosco
    ©️CTT

  22. Mais uma que tentaram enganar. 😐
    Fiquei desconfiada com o contacto através de Whasapp e a falta de resposta “humana” – nem bom dia, nem boa tarde, … Mas há quem seja assim e vá directo ao assunto.. ¯\_(ツ)_/¯ De qualquer modo vim procurar online possível burla através da parceria OLX- CTT, e ora aqui está a explicação! Obrigada Echo Boomer e Hugo Medeiros.
    O mais engraçado é que NÃO TINHA o número de telemóvel associado naquele anúncio (retirei porque há uns meses, quando lancei o anúncio ligaram-me para me burlar através do MBWAY). Mas como tinha o número associado noutro anúncio activo (valor mais baixo) parece que se deram ao trabalho de o procurar. –‘

    Número do burlão: +351 913 635 622

  23. [20/03, 10:48] +351 960 431 434: Olá, o seu anúncio está actualizado? Flippit Sanduicheira Prozis
    [20/03, 10:50] Ana: Boa tarde
    [20/03, 10:50] Ana: Sim coloquei hoje
    [20/03, 10:53] +351 960 431 434: Posso encomendar a entrega por mensageiro da Olx?
    [20/03, 10:54] Ana: Não. A entrega é em mão e o pagamento por Mbway ou dinheiro

    Hoje foi cmg. Logo após colocar o anúncio, mensagem WhatsApp do NR 960431434.

    • Olá, o mesmo contacto tentou burlar-me, no WhatsApp aparece identificado como Octávio Gentil: 968293741 / Conta Empresarial

      Enviou uma imagem dos CTT de ” Como Funciona” e na imagem tem as seguintes indicações:
      1. O comprador coloca a encomenda e paga por ela na sua conta
      2. O sistema gera uma página de confirmação única e envia uma confirmação para o número de telefone do comerciante
      3. Comprador envia link de confirmação e recibo de pagamento ao vendedor
      4. O vendedor confirma a transacção e recebe o pagamento para o seu próprio cartão bancário
      5. Ctt envia correio para entregar a encomenda na casa do comprador

      O que salvou-me de ser burlada:
      – confirmar com a CTT se existe tal serviço ( foi o que fiz antes de tudo): existe o serviço de cobrança de objeto pelo Utilizador enquanto remetente, ou seja, é o vendedor que trata de tudo e não o contrário.
      – pesquisar no google o número + burla OLX ( foi assim que cheguei aqui e pude confirmar que estava prestes a ser burlada)
      – confirmar sempre a escrita (“na casa do comprador” – como sabe que recebera o objecto em casa?)
      – não aceitar qualquer link que solicita informação pessoal e confidencial ( como PIN, CVC, Nº do Cartão de Crédito)
      – desconfiar se o comprador não tentou negociar o preço ou fazer outras questões sobre o objecto

      Boa sorte malta! e força nas canelas contra gente desonesta !

  24. Sofri tentativa do número +351 920 492 041 atendeu pelo nome Emma e tentou utilizar um link que era supostamente do CTT para obter dados bancários.

  25. Dá pelo nome de Carlota Teixeira, cuidado, o n. 912 552 783.
    Após colocação do anúncio no OLX, diz ter urgência na mercadoria e se pode ser entregue via estafeta dos CTT….

    • Mesmo numero de tlm! Carlota Teixeira! Abrimos um link onde pede para colocar os dados de cartão bancário e saldo da conta. Como é obvio, cancelei logo e reportei a situação.

  26. Mais um comprador Burlão: Via CTT falso
    Dá o nome de– Beatriz Ferreira
    com morada em Monte moro Novo.
    910 812 857

    • Ela também me contactou. Achei muito estranho como ela me abordou e queria a minha morada, o meu número bancario, que seria feita a transferência pelo estafeta dos ctt.
      Atenção Malta.
      Beatriz Ferreira
      910 812 857

  27. Mais um contacto do 912 546 734 – aka “Isabela Barros”
    “[17:41, 17/02/2022] +351 912 546 734: Gostaria de receber a mercadoria o mais rapidamente possível.
    Posso chamar um estafeta ctt?
    [17:41, 17/02/2022] +351 912 546 734: Será pago pela ctt , depois de receber o dinheiro o estafeta entrará em contacto consigo”

  28. Tentaram esta burla comigo hoje.
    Foi do numero +351 960 431 434 no WhatsApp e para ser mais credível colocaram uma foto de uma família no numero , um casal e um filho…
    quando perguntei de onde era disseram que era de Proença a Nova a cerca de 150 km da minha zona…
    O esquema foi o mesmo com a entrega por mensageiro OLX e dizendo que pararia para o cartão bancario…coisa que não aceitei pois não
    coloco meus dados pessoais …

  29. 926769586 (deixo noutros formatos caso outra pessoas pesquisem com indicativo +351926769586 ou 926 769 586).
    A tentar burlar com levantamentos via MBWAY

  30. 960431434 mais um número whataspp que tentou o esquema. Calhou à minha esposa. Ela abriu o link mas não fez mais nada. Haverá algum problema? Abriu no telemovel

  31. Hoje o meu filho pós um produto a venda e eu esqueci de lhe dizer para não por o numero de telemóvel, foi logo e 4 pessoas o tentaram burlar e inventa as maiores desculpas mas como eu trabalho com os ctt descobri as mentiras deles foram vários números 91 e 93.

  32. Fui contacado por watzup para vender um produto, o cliente diz que ja tina pago pelo o OLX, enviou um link onde dizia que o produto foi pago e tinhha um campo para receber pagamente, obvio que nao cliquei…

    o numero foi:
    920 134 144 – sonia

    e outro 924 745 774

  33. O número continua ativo e ainda hoje, 13/01/2022, tentou a burla a partir de um anúncio do OLX a partir de mensagens do WhatsApp.

    CUIDADO

  34. Burla. Senhor diz estar em viagem de negócios.
    Disse que me iria pagar e o dinheiro ia diretamente para a minha conta. Disse que já tinha tratado de tudo, efetuado o pagamento e enviou me um link.
    Contacto é o 913694211

  35. 924 704 469 “Adriana”
    Envia imagem por whatsapp com instruções que não correspondem ao serviço de entrega OLX.
    A imagem diz:
    “O comprador seleciona um produto e indica os dados de entrega ao vendedor
    O comprador paga o custo das mercadorias e serviços de entrega, após o que ele envia um link para o pedido ao vendedor
    O vendedor confirma o pedido e recebe dinheiro pelas mercadorias em seu cartão do banco
    O vendedor envia o pacote ou encontra-se com o mensageiro”

    Erros:
    – É o vendedor a iniciar o processo, e não o comprador
    – O pagamento do transporte é feito pelo vendedor
    – Recebe-se o dinheiro por vale postal e não por depósito no cartão
    – O vendedor só enviaria a mercadoria DEPOIS de receber o dinheiro ??

    Disse-me:
    “Neste caso, super) o preço me convém. A entrega OLX é possível? Posso pagar hoje e o mensageiro chegará até você amanhã Compro apenas com um pré-pagamento integral, porque essa é uma opção mais segura para mim e para você. Nesse caso, posso receber o meu dinheiro de volta, ok?”

  36. A mim queriam fazer o mesmo pela happy post, pagava 100€ e recebia os 100€+ 100€ do produto. Desconfiei e disse que não fazia nada disso. Que pagava ao funcionário que me iria levantar a encomenda. Ameaçou me com tribunal e até enviou para o meu e-mail uma noticia que poderia ter pena entre 3 a 75 anos de prisão.
    Recebi e-mail da happy post que tem um link onde se deve colocar o cartão de crédito para fazer o pagamento do chamado seguro da mercadoria.
    Até hoje ainda não tive mais noticias.

  37. Hoje também tive um contacto pelo whatsapp… tudo muito rápido e mau português, nome e foto não parecia que batiam certo:
    [11:47, 29/12/2021] +351 910 525 443: Olá! Estou aqui por causa do anúncio no OLX. Está disponível?)
    [11:48, 29/12/2021] Luis Ludovino: Bom dia, sim posso responder por aqui 🙂
    [11:48, 29/12/2021] +351 910 525 443: O produto está em bom estado? Há algum defeito? ☺️
    [11:49, 29/12/2021] Luis Ludovino: está em bom estado, só tem algum desgaste de uso, mas não tem defeito
    [11:50, 29/12/2021] +351 910 525 443: Nesse caso, estou pronta para comprar o vosso produto! Diz-me se é possível a entrega de OLX? ☺️
    Disse que só entregava em mão para verem a bicicleta e que se era de Vila Real, haveria de encontrar uma perto dela… depois vim procurar no Google por Burlas e já vi que há bastantes tentativas

    • Recebi ontem exactamente a mesma conversa! Obrigado pela partilha…
      ATENÇÃO o numero 910 525 443 ainda continua a tentar enganar as pessoas

  38. Olá, Também recebi uma mensagem semelhante, mas antes fui pesquisar e encontrei esta página.
    No meu caso o contacto era: +351 911 126 003 (Luciana).
    Denunciei este contacto ao WhatsApp.
    Obrigada pela ajuda.

  39. Obrigado pela vossa partilha. Aqui vai mais um numero de telemovel dos que me tentaram burlar: 913 693 452. Supostamente seria para enviar para Valpaços e a imagem que me enviaram com os procedimentos parecia mesmo ser do site do OLX….

  40. No dia 06/12/221 fui mesmo burlada e bem…700€ para o caraças.. o numero era +0351924974892. Já apresentei queixa mas não tenho grande esperança.

  41. Bom dia. Pouco depois de ter colocado um artigo à venda, fui contactado por telefone por um indivíduo que mostrou-se interessado e perguntou-me se era o preço final ou se baixava o valor, acedi em baixar um pouco e então o possível interessado rapidamente passou em tratar da recolha dizendo que tinha mais mercadoria para recolher na minha zona e que depois iria ser contactado pelo motorista para combinar a hora e a morada para a recolha da mesma. De imediato perguntou-me qual o meu banco, e aqui já desconfiei que estava a ser alvo de marosca e então disse-lhe que não lhe iria dar nenhum dado do meu IBAN ou Cartão para pagamento e que só aceitava pagamento em dinheiro e que se ele estava realmente interessado que fizesse o pagamento pela pessoa que iria fazer a recolha, e ele prontamente disse que assim não tinha negócio e rapidamente desligou.

  42. Mais dois burlões: 933503296 -este tinha uma sistema de pagamentos internacional que ligava ao MBway e eu teria de indicar o valor para levantamento … :); 910833908 – este iria enviar um link

    • Acabei de ser contactada por este nº. Pediu para ir ao MBWay e fazer levantamentos para criar uma referência para ele pagar a mercadoria por multibanco e que iria ser levantada por um estafeta amanha. Seria super seguro para mim porque o valor ficava logo na minha conta. Estranhei como é que através da operação Levantamento eu iria receber algum valor ? Seria para eu lhe permitir levantar e não depositar… Era Burla!!! 933503296

  43. [13/11, 23:16] +351 910 833 908: OK, obrigado! Aguarde alguns minutos, enviarei um link para confirmar o pedido e receber o dinheiro, além de uma foto do seu pagamento para que você possa ver o que paguei e não se preocupe!
    [13/11, 23:17] +351 910 833 908:

    Bom dia pessoal . Recebi isto no por WatsApp .
    Só perguntou se o produto estava com algum defeito. Passou logo ao pagamento. Estranho a rapidez e interesse.
    Tenho que enviar os dados do cartão para receber

  44. A minha mulher foi exatamente igual burlaram me 11950 euros alguem me consegue ajudar pff ja fizemos queixa na pj

  45. A mim esta me a acontecer neste momento através do marketplace Facebook, pede para eu depositar 100 ppara depois receber da transportadora os 40 do artigo que estou a vender mais os 100 do depósito. Emails muito esquisitos e um português de tradução Google. Em questão é a transportadora happy post

    • Olá Tatiana, coloquei esta manhã no Marketplace do Facebook e realmente recebi 2 mensagens dessas de pessoas com nomes provenientes do leste. Traduções muito más de português, digo por exemplo que já tenho alguém interessado e não ligam a isso e disparam as mesmas mensagens. É ridículo!

