Mastercard vai começar a descartar os cartões com banda magnética a partir de 2024

- Publicidade -

Já em 2029 não serão produzidos mais cartões com estas características.

À medida que a indústria dos cartões de pagamento se vai tornando cada vez mais segura, seja recorrendo a chips ou pagamentos contactless, há também que ir eliminando características que vão ficando obsoletas. É o caso das bandas magnéticas, que vão começar a desaparecer dos cartões Mastercard a partir de 2024.

Seja em cartões de débito ou crédito, essa transição na Europa por parte da Mastercard vai começar em 2024, ano em que a banda magnética já não será exigida em novos cartões. Nos Estados Unidos, contudo, essa transição só começará em 2027, uma vez que a adoção de pagementos com recurso a chips tem sido mais lenta.

Já em 2029 não serão produzidos mais cartões com estas características e, em 2033, estimam-se que desapareçam da face da Terra.

As bandas magnéticas surgiram na década de 60, tendo sido amplamente utilizadas durante cerca de 30 anos, quando começaram a aparecer os primeiros cartões com chips, ou seja, a partir da década de 90. A Mastercard diz ainda que é a primeira empresa de pagamentos a anunciar publicamente que vai deixar de suportar as bandas magnéticas.

Esta é uma excelente notícia, mas é preciso recebê-la com cautela, uma vez que terminais de pagamento mais obsoletos (encontramos muitos deles em vários estabelecimentos) não costumam ler, por vezes, os cartões com chip, sendo requerido a tal banda magnética. Até 2024, esperemos que essa situação seja resolvida.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados