Ou seja, não pressupõe a existência de um cartão de carregamento físico, de um contrato ou a adesão a um serviço.
É uma novidade que, para já, está disponível para utilizadores beta, mas que, até final deste mês, fica disponível para o público em geral. Falamos da miio Pay, uma solução que surge por parte da portuguesa miio, e que vai permitir que os donos de veículos elétricos possam carregar os seus automóveis na rede pública… mas sem a necessidade de um cartão de carregamento físico, de um contrato ou a adesão a um serviço.
Com o miio Pay, os condutores passam a poder pagar o carregamento dos seus veículos em qualquer um dos mais de 2.000 postos da rede pública no mesmo momento em que carrega o veículo elétrico. Anteriormente, o pagamento dos carregamentos era feito uma vez por mês, de forma consolidada.
O funcionamento do miio Pay é semelhante ao do abastecimento de um veículo a combustão, não requerendo a existência de um contrato ou adesão a um serviço de um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), ou mesmo a existência de um cartão físico de carregamento. O utilizador necessita apenas de aceder à aplicação miio, indicar qual o valor que pretende carregar, efetuar o pagamento e iniciar a sua sessão de carregamento.
Após o lançamento da opção de carregamento de um veículo elétrico na rede nacional de forma completamente digital, a miio é novamente a primeira empresa a introduzir esta funcionalidade, comumente chamada de carregamento ad-hoc, que se assemelha ao abastecimento de um veículo a combustão.