  46. Ola boa tarde aconteceu me hoje uma situaçao em que a pessoa estava apressada para fechar o negocio e eu a explicar que so conseguia enviar amanha de manha, repetia as mesmas frases quase e mandou me um link para inserir os meus dados bancarios.obviamente que estranhei logo e o bloqueei.

  47. 913690937
    Nome estrangeiro: Emily
    Contacto por whatsapp é feito segundos depois de o anuncio ficar activo.

  48. Fiquem atentos aos números:

    +351 913 254 975 (Aline Godoi)
    +351 910 841 307 (Marisa)
    +351 910 822 943 (Paulo Guterres)

    Puro Phishing e Scam.

    • +351 913 254 975 ainda ontem tentaram este esquema para me comprarem um telemovel que estou a vender…

      A app SyncMe não avisa que é suspeito mas declara o nº com o nome Vania West mas na troca de mensagens tem la Pedro Guterres.

  49. Mais do Mesmo…
    numeros 913316216 , 927744512

    transportadora e agora estou doente e nao consigo ir buscar… nem vem o artigo e pagam por mbnet etc…
    atencao…

  50. Adiciono estes numeros á lista dos burlões, só de ler aquele português o camões veio cá acima e furou o outro olho.
    Ainda há quem caia nisto ?

    +351 912 060 599 +351 912 075 720 e +351 913 486 405

  51. Boas malta
    Passei só para deixar aqui 2 numeros de esquemas, um já é conhecido
    912075720
    E este novo que acabou de tentar mas ainda era aprendiz
    913487733

  52. Olá a todos. Ontem fui contactada pelo número 969837607.
    Pediram o meu iban. Quando disse que não o tinha às mão desligaram logo.

    • Ahahah!
      Não é o caso…

      Pediram o IBAN?
      O IBAN não tem problema e revela a ideia de transferirem valor.

      Atenção.

  53. Eu feita parva meti os dados do cartão e um valor mínimo mas depois recebi uma mensagem a informar que precisava de ter pelo menos 70€ na conta.
    Percebi logo que ia ser burlada e fui consultar a minha conta mas não tiraram nada…
    Será que cancelo o cartão na mesma???
    Obrigada

    • A mim está acontecer eu extremamente fui dar os dados do cartão de débito e agora não sei o que fazer

  54. Aqui vão mais dois números que tentarm esta burla no whatsapp, praticamente em simultaneo, uns minutos depois de colocar o anúncio no OLX.

    +351 913289145
    +51 947649043

  55. Ainda hoje também aconteceu comigo do n.º 912075720 através do WhatsApp. O mesmo sistema, os mesmos passos, mas com uma imagem de Ctt Entregas.
    Fui aos correios saber se seria verdadeiro e não me souberam dizer por viver numa localidade pequena, mas disseram-me que seira melhor ligar para os CTT. Entretanto, perguntei ao suposto comprador do que é que precisava do meu lado para avançarmos e disse-me que precisava dos dados do meu cartão bancário, o que não faz sentido, uma vez que os dados do meu cartão fazem falta quando sou eu a pagar e não para receber.
    Informei a pessoa de que não daria os dados do cartão, mas que estava aberta para pagamentos com mbway ou de outra forma semelhante. Ainda não tive resposta.
    Muito cuidado, na realidade, e chamo a atenção para o facto de não estarem só a utilizar as entregas do OLX, mas também dos CTT.

  56. Uns 5 minutos depois de colocar o meu anúncio de venda no OLX fui abordada (via WhatsApp) por 2 números, praticamente em simultâneo: +351 913506 965 e +372 54682352
    A mesma conversa: urgente, tratam do transporte que é feito via OLX , e o pagamento é realizado, sito, “por meio do fiador da OLX, que atua como um pré-pagamento.” Estranhei tudo, em especial o português, mas enfim…
    Depois enviaram umas imagens que pretendiam “explicar” como funcionava, num caso com o “logo” do OLX, no outro também com o recurso ao dos CTT.
    Ainda tentei fazer a venda por MbWay, mas recusaram, com argumentos que nem consegui bem entender… Tornou-se evidente que se tratava de qualquer coisas estranha.
    Quando deixei claro que só aceitava MbWay ou pagamento presencial, não houve mais resposta. Depois comecei a pesquisar e percebi que afinal se trata de uma prática corrente…
    Enquanto escrevia esta mensagem recebi um novo contacto, também via WhatsApp, com mais uma proposta semelhante. Número: +351 960156011
    Isto é uma praga, certo?

