Os burlões tentarão enganar os vendedores com uma “versão alternativa” das Entregas OLX.
Nesta altura do campeonato, muitas das pessoas que utilizam o OLX saberão que a plataforma tem uma parceria com os CTT, de modo a tornar as vendas/compras mais fáceis. As Entregas OLX permitem duas modalidades: CTT Expresso E-Commerce, para entregar e fazer recolha num ponto CTT, e CTT Envios Online, que faz com que os CTT recolham uma encomenda na casa do vendedor e que a entreguem na casa do comprador.
Para que isso seja possível, o vendedor terá de, no momento de publicar o anúncio, ativar a opção Entregas OLX. Depois, parte do comprador chegar a acordo com o vendedor para fazer o envio do produto através desta forma. Neste caso, é o vendedor a tratar de tudo, recebendo os dados necessários para a entrega, pagando pelo serviço e, posteriormente, a definir se deixa a encomenda num ponto CTT ou espera que um funcionário daquela empresa recolha em casa.
Durante este processo, é necessário embalar bem o produto numa caixa adequada, imprimir a guia de transporte e colar na caixa, entre outros passos a seguir.
Essencialmente, esta é uma forma que evita que nos tenhamos de deslocar a uma estação dos CTT. Até aqui tudo certo. Ora, começou a circular uma burla que tenta enganar os vendedores. O vídeo de alerta foi divulgado pelo conhecido youtuber Hugo Medeiros.
O esquema é simples e está bem feito. Essencialmente, alguém entra em contacto a perguntar se determinado produto está disponível e se pode fazer o respetivo envio do produto via Entregas OLX, referindo que quer pagar dessa forma. Além disso, o burlão tenta tornar a coisa ainda mais verídica ao dizer que existe uma oferta especial, em que, se utilizarem esse serviço, a entrega custará somente 3€.
Tudo certo. O problema é, depois, o próximo passo. Neste caso, o comprador diz que existe uma nova forma de fazer a entrega, sendo ele próprio a preparar todos os detalhes, ao invés de ser o vendedor a tratar de todo o processo, como é habitual. E como é que convence o vendedor que tal é de confiar? Com a seguinte imagem:

Atentem na linguagem. O texto nem é dos piores que já vimos, mas não está escrito de uma forma profissional. Os mais atentos irão também reparar que a palavra “link” aparece também escrita como “Link”, o que é de estranhar.
Além disso, o ponto 4 não faz qualquer sentido, muito menos as frases que dizem “O vendedor recebe 3 dias para enviar as mercadorias” ou “O correio embala as mercadorias por contra própria”. Mas lá está, muitos iriam cair na esparrela, não prestando atenção ao cuidado na escrita.
Finalmente, e após convencer o vendedor, este suposto comprador envia um link falso do OLX onde está incluído não só o valor acordado pelo produto, mas também dos respetivos portes de envio. Tudo isto para que insira os dados do cartão de crédito e para que, dessa forma, possa roubar dinheiro.
No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o link era o seguinte: olx.pt.entregas.info/cash15089340. Se visitarem este link, irão reparar que ainda é possível fazer o pagamento ao burlão, uma vez que, se selecionarem a opção que diz “Obter fundos“, irá surgir uma página onde podem colocar o número do cartão, prazo de validade e CVC.
O mais curioso é que, nessa página, está um link onde diz “Ao clicar no botão „Obter fundos”, você concorda em concluir um acordo de compra usando o serviço online “transação de forma segura”. E adivinhem o que acontece se clicarem nesse link? São redirecionados para o site do OLX, não existindo qualquer documento que possam ler.
Além disso, atentem no português utilizado, que, novamente, não é o mais correto: “O comprador pagou pela sua compra, dinheiro será transferido para sua conta após a confirmação.”
Já se experimentarem retirar o /cash15089340 e visitarem somente o endereço olx.pt.entregas.info, irão reparar que esse site não existe. Aliás, este domínio foi criado no passado dia 22 de novembro… na Rússia. Ou seja, esta é uma nova forma de burla OLX.
Pensem connosco: não é, de todo, habitual, colocarem os vossos dados do cartão de crédito para receberem um pagamento, certo? Logo, porque é que o iriam fazer aqui?
Normalmente, ou dão o vosso IBAN, conta PayPal ou número de telemóvel para o respetivo pagamento MB Way, pelo que tudo isto não passa de um esquema para enganar os menos entendidos.
Fica o aviso. Caso recebam algum link do género, bloqueiem esse utilizador no imediato e reportem a situação ao OLX.