Nova app de realidade virtual vai ajudar os jovens a procurar emprego

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mas ainda estamos muito longe de um lançamento.

Um consórcio europeu, composto por seis instituições de cinco países, está a desenhar uma aplicação móvel para apoiar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, na procura de emprego. Usando técnicas de gamificação, esta aplicação de realidade virtual será capaz de identificar as qualidades e competências de jovens fora do mercado de trabalho e combiná-las com as características de determinada profissão, direcionando-os para o emprego mais adequado ao seu perfil. Portugal está representado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

A ideia do projeto LifeSkills VR – Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation nasceu durante a pandemia por COVID-19 e como consequência do aumento da taxa de desemprego em toda a Europa – atualmente nos 8% (segundodados do Eurostat). Esta aplicação surge como uma alternativa aos testes vocacionais, combinando técnicas de gamificação e o modelo de Holland (ouRIASEC), que define seis tipos de personalidades/ambientes: Realista, Investigador, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional.

Esta aplicação será capaz de identificar as aptidões e a vocação dos utilizadores, orientando-os de forma mais precisa na procura de emprego e, simultaneamente, promover a aquisição de novas competências digitais.

O INESC TEC é a entidade responsável por testar a aplicação no território nacional. A versão portuguesa da app deverá ser testada em 2023 por agências de emprego, centros de orientação profissional, organizações não governamentais, universidades e outras instituições que oferecem formação. Isto significa que ainda levará muito tempo até que a aplicação esteja funcional.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

À procura de emprego? Mercadona tem várias vagas em aberto

Há vagas para part-time e full time.

Infraestruturas de Portugal está a contratar para diversas funções

Estão disponíveis cerca de 65 oportunidades de emprego.

Mercadona começa a recrutar para as futuras lojas de Marco de Canaveses, Lousada, Gondomar e Oliveira de Azeméis

Serão contratados ao todo cerca de 260 colaboradores para estas novas lojas Mercadona.

Depois de oferecer casas, Lidl vai dar descontos em produtos diariamente através da app

Todos os dias até ao natal, terão um cupão presente para ativarem na app Lidl Plus.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

The Quarry – À descoberta da divertida estupidez do horror

The Quarry não é propriamente um jogo excecional, mas é divertido o suficiente para prender e manter investido até o jogador mais alheio ao seu género de horror.

Cinemas NOS no Glicínias Plaza finalmente em funcionamento em julho?

É o que dá a entender uma informação disponível dentro do próprio centro comercial.

Norwegian Cruise Line regressa às Ilhas Canárias já este ano

O Norwegian Sun vai fazer o seu regresso à Europa com um cruzeiro de imersão pelas Ilhas Canárias a partir de 21 de novembro.