  57. Boa tarde,
    Obrigada pela informação, graças a esta noticia não fui burlada.
    Tentaram me bular dos seguintes números: 912141739 e +37254682352.
    Achei estranho a rapidez com que queriam fechar o negócio e quando questionei o processo do pagamento não explicaram e mandaram logo o link para “levantar” o dinheiro.
    Achei estranho e vim pesquisar e ainda bem que encontrei este artigo!
    Obrigada!

  58. Obrigada pela partilha!
    A mim tentaram através do numero: 911733222, mas apercebi-me imediatamente da situação e eles apagaram de imediato o link.
    Gente sem escrúpulos.

  59. Aconteceu comigo, quase caí, cheguei a meter os dados do cartão (só de débito), mas depois não confirmei mais nada. Alguém sabe qual o risco que corro? É melhor cancelar o cartão??

    Conselho para quem está na dúvida: tentem meter conversa com a pessoa… começam a perceber um português “estranho”, eles fazem tradução da língua deles. E não aceitem negócios “à pressa”.
    Boa Sorte para todos nós e sempre desconfiar (infelizmente).

  60. +351 912 075 720
    +351 912 412 316
    +351 910 943 087
    +351 912 131 740
    +351 911 934 935

    Só para atualizar a lista. Cuidado malta. É boa prática não carregar em nenhum link enviado por estranhos.
    Puxem conversa e reparem nos erros ortográficos e desconfiem do facilitismo.

    • Hoje também fui contactado via Whatsapp pelo primeiro numero desta lista, uma tal Lena Cortês. Claro, lá vinha o link para “receber fundos” e o cartão virtual para introduzir o numero do cartão. Mas percebi logo q era phishing: um Português pobre abrasileirado, o facilitismo, uma tanga evidente.

  61. Deixo aqui um número que me tentou burlar através deste método, mas sem sucesso. Asco de pessoas.

    910 698 456

  62. Pessoal esse tipo de mensagens está a acontecer com reservas Booking. Entram em contacto connosco por mensagem para o Whatsapp a dizer que o nº de cartão não passou no sistema booking e enviam um link. Ao clicarmos acedem ao cartão e descontam o €. Neste caso foram 225€, valor este que correspondia ao preço da estadia. Estou a tentar resolver com o Booking porque a política de privacidade não foi garantida pois a partir deles alguém teve acesso aos meus dados e concluo que esta plataforma de reservas não é confiável. Vamos ver no que dá.

  63. Só com uma visualização do anuncio e um desbloqueio de visualização do contacto do anuncio, e já tentaram burlar-me de 3 formas diferentes. Ou seja, suponho ser a mesma pessoa, ou grupo de pessoas. Eis os números:
    +351 913 316 216
    +33 7 58 46 04 01
    +351 913 288 940

  64. ATENÇÃO

    910 685 762

    Fui contactado pelo WhatsApp. Também me queria comprar o artigo (sem ver!!!) com uma conversa através da transação via CTT. Era só facilidades e referiu que podia pagar em minutos! Achei logo suspeito!!! Pedi uns minutos. Ficou impaciente e pronto… Qd disse que não ia fazer negócio a foto de mulher desapareceu imediatamente.

  65. Aconteceu hoje o mesmo comigo, mas como achei estranho vim pesquisar “burla entregas OLX” e deparei-me com esta info.
    Obrigada pela partilha.
    O número em causa é 913479176.

