Mimo Festival regressa a Amarante em julho

- Publicidade -

E já temos dois nomes confirmados.

Comecemos por regressar a março do ano passado. Na altura, e já após o Mimo Festival 2022, que aconteceu no Porto, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou que o município não iria “organizar mais o Mimo Festival, exatamente porque os organizadores do festival incumpriram com aquilo que eram as normas que estavam previamente estabelecidas”. Pouco depois, a organização do Mimo Festival enviou um comunicado de imprensa a lamentar as declarações do autarca, dizendo-se “estupefacta”.

Os organizadores mencionaram que as declarações proferidas soaram “ainda mais estranhas e incompreensíveis”, quando o Mimo Porto, realizado de 23 a 25 de setembro, “aconteceu de forma absolutamente extraordinária em todas as suas dimensões, tendo superado as expectativas… como, aliás, disso a organização deu devida conta no relatório que apresentou no final do festival aos serviços da Câmara Municipal do Porto envolvidos”. Além do mais, “nessa altura nem depois, foi reportado à organização qualquer problema relativo â realização do festival”.

Em todo o caso, esta polémica fez-nos perceber que o Mimo Porto teria sido uma edição única, com muitos a pedirem o regresso do festival a Amarante. E é mesmo o que vai acontecer.

Aquando desse comunicado, ficámos a saber que o processo judicial que existia entre a Câmara Municipal de Amarante e a organização do Mimo Festival, que derivou de divergentes interpretações do pacote legislativo de emergência criado no âmbito da pandemia provocada pela doença COVID-19, tinha chegado ao seu termo, o que fez com que as entidades se encontrassem em conversações há já algumas semanas para, de comum acordo, dar execução ao Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Administrativo, com o regresso do Festival Mimo à cidade de Amarante, por, pelo menos, mais duas edições.

E se o regresso do Mimo Festival não aconteceu em 2023, vai certamente acontecer em 2024, até porque as datas e os primeiros nomes já foram divulgados.

Para já, as datas: 19, 20 e 21 de julho, num festival que volta a celebrar a cultura e a música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada. E por falar em programação, temos já dois nomes confirmados: Marcelo D2 (Brasil) e Fatoumata Diawara (Mali).

Antecipa-se, assim, mais um Mimo Amarante de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupa não só os palcos, mas toda a cidade, com concertos e atividades paralelas como palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema e roteiros guiados.

Mais detalhes serão divulgados em breve, sendo que o Mimo Amarante é, desde sempre, e continuará a ser, de entrada gratuita.

Foto de: Mimo Festival

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados