Netflix deixa de revelar número de assinantes da sua plataforma

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Com um aumento de 9,33 milhões de assinantes entre janeiro e março de 2023, o número de contas subscritas é agora de 269,6 milhões.

A Netflix reuniu ontem, dia 18 de abril de 2024, todos os seus investidores para o tradicional anúncio dos seus resultados trimestrais. Essa reunião tem por hábito ser uma oportunidade para a plataforma revelar o seu progresso no ultracompetitivo mercado de streaming. Entre os dados mais revelados pelos responsáveis da empresa temos o seu número de assinantes, que até agora servia para definir os principais desafios que a plataforma desafia. Por exemplo, quando foi anunciado o fim da partilha de contas, foram as partidas e chegadas que permitiram definir os méritos de tal abordagem. O crescimento do número de assinantes também foi um indicador do sucesso da fórmula suportada pela publicidade.

Agora, e de forma surpreendente, a Netflix anuncia o seu desejo de deixar de comunicar esses números. A partir de 2025, a empresa simplesmente discutirá os seus resultados financeiros, despesas e receitas para tranquilizar os investidores. Estes últimos são agora convidados a concentrar-se nas receitas e nas margens operacionais para avaliar o progresso da empresa e o seu lugar no mercado.

Greg Peters, codiretor executivo da Netflix, explica o porquê num vídeo divulgado pela Reuters: “Essa mudança é impulsionada pelo desejo de focar no que consideramos as métricas que acreditamos serem mais importantes para as empresas”. A empresa especifica, em carta dirigida aos seus acionistas, que pretende mudar a abordagem dos analistas relativamente às suas atividades. “Quando começámos, tínhamos poucas receitas e lucros. O aumento de assinantes foi um forte indicador das nossas perspetivas. Agora estamos a gerar lucros substanciais e temos uma liquidez significativa. É por isso que, em 2025, deixaremos de reportar o nosso número de membros, bem como o rendimento médio por membro”.

A Netflix deve, no entanto, continuar a informar os seus investidores quando um limite for atingido. Com um aumento de 9,33 milhões de assinantes entre janeiro e março de 2023, o número de contas subscritas é agora de 269,6 milhões. Podemos esperar que a empresa anuncie agora apenas quando chegar aos 300 milhões de assinantes.

Uma medida da Netflix que não é assim tão trivial

Se esta não é a primeira vez que uma empresa adota este processo, uma vez que a Apple, Meta e X deixaram de comunicar o seu número de utilizadores mensais, na Netflix parece ser uma mudança de paradigma para a indústria. Se o objetivo dos gigantes do setor era a adesão em massa, o cursor está agora mais para o lado da rentabilidade financeira. É também por isso que muitas mudanças estão a acontecer nos bastidores da Netflix, Disney+ e outras plataformas. A chegada da publicidade é um dos indicadores desta metamorfose. As empresas de entretenimento devem ser eficientes e demonstrar um modelo económico sólido.

Ao mesmo tempo, a Netflix afirma que quer ser mais transparente em relação ao público de suas principais produções. Ainda na carta dirigida aos seus acionistas, a empresa está convencida de que o cerne da questão está aqui, naquilo que os seus seguidores assistem diariamente. “Quando as pessoas assistem mais, ficam mais tempo e recomendam a plataforma com mais frequência. Isso agrega valor ao nosso serviço. É por isso que começamos a fornecer mais dados de engajamento, começando pelo Top 10 semanal. Isso é mais do que os nossos concorrentes e esperamos partilhar mais com o tempo”.

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