  66. Também recebi ontem um número a perguntar se tinha o anúncio actualizado e se podia pedir a um estafeta do olx para recolher o artigo. Disse que iriam tratar dos custos e o estafeta iria entrar em contacto comigo.
    Como não batia certo o processo de como iria receber o dinheiro, comecei a ter as minhas dúvidas até encontrar este site
    Aqui fica o número a terem atenção caso vos contactem também:. 912 162 490

  67. Aconteceu.me hoje infelizmente pareceu tão real que acabei por perder 60€ , e ainda agora mandaram.me outraves mensagem de outro número com a mesma conversa , gostaria de ainda poder recuperar o meu dinheiro pois está preso ,mas vamos ver
    +351 912 412 316
    +380 95 859 3079

  68. Boas. Ontem em 10 minutos tentaram-me burlar. Coloquei duas coisas à venda no OLX, passado nem cinco minutos mensagem pelo WhatsApp a perguntar se o artigo estava ainda disponível. Depois de querer comprar queria saber se aceitava o serviço Porta a Porta e ele tratava de tudo. Estando já de pé atrás, continuei e disse que sim. Nem um minuto passou e ligam-me de outro número a dar continuidade a compra. Pede desconto, blá blá e eu dava os portes, e depois começa o esquema que vai pagar e depois eu envio ou dou ao estafeta. Nisto digo que posso enviar a cobrança, mas prontamente diz que não dava pelo horário de trabalho dele, e depois começa então com o pedido do NIB, eu disse que não tinha NIB comigo, então e não tem MbWay, qual o banco etc. Aí deixei cair a máscara e mandei-o a uma certa parte. O gajo tinha um sotaque de “etnia cigana”.

    Depois foram mais duas tentativas também de burla com outros números pelo WhatsApp com fotos de mulheres, e sempre a mesma treta, o artigo está disponível, quero comprar. Mas quando a conversa fica mais extensa já se nota o português é de tradução e que não percebem que eu estou no gozo com eles. Aqui tentaram que eu abrisse os links que me enviaram para confirmar o pagamento, devia ser pishing, mas mandei-os para um certo sítio.

    Ficam os Números.
    913245294
    913316216
    913394680
    925029003

    • Aconteceu-me o mesmo na tua 2ª hipotese pelo Whatsapp, fotos de mulheres, texto igual, etc. Apareceu-me com os nrs 913316216 e 912168912.

    • Aconteceu exactamente o mesmo comigo agora.
      Números:
      +351 913 316 216
      +33 7 58 46 04 01

      Onde andam as autoridades? Estou a ver que o modo de operar o os números são os mesmos muitas vezes…

  69. Os CTT também andam a burlar as pessoas.
    Fazemos um envio online e pagamos.
    Vamos aceder à documentação de transporte e não dá, nem vêm fazer a recolha!

  70. Ontem foram dois:
    932 957 351, pedia o nº do cartão de crédito para me enviar o dinheiro de imediato
    927 851 335 burla com MBWay, pedia os 9 digitos do código de levantamento, para validar o pagamento para a minha conta 🙁

  71. boa tarde
    a mim também tentaram este esquema mas eu desconfiei e disse a pessoa que me ia informar e nunca mais disse nada.
    o contacto era o seguinte 913316986

  72. Vi-me nesta situação ontem, enquanto vendedor.
    Pessoa aparentemente super educada, escrita muito correta, para me comprar um item relacionado com cães e gatos (pensei eu que a malta dos animais era sempre bem intencionada). Estranhei não querer sequer regatear o valor e querer pagar tudo muito prontamente. E ainda estranhei mais o link, mas como não sou entendido nas entregas pelo OLX, abri. Felizmente o OLX tem no site um serviço de verificação de links, que me disse que este link era falso. Quando o confrontei, nunca mais respondeu.
    Tenham cuidado. Esta malta é criativa, bem falante, e sem qualquer tipo de escrúpulos. Autênticos parasitas.

  73. bom dia,
    aconteceu comigo e segui ate ao fim :(( estou com o processo no PJ e no banco para ver se consigo reaver o dinheiro

    nº 911711953

  74. Boa tarde Aconteceu agora mesmo comigo, dois numeros começados em 913, contactaram através do Whatsapp.
    Ainda me reitraram 0,65centimos da conta. e depois denunciei.
    A minha dúvida é se a minha conta estará comprometida ou não.

