Já se sabia praticamente tudo o que havia para saber sobre os novos produtos estrela da Samsung, pelo que era só uma questão de oficializar a coisa. A verdade é que tivemos produtos da Huawei e Nokia em destaque neste dia da MWC, mas a marca coreana conseguiu toda a atenção do mundo tecnológico com a apresentação oficial dos novos Galaxy S9 e S9+.
Esteticamente, temos equipamentos bastante semelhantes aos S8 e S8+. Um Galaxy S9 com ecrã Super AMOLED de 5,8 polegadas, resolução Quad HD+ e rádio de 18:5:9, com 529 ppi, e um S9+ igual, mas com um ecrã de 6,2 polegadas. Ambos têm a funcionalidade de contraste de imagem adaptável, fazendo com que seja facÃlimo ver conteúdos no ecrã mesmo com forte incidência solar.
O ecrã, que foi o selling point do modelo do ano passado, cai aqui para segundo plano graças ao amplo destaque dado às câmaras fotográficos dos novos topos de gama.
“A Câmara. Reinventada.“. Foi assim o teaser da Samsung para anunciar as novidades dos sensores fotográficos para este ano. Na verdade, estas câmaras foram desenhadas tendo em conta a necessidade dos utilizadores. Nas novidades, temos dois modos de abertura da lente, a Dupla Abertura, que potencia as fotografias em situações de baixa luminosidade, capacidades de vÃdeo em Super Câmara Lenta e com Emojis personalizados em Realidade Aumentada.
Já o sensor Dual Pixel de Super Velocidade com capacidade de processamento dedicado e memória é capaz de combinar até 12 frames numa única fotografia, garantindo, assim, uma excelente qualidade de imagem.
Há três pontos de destaque neste campo:
– Super Câmara Lenta: A Sony já fazia isto, portanto resta saber como irá funcionar nos novos Galaxy S9 e S9+. Aqui seremos capazes de gravar vÃdeo a 960 frames com a funcionalidade de deteção de movimento, uma caracterÃstica capaz de identificar movimento no enquadramento que está a ser dado. Após gravarmos o vÃdeo, podemos adicionar uma música de fundo e, se quisermos, criar facilmente um ficheiro GIF;
– Câmara de baixa luminosidade: Semelhante à forma como a Ãris do olho humano se expande e contrai, a Dupla Abertura da lente da câmara Samsung (modos de abertura de F1.5 e de F2.4) deixa entrar automaticamente mais luz quando está escuro e menos luz quando está demasiado claro, com o objetivo de permitir captar imagens focadas e com qualidade em qualquer circunstância. Por exemplo, os S9 e S9+ conseguem, assim, captar até 28% mais luz que o modelo do ano passado;
– Emojis em Realidade Aumentada: São a resposta da marca aos Animojis que surgiram no iPhone X. Neste caso, é utilizado um algoritmo de machine learning capaz de analisar uma imagem do utilizador em 2D e mapear mais de 100 caracterÃsticas faciais, de forma a criar um modelo 3D que reflete e imita expressões, como o piscar de olhos ou movimentos da cabeça.
Ainda nas câmaras, convém realçar que o S9+ é o primeiro topo de gama da marca S a possuir uma câmara dupla e estabilização de imagem ótica dupla. Neste caso, são dois sensores de 12MP – uma lente grande angular e outra telefoto, que, quando utilizados, dão a melhor imagem possÃvel que um smartphone consegue captar neste momento. Um deles usa a tal abertura variável de F1.5 e de F2.4 e o outro usa a variável de F2.4 e, como ambos possuem uma combinação de laser e focagem automática, faz com que o que se quer fotografar fique focado quase instantaneamente.
Porém, a qualidade fotográfica não deverá ser muito diferente de modelo para modelo. Basicamente, o modelo S9+ será o mais indicado para quem quiser tirar muitas fotografias panorâmicas, devendo ainda apresentar melhores resultados na estabilidade da imagem.
Já na parte frontal temos, em ambos os modelos, uma câmara de 8MP com abertura de f/1.7 e com autofoco.
No que toca a outras caracterÃsticas, temos um processador octa-core Qualcomm 845 para os Estados Unidos e, na Europa, o mais recente Exynos 9810, 4GB de RAM, 64GB/128/256GB de armazenamento interno expansÃveis até 400GB via microSD e bateria de 3000mAh no Galaxy S9 e 6GB de RAM, 64GB/128/256GB de armazenamento interno expansÃveis até 400GB via microSD e bateria de 3500mAh no Galaxy S9+.
No que toca ao som, está cada vez melhor. Temos colunas stereo da AKG, sistema de som surround suportado pela tecnologia Dolby Atmos e auriculares, também da AKG. Tudo combinado e estamos perante um dispositivo que irá oferecer um som claro, definido e limpo.
Os Samsung Galaxy S9 e S9+ suportam três tipos de autentificação diferentes – Ãris, impressão digital e reconhecimento facial – pelo que os utilizadores poderão escolher a melhor forma de proteger o seu equipamento e os seus conteúdos. Os Samsung Galaxy S9 e S9+ introduzem ainda uma Impressão Digital Dedicada, que, na prática, possibilita a utilização de outra impressão digital diferente da já utilizada para o desbloqueio do smartphone, apenas para aceder à s Pastas Seguras. Neste caso, é possÃvel verificar que o sensor foi colocado abaixo do sensor fotográfico, algo que faz todo o sentido após o desastre do ano passado com os S8 e o Note 8.
Há ainda um sensor ótico melhorado incorporado no equipamento que irá garantir informação mais precisa sobre o estado do utilizador. Este sensor permite aos Samsung Galaxy S9 e S9+ acompanhar o batimento cardÃaco dos utilizadores, uma forma de medir o esforço fÃsico em tempo real.
Contam ainda com certificação IP68, o que os torna resistentes a poeiras e à água até 1,5 metros de profundidade durante 30 minutos, e carregamento rápido sem fios.
Ainda de destacar, não os equipamentos, mas a Samsung Deck, a dock da marca que permite transformar o smartphone num computador de secretária. Basta ligar a Deck a um ecrã e a magia acontece. Além do novo design, é agora possÃvel usar o smartphone como teclado ou rato, algo que, mesmo assim, não deve ser muito prático.
Com tudo isto, nota-se claramente que estamos perante uns Samsung S8 e S8+ 2.0. Poucas inovações a nÃvel estéticas, mas pequenas (e boas) melhorias aqui e ali. Resta saber se as câmaras são tão boas assim.
Os Samsung Galaxy S9 e S9+ estarão disponÃveis a partir de 16 de Março de 2018 nas lojas fÃsicas e serão vendidos nas cores Preto Meia-Noite, Azul Topázio e uma nova gradação, Rosa Púrpura. Os preços começam nos 869,90€ para o S9 e nos 969,90€ para o S9+.