Incrível mural em Matosinhos homenageia a resistência do povo ucraniano

- Publicidade -

Não é a primeira vez que MrDheo elege Matosinhos como “tela” para as suas criações.

A guerra na Ucrânia inspirou o artista MrDheo a pintar um mural em homenagem à resistência do povo ucraniano. A Câmara Municipal de Matosinhos ajudou a encontrar o local para a sua criação e mobilizou outros parceiros para este projeto, como a Transgrua, que prontamente cedeu uma plataforma elevatória, a Montana Shop Porto e a Arpecdouro, que ofereceram as latas de spray.

A obra, intitulada Freedom fighter (Lutador pela liberdade), pode ser vista na Rua Roberto Ivens, em Matosinhos, e retrata os destroços provocados pelo conflito na Ucrânia e um homem que carrega o símbolo da paz.

“A guerra. Milhares de vidas que se perdem todos os dias. Ou que nunca mais voltarão a ser as mesmas. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos, numa tristeza angustiante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que lhe espera do outro lado.

Na frente de combate uma réstia de esperança e um exemplo de resistência, de um amor incondicional à pátria e de uma coragem ímpar vinda de quem não teve outro caminho senão ficar e defender o que é seu.

Nenhuma ação política justifica o ataque a alvos civis inocentes. Esta é a minha homenagem a todos os que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo a quem continua no terreno a desafiar o destino. À união de um povo, à defesa da sua honra e à sua resiliência em prol da bandeira. Um apelo para que os valores humanos falem mais alto e para que a paz prevaleça”, escreve o autor do mural na sua página do Facebook.

Não é a primeira vez que MrDheo elege Matosinhos como “tela” para as suas criações, estando presente em diversos pontos do território. Em 2016, no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, foi curador do projeto Up There Street Art.

Foto de destaque de: André Rolo – Global Imagens

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Publicidade

Relacionados

Mais recentes