Nova ala do Centro de Instalação Temporária do Porto já está em funcionamento

- Publicidade -

Cerca de um milhão de euros foram investidos para ampliar o Centro de Instalação Temporária do Porto para 110 lugares.

O Centro de Instalação Temporária (CIT) do Porto passou a dispor de 110 lugares, após a inauguração de uma nova ala modular na Unidade Habitacional de Santo António da Polícia de Segurança Pública (PSP). A intervenção acrescentou 80 lugares aos 30 que já existiam e representa um investimento de cerca de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova estrutura destina-se ao alojamento temporário de cidadãos estrangeiros sujeitos a procedimentos de afastamento. O espaço foi concebido para assegurar condições de alojamento e higiene, além de avaliação clínica, segurança, apoio jurídico e acompanhamento das pessoas instaladas no centro.

Com a entrada em funcionamento desta ala, a capacidade nacional de instalação temporária sobe para 171 lugares. O valor fica acima dos 102 lugares previstos nas regras europeias aplicáveis a este tipo de estruturas.

O Centro de Instalação Temporária destina-se a cidadãos estrangeiros em situação irregular abrangidos pelos procedimentos previstos na lei e não tem natureza prisional. Além da intervenção no Porto, estão em curso empreitadas nos Espaços Equiparados a Centros de Instalação Temporária dos aeroportos de Faro e Beja. As obras visam reforçar a capacidade de resposta do país nesta área.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados