Nova app de realidade virtual vai ajudar os jovens a procurar emprego

Mas ainda estamos muito longe de um lançamento.

- Publicidade -

Um consórcio europeu, composto por seis instituições de cinco países, está a desenhar uma aplicação móvel para apoiar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, na procura de emprego. Usando técnicas de gamificação, esta aplicação de realidade virtual será capaz de identificar as qualidades e competências de jovens fora do mercado de trabalho e combiná-las com as características de determinada profissão, direcionando-os para o emprego mais adequado ao seu perfil. Portugal está representado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

A ideia do projeto LifeSkills VR – Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation nasceu durante a pandemia por COVID-19 e como consequência do aumento da taxa de desemprego em toda a Europa – atualmente nos 8% (segundodados do Eurostat). Esta aplicação surge como uma alternativa aos testes vocacionais, combinando técnicas de gamificação e o modelo de Holland (ouRIASEC), que define seis tipos de personalidades/ambientes: Realista, Investigador, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional.

Esta aplicação será capaz de identificar as aptidões e a vocação dos utilizadores, orientando-os de forma mais precisa na procura de emprego e, simultaneamente, promover a aquisição de novas competências digitais.

O INESC TEC é a entidade responsável por testar a aplicação no território nacional. A versão portuguesa da app deverá ser testada em 2023 por agências de emprego, centros de orientação profissional, organizações não governamentais, universidades e outras instituições que oferecem formação. Isto significa que ainda levará muito tempo até que a aplicação esteja funcional.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Esta app ajuda a descobrir os baloiços mais procurados do país

Há baloiços que são mesmo instagramáveis.

Bairro. Esta nova app entrega produtos de supermercado em 15 minutos no centro de Lisboa

Não há pedido de valor mínimo nem taxas de entrega.

Nova app Intermarché permite aceder rapidamente ao Cartão Poupança

Com a app Intermarché, mais poupança e mais conveniência sempre à mão no telemóvel.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Os diplomas e certificado escolares vão passar a registar as atividades, iniciativas e projetos dos alunos

Desta forma, cada estudante verá reconhecido o seu percurso escolar em todas as dimensões.

Onde investir, a que indústrias prestar mais atenção e quais evitar ainda em 2021

Qualquer investidor principiante cometerá os seus erros no mercado de ações. Mas isso é perfeitamente normal.