Nova batalha de startups em Portugal oferece prémios monetários e presença na Web Summit

- Publicidade -

O Volkswagen Financial Services acaba de lançar a terceira edição do “VWFS Startup Battlefield“, concurso para startups que visa promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na área da mobilidade sustentável, bem como nos serviços financeiros automóveis ao nível da automação de processos e da experiência de compra.O concurso enquadra-se na estratégia de transformação digital do Volkswagen Financial Services e pretende estimular startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos e das empresas, contribuindo para uma maior eficiência a nível ambiental e económico, bem como da satisfação dos clientes.

A iniciativa realiza-se em Portugal, a 4 de outubro, no Time Out Studio, no Mercado da Ribeira, e vai dar a oportunidade a uma dezena de projetos selecionados de se apresentarem a concurso. Para participarem, as startups e empreendedores devem fazer o seu registo aqui, explicando a sua ideia, projeto ou negócio e as respetivas mais-valias. A organização efetuará uma seleção dos melhores projetos, os quais terão a oportunidade de se apresentar a concurso e convencer o júri, que será composto por responsáveis do Volkswagen Financial Services e por empreendedores e personalidades ligados ao ecossistema da inovação e das startups.

A ideia vencedora beneficiará de um programa de mentoring de seis meses na Volkswagen Future Mobility Incubator, incubadora de startups do grupo localizada em Dresden, na Alemanha, que inclui um prémio monetário de 15.000€. Os segundos e terceiros classificados receberão um prémio monetário de 1.000€ e contarão com um espaço de exibição na próxima edição da Web Summit, em novembro.

Na área dos serviços de mobilidade, e para responder às necessidades de cidadãos e empresas, as startups deverão apresentar ideias disruptivas em temas como car-sharing, optimização de estacionamento, soluções de mobilidade para frotas, distribuição urbana de bens, soluções de carregamento para veículos elétricos, interfaces para melhorar o transporte de pessoas em áreas urbanas, alugueres de curta duração de veículos para pessoas e transporte de bens.

Ao nível da autonomização de processos, o foco do júri estará em soluções relacionadas com automação de reportes inteligentes, plataformas de análise de clientes, validação de documentos, gestão de documentação ou soluções de E-KYC e AML.

Por fim, com foco na satisfação da experiência dos clientes, pretendem-se projetos em áreas como serviço ao cliente multicanal, reconhecimento ótico de escrita, ativação de contratos online ou assistente digital.

O VWFS Startup Battlefield foi criado em 2017, pelo Volkswagen Financial Services Portugal, com o objetivo de promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na indústria. A primeira edição, realizada em Lisboa, recebeu 70 candidaturas de mais de 15 países, sendo a grande vencedora a startup austríaca Parkbob, que desenvolveu uma app para encontrar lugares vagos para estacionamento. Já este ano, o Volkswagen Financial Services Portugal desenvolveu uma segunda edição do concurso no Reino Unido, em parceria com a filial do grupo naquele país, onde o primeiro lugar coube à polaca Go To U, que desenvolveu uma app que permite aos utilizadores reservarem um posto de carregamento para veículos elétricos e utilizá-lo de modo grátis.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados