Tudo estádios que, à partida, receberão os jogos de futebol do Campeonato da Europa de 2021.
Apesar dos constrangimentos e das incertezas do atual cenário de pandemia, se tudo se confirmar, pela primeira vez desde a sua criação, o Campeonato da Europa de 2021 não terá uma sede definida e os jogos terão lugar em oito dos estádios mais lendários e modernos do continente. Só para terem uma ideia, o jogo de abertura está marcado para Roma, a 11 de junho, entre a Itália e a Turquia. A decisão da prova decorrerá, depois, em Londres, com a final marcada para 11 de julho no Estádio de Wembley.
Deste modo, para compreender os desafios de engenharia que implicaram a construção dos oitos estádios, o canal Odisseia estreia o especial Mega Estádios da Europa, uma série documental de seis episódios.
De Wembley, na Inglaterra, a Baku, no Azerbeijão, passando por Bilbao, Munique, Budapeste e São Petersburgo, o Odisseia viaja por toda a Europa para conhecer as seis verdadeiras façanhas arquitectónicas que são o plasmar do engenho dos seus arquitetos, que não tiveram dúvidas em recorrer a soluções tão audazes como um arco de 315 metros de comprimento, modernos tetos retráteis, fachadas compostas por milhares de painéis luminosos ou terrenos de jogo desmontáveis. A Europa tem uma longa história de actividades desportivas que remontam ao antigo período grego.
Os primeiros dois episódios da série documental Mega Estádios da Europa serão exibidos já esta quinta-feira, dia 20 de maio. Depois, o terceiro e quarto episódios irão para o ar a 27 de maio. Finalmente em junho, nos dias 3 e 10, são exibidos o quinto e sexto episódio, respetivamente.