MSC quer ter o primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo

- Publicidade -

A iniciativa parte da jornada da MSC para alcançar operações neutras em carbono até 2050.

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Fincantieri e a Snam anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para determinar, em conjunto, as condições para o projcto e construção do que tornar-se-á no primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo.

Desta feita, será feito inicialmente um estudo que avaliará a viabilidade de projetar e construir o primeiro navio de cruzeiro oceânico do mundo movido a hidrogénio, o que permitiria operações com emissões zero em certas áreas, e o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio relacionada.

O hidrogénio verde pode ser produzido sem combustíveis fósseis, usando energia renovável para dividir a água num processo chamado eletrólise e, portanto, pode ser livre de emissões num ciclo de vida completo. Pode ser usado para gerar energia elétrica através de uma célula de combustível, emitindo apenas vapor de água e calor. Este tipo de hidrogénio “verde” possui um grande potencial para contribuir para a descarbonização da indústria naval, incluindo os cruzeiros, seja na sua forma pura ou como combustível derivado de hidrogénio.

De acordo com os termos do MoU, durante os próximos 12 meses, as três empresas estudarão os principais factores relacionados ao desenvolvimento de navios de cruzeiro movidos a hidrogénio. Isso inclui a organização de espaços em navios para acomodar tecnologias H2 e células de combustível, parâmetros técnicos de sistemas de bordo, cálculo de potencial economia de emissões de gases de efeito estufa e uma análise técnica e económica do fornecimento de hidrogénio e infraestrutura.

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está comprometida em alcançar operações neutras em carbono até 2050. Para cumprir este objetivo, a empresa está a trabalhar em parceria com uma ampla série de estaleiros, fornecedores, fabricantes e outras organizações e a investir em diferentes tecnologias e soluções futuras para a sua frota.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Querem fazer um cruzeiro em 2023? A MSC irá visitar mais de 140 destinos

Há uma enorme variedade de itinerários oferecidos, desde mini-cruzeiros a cruzeiros longos, já disponíveis para reservas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Visitar a Taqueria é como regressar a um local onde fomos felizes

Quem vai uma vez, vai duas e muito mais. E foi por isso que revisitámos a Taqueria das Avenidas, da qual somos grandes fãs.

Aromáticas Vivas aposta nos sabores de verão com um pack especial

Com o pack saladas de Verão, podem ter Microgreens Mix, Manjericão Roxo, Sorrel dos Bosques e Erva Azeda.

Substituição de uma das principais condutas no abastecimento de água a Lisboa vai criar constrangimentos no trânsito

Reabilitação da Conduta Telheiras – Calçada de Carriche condiciona trânsito no sentido Odivelas-Lisboa já este mês.