Este novo chip parece ser uma pequena evolução do Helio G99.
A MediaTek anunciou um novo chip dedicado a dispositivos móveis, o Helio G100. Basicamente, trata-se apenas de uma versão ligeiramente modificada do já nosso bem conhecido Helio G99, uma vez que os seus núcleos de CPU e GPU são absolutamente idênticos. A principal mudança é que este novo chip suporta sensores de câmara com até 200MP, enquanto que o Helio G99 está limitado a no máximo 108MP.
O MediaTek Helio G100 já está a ser entregue a parceiros da empresa. Na China já foi anunciado um smartphone com este novo SoC, o Tecno Camon 30S Pro. O processador tem um total de oito núcleos de CPU – dois ARM Cortex-A76 com velocidade de clock de 2,2 GHz e seis Cortex-A55 com velocidade de clock de até 2 GHz. O chip pode lidar com RAM LPDDR4X e armazenamento interno UFS 2.2. É compatível com ecrãs com resolução máxima de FullHD+, com até 2520 x 1080 pixeis.
A MediaTek também fala do chamado “modo elevador” para este novo chip. O objetivo é garantir que as ligações móveis sejam restauradas o mais rápido possível após perdê-las – por exemplo, o restauro da ligação após ter sido perdida num túnel ou num elevador. E como sempre nesta série, não conta com suporte para as redes 5G, mas conta com suporte para o 4G, VoLTE e ViLTE.
Tecno Camon 30S Pro é o primeiro smartphone com o novo Mediatek Helio G100
Acima de tudo, estamos perante um processador que está destinado a ser utilizado em dispositivos móveis de nível básico ou classe média baixa.