  75. Bom dia, acabei de receber uma conversa semelhante a publicada por Domingos há uns minutos, procedente do 910 572 155. Diz que ja fez tudo e está com muita pressa para que mande os selos que vendo…

  76. Acabou se acontecer comigo, e coloquei os meus dados todos, mas depois pediu um saldo e não fiz mais nada!
    Agora estou assim com receio…. Acho que vou bloquear a minha conta?!

  77. Ola. Acabou de acontecer comigo. O discurso foi semelhante aos aqui descritos. Embora ainda não conhecesse o esquema, fiquei bastante desconfiada e resolvi pesquisar. percebi logo que era esquema mas após ler aqui, percebi como realmente funciona. Obrigada pelo alerta.

  78. Obrigado pela partilha. Hoje fui alvo de uma tentativa. Deixo aqui a conversa:
    [19:44, 30/05/2021] +351 910 087 856: Ola, o seu anuncio esta actualizado?
    [19:44, 30/05/2021] +351 910 087 856: https://www.olx.pt/d/anuncio/sobretudo-IDBsA6k.html#1787812ce8
    [20:00, 30/05/2021] DC: Boa tarde. Sim, está atualizado.
    [20:01, 30/05/2021] +351 910 087 856: O produto fica-me bem e eu quero comprá-lo.) Pode me enviar por correio?
    [20:02, 30/05/2021] DC: Sim. Qual a zona?
    [20:03, 30/05/2021] +351 910 087 856: Rua de Sá, 5 6961-813 Póvoa de Santa Iria
    [20:03, 30/05/2021] +351 910 087 856: Gostaria de obter as mercadorias mais rapidamente, deixe-me chamar o servico de entregas OLX para as ir buscar a si? Recebera agora o dinheiro para os bens.
    [20:05, 30/05/2021] DC: ok
    [20:06, 30/05/2021] +351 910 087 856: Ok, eu preciso do seu nome completo e endereco
    [20:08, 30/05/2021] +351 910 087 856: Para preencher o formulário.
    [20:10, 30/05/2021] DC: José Almeida Campos. Praceta *****, **, 3.º Frente. ****-*** Parede
    [20:14, 30/05/2021] +351 910 087 856:
    [20:14, 30/05/2021] +351 910 087 856: Pegue o dinheiro, o correio ligará para você
    [20:24, 30/05/2021] +351 910 087 856: ?
    [20:25, 30/05/2021] +351 910 087 856: Esperando por você
    [21:04, 30/05/2021] +351 910 087 856: ? ?*??

  79. Fui abordado com este esquema lol filhos da mãe. Desconfiei logo mas ainda tentei fazer a venda de outro modo, inicialmente, mas logo vi que era esquema.

  80. Obrigada pela informação, achei estranho estarem a pedir os dados do meu cartão, mas ainda assim quis pesquisar se já tinha acontecido a mais alguém, e cá estamos. Ainda bem que nos conseguimos informar.

  81. Bem eu já sou o segundo, não cheguei a cair mas enviou-me o texto por WhatsApp
    Por acaso fui ao site do olx ver como funcionava, entretanto o Sr. nunca mais me respondeu.

    Bem Haja

  82. Muito obrigado
    Voçe ajudou muito não cair nessa burla
    Recebi mensagem de um burlão a pedir venda desse jeito
    Ainda bem que encontrei o seu video

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Wallapop: Concorrente do OLX chega a Portugal

O objetivo é revolucionar a venda de bens em segunda mão.

Não, as lojas não estão a oferecer produtos com “pequenos arranhões”. É falso

Ainda acreditam em tudo o que vão lendo no Facebook?

O sistema de feedback do OLX funciona demasiado mal

Está mal implementado e pode prejudicar vendedores honestos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Makro vai abrir um marketplace que estará disponível para todos os clientes

Mesmo para aqueles que não têm acesso às lojas físicas.

Roger Waters marca segundo concerto em Portugal

Isto tudo porque o primeiro concerto já esgotou.

Vodafone chegou a acordo para adquirir a NOWO

Isto poderá fazer com que a operadora se expanda para cidades que, até aqui, não possuem a fibra Vodafone.