Os criadores de “Saw” e “REC” vão estar em Portugal no MOTELX

- Publicidade -

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa abre o jogo: já é conhecida toda a programação do evento, que terá lugar de 4 a 9 de setembro no Cinema São Jorge. Leigh Whannell, criador de Saw e de Insidious, está entre os convidados da 12.ª edição, que abre portas com a antestreia em exclusivo do aterrador The Nun – A Freira Maldita.

Leigh Whannell vai estar presente no MOTELX 2018 para apresentar o seu último trabalho, o filme Upgrade. Quem também vem acompanhar a exibição das suas obras são os franceses Pascal Laugier e Xavier Gens, realizadores de Cold Skin e de Ghostland, respetivamente, que se juntarão para debater as peculiaridades do terror francês.

O realizador de Verónica e de REC, Paco Plaza, é outro destaque do leque de convidados, assim como Yann Gonzalez, realizador de Knife+Heart, Oliver Kienle, com Four Hands, e o britânico Andy Nyman, que vem mostrar Ghost Stories. Luz, de Tilman Singer, Anna and the Apocalypse, de John McPhail, Hagazussa, de Lukas Feigelfeld, e Errementari, de Paul Urkijo, também vão ser exibidos nesta edição do festival e contarão com a presença dos seus realizadores.

Solveig Nordlund, cineasta sueca, que dirigiu Aparelho Voador a Baixa Altitude, será homenageada na secção Quarto Perdido. É a primeira vez que esta secção, que desvenda o que de melhor se fez no cinema de género português, será inteiramente dedicada a apenas uma cineasta.

E porque não só de realizadores se faz o cinema, o MOTELX vai contar ainda com o compositor Stephen Thrower, que será jurado no festival, e com o figurinista lusodescendente Luís Sequeira, que vai orientar uma masterclass sobre guarda-roupa para filmes de terror e partilhar um pouco do seu trajeto, que culminou com a nomeação para os Óscares, no ano passado, com o guarda-roupa de The Shape of Water.

Outro dos grandes momentos desta edição será a abertura, no dia 4 de setembro, com o tão aguardado The Nun – A Freira Maldita. A entrada para esta sessão exclusiva será realizada através de convites diretos e passatempos: os interessados em ver em primeira mão o mais recente filme de Corin Hardy terão de ficar atentos às redes sociais do MOTELX e dos parceiros desta sessão. Os passatempos serão lançados nos próximos dias.

O terror nacional subirá ao palco com 12 curtas-metragens portuguesas a concorrerem pelo Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror e duas longas a competirem pela primeira vez pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent.

O cinema será acompanhado por um vasto leque de atividades, para miúdos e graúdos. Entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, decorrem as iniciativas de Warm-up.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados