Tudo graças ao ventríloquo Fernando Valdrez e os seus personagens Chico e Lucianito.
Há mais de 70 anos que o Favaíto é produzido pela Adega de Favaios, fundada em 1952 pelo espírito de cooperativismo dos seus 550 associados, sendo conhecido como um dos famosos e emblemáticos moscatéis portugueses.
Aliás, o moscatel da Adega de Favaios é tão famoso que arrecadou este ano a sua 10.ª distinção no prémio Cinco Estrelas. É uma distinção que ganha ainda mais relevância quando percebemos que o prémio Cinco Estrelas completa este ano 10 anos de existência, o que significa que são 10 anos consecutivos a arrecadar prémios.
Quanto ao moscatel em si, o Favaíto é um vinho fortificado produzido a partir de uvas da casta Moscatel Galego, caraterizando-se por ser um aperitivo jovem, fresco, doce, irreverente e extraordinário. Pode ser bebido a partir da sua famosa garrafa miniatura de Favaíto ou em garrafa de 0,75 cl, bem como numa variadíssima gama de coktails, como por exemplo o Tanjerinito, Caipirito, Favaíto Aveludado, Before Dinner e Favaíto Tropical.
Mas a verdade é que há sempre quem não conheça esta riqueza. Assim, e para celebrar com muito humor esta época do ano em que os portugueses têm o seu merecido descanso, o Favaíto convidou o famoso ventríloquo Fernando Valdrez e os seus personagens Chico e Lucianito a partilharem o seu stand-up e a sua comédia vintage, a partir de textos preparados pela marca.
Fernando Valdrez e o seu ventriloquismo – arte performativa muito popular de contacto mais direto com o público – foram muito populares nos anos 80 e 90, atuando com famosos artistas de então, em diversos espetáculos de norte a sul de Portugal, mas também no estrangeiro, continuando hoje a participar em vários espetáculos e programas de televisão.