- Publicidade -

A Maono apresenta mais um microfone pensado para o streaming e podcast, num modelo que procura unir utilizadores casuais e profissionais num só ecossistema.

No packaging do seu novo microfone, o Maono PD300X, a Maono aproveita um dos painéis laterais para explicar o conceito e significado por trás do seu nome. Na língua suaíli, Maono significa “visão” e é exatamente essa a força motora que tem guiado o catálogo da produtora. Uma combinação entre as exigências de um estúdio profissional, mas com a versatilidade e acessibilidade de um produto caseiro, pensado para o mercado casual, onde a qualidade não é sacrificada em prol do preço ou da sua acessibilidade. Com o modelo anterior, o PD400X, a visão da Maono já estava clara através de uma boa relação entre qualidade e preço, e agora com PD300X, voltamos a encontrar a mesma vontade em proporcionar a melhor experiência para quem quer gravar som e voz no conforto da sua casa.

PD300X é um microfone dinâmico com entradas USB e XLR, oferecendo duas opções que procuram funcionar em ambientes de trabalho diferentes. O USB-C é prático e quase plug and play, bastando ligá-lo ao PC ou a um dispositivo móvel – este modelo, de acordo com a Maono, é pensado para funcionar especialmente com os iPhone, iPad e iPod da Apple –, perfeito para gravar voz, seja para podcasting ou até streaming. Já a ligação XLR demonstra a natureza mais profissional desta gama da Maono, tal como a sua versatilidade, permitindo aos utilizadores a opção de ligarem o microfone às placas de som e amplificadores, se assim preferirem.

No que toca às especificações do PD300X, encontramos um leque de possibilidades dentro do mercado médio. Com um padrão cardioide, o PD300X apresenta um sample rate de 192kHz por 24bit, juntamente com uma resposta de frequência entre os 40Hz-16kHz, muito próximo ao que vimos no modelo PD400X. O conceito é o mesmo e não é de estranhar esta proximidade entre ambos os modelos, já que o foco mantém-se na captação de voz em detrimento de ruídos de fundo, nomeadamente nas traseiras do microfone, ainda que seja impossível eliminar completamente todos os sons invasivos sem um filtro ou programas adicionais. Os ganhos ajustáveis andam entre os 0 até aos +42db e a sensibilidade varia de acordo com a entrada que estiverem a utilizar: -52dBV/Pa com XLR e -10.5dBFS/PA com USB-C. Em termos de compatibilidade, podem utilizar este modelo com Windows10, Mac OS 10.15, iOS 15 ou mais recente.

Semelhante ao registado no modelo PD400X, o PD300X apresenta resultados sólidos no que toca à gravação de som, até sem ferramentas adicionais, mas se quisermos os melhores resultados, para conseguirmos exponenciar a qualidade-preço deste modelo, então sugerimos que utilizem o seu programa personalizado. O Maono Link, compatível com os sistemas Windows e macOS, pode ser descarregado através do site da empresa e instalado facilmente no vosso sistema operativo. Com dois modos de utilização, Standard e Advanced, voltamos a sentir a abordagem mais abrangente da gama Maono, permitindo uma experiência mais casual sem ostracizar os utilizadores mais exigentes. Se não se sentirem confortáveis até com as opções Standard, não se preocupem, pois, o Maono Link inclui perfis pré-definidos que podem utilizar para darem alguma alma às vossas gravações. Na secção Advanced, encontram novos filtros e um maior foco na personalização, como um equalizador, níveis de ganho e até compressores do microfone.

Olhando para o design do microfone, podemos denotar uma certa normalização dos modelos atuais da Maono. Sem LED ou outros tipos de luzes, fora a identificação do botão físico de mute – e aqui encontramos outra diferença entre o PD300X e o PD400X, este que apresentava um painel touch para a opção de cortar o som –, é um modelo muito seguro, com um design clássico e limpo, tudo em tons negros e muito discreto. O corpo em metal não deixa dedadas e demonstra uma certa robustez através de um peso confortável, mas igualmente resistente. O microfone é também composto por uma entrada 3.5mm para headphones, um shock mount e o adaptador para os braços de apoio, um pop filter já instalado e uma Digital Knob com quatro modos de utilização – volume do microfone, volume dos headphones, misturadora para gravação e ainda um modo personalizável à vossa disposição. O pacote ainda inclui um cabo USB-C e o já mencionado adaptador para os suportes de braço.

O único problema, no que toca à utilidade do PD300X, quando comparado ao PD400X, é a exigência de um braço de apoio. O microfone oferece várias opções de montagem, desde a utilização de bases até a vários tipos de braços – incluindo um adaptador, disponível no pacote –, mas o modelo, tal como chegou ao mercado, não inclui nenhuma dessas opções. Não temos uma base, por exemplo, como no PD400X e mesmo que exista esta adaptabilidade a outros modelos e formatos, a verdade é que exige um investimento adicional se não tivermos uma base ou braço a mais. Como é um modelo pensado para podcasters e profissionais da área, a Maono talvez tenha depreendido que esta ausência não seria um problema, mas se a sua visão é unir o casual ao profissional, podia ter previsto esta questão com alguma antecipação.

Apesar de continuarmos a sentir que o Maono PD400X é a melhor opção, o atual PD300X poderá ser uma alternativa mais acessível. Não só mantém a aposta da Maono na gravação de voz, sempre pensado para podcasts e streaming, como vem otimizado para as plataformas mobile – no entanto, fica o aviso que terão de comprar um adaptador USB-C para Lightning, outro percalço da marca –, muito fácil de ligar e começar rapidamente a gravar. A ausência de uma base ou braço de suporte é uma falha grave, pois obriga os utilizadores a comprarem um novo acessório, caso não tenham já um em mãos, mas o PD300X não deixa de ser um microfone robusto, resistente e elegante dentro do seu design minimalista e sóbrio. As surpresas são poucas, mas a performance é sólida e a sua acessibilidade acaba por ser uma mais valia. É ligar e começar a gravar, sem perder qualidade – assim é a visão da Maono para o mercado.

O Maono PD300X encontra-se para venda por volta de 99€.

Este dispositivo foi cedido Maono.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados