Atualização está a causar alguns estragos no sistema operativo da Microsoft.
Depois de milhares de queixas em vários fóruns e redes sociais, a Microsoft finalmente admitiu que uma atualização recente, identificada como KB5039302, está a causar problemas na barra de tarefas do Windows 11. A gigante do software confirmou que esse bug causa reinicializações infinitas em alguns sistemas, e agora há outro bug conhecido.
Esse novo bug afeta a versão N do Windows 11. Para quem não sabe, o Windows N é uma versão especial do sistema operativo na qual vários recursos multimédia são removidos, como por exemplo a popular aplicação Windows Player Media. A Microsoft também indicou que o bug afeta utilizadores de edições normais que possuem funções multimédia desativas. Mas aqui fica o que diz a empresa no seu site:
“Depois de instalar o Windows June 2024 Update Preview (KB5039302), lançado a 25 de junho de 2024, poderá ter problemas com a barra de tarefas. Esse problema só deverá ocorrer se estiver a utilizar um dispositivo da edição Windows N ou se desativar os “Recursos de media” em Painel de controlo > Programas > Programas e recursos > Ativar ou desativar recursos do Windows. As edições do Windows N incluem os mesmos recursos de outras edições do Windows, exceto tecnologias de multimédia, Windows Media Player e algumas aplicações de multimédia pré-instaladas.
Depois de instalar a atualização, talvez deixa de conseguir visualizar, ou interagir, com a barra de tarefas após fazer login no seu dispositivo. Outras aplicações como File Explorer, Desktop e Configurações continuarão a funcionar.“
Microsoft prepara correção para o problema na barra de tarefas do Windows 11
A Microsoft está, atualmente, a trabalhar num patch para corrigir esse bug. Enquanto isso, se estiverem a ser afetados por esse bug, poderão simplesmente desinstalar a atualização KB5039302, e para isso só precisam de aceder à Definições do Windows > Windows Update > Histórico de atualizações.