Prevê-se que as obras arranquem no primeiro semestre de 2023.
No final do mês passado, em reunião de câmara, o município de Matosinhos aprovou o lançamento dos concursos públicos para reabilitar cinco conjuntos habitacionais do concelho. São eles: Ponte do Carro, Chouso, Recarei, Custió e Seixo II.
O investimento, na ordem dos 25 milhões de euros, visa melhorar as condições de habitabilidade e salubridade das habitações, eliminando situações de infiltrações de água pela cobertura e fachadas, mas também a eficiência energética dos edifícios.
Segundo a presidente da autarquia, prevê-se que as obras arranquem no primeiro semestre de 2023. “O objetivo é termos habitações dignas para todas as famílias e, estas empreitadas contribuem para que esse objetivo seja realidade”, explicou Luísa Salgueiro.
Em termos de valores por bairro, o montante mais caro vai para o conjunto habitacional de Custió, com um investimento de 11,2 milhões de euros. Segue-se o bairro Recarei, com 3,7 milhões de euros; o bairro do Seixo II, com 3,6 milhões de euros; o bairro do Chouso, com 2,6 milhões de euros; e o bairro Ponte do Carro, com 1,7 milhões de euros de investimento.
O prazo de conclusão das obras varia de bairro para bairro, com a duração dos trabalhos a ir até aos 32 meses.