Conheçam em maior detalhe o primeiro grande exclusivo da Nintendo Switch 2.
A Nintendo apresentou uma nova edição do Direct dedicada a Mario Kart World, o próximo grande título da série e o primeiro exclusivo da Nintendo Switch 2, com lançamento marcado para 5 de junho. O novo jogo introduz novidades à fórmula clássica, com destaque para um mundo aberto e interligado e muitos modos de jogo renovados.
O mundo aberto é o maior destaque de Mario Kart World e a estreia da série no género, abrindo as pistas com regiões distintas ligadas entre si, na qual os jogadores poderão navegar ativamente para as próximas corridas. A nova transmissão mostrou algumas das áreas do jogo com ambientes como cidades, planícies, desertos e até zonas subaquáticas, que contarão com condições climatéricas dinâmicas e ciclos de dia e noite. Este novo mundo serve de base a diversos modos, incluindo Grand Prix, Knockout Tour, Free Roam e o clássico Battle Mode, que são também demonstrados na transmissão.
No Grand Prix, cada taça continua a incluir quatro corridas, mas agora os jogadores terão de conduzir entre pistas, tornando essa navegação parte do desafio. Já o Knockout Tour propõe uma maratona de corridas com eliminações progressivas, onde é necessário cumprir objetivos e sobreviver a ataques aleatórios no percurso. E no modo Free Roam, será possível vaguear pelo mundo, encontrar moedas escondidas, completar missões, tirar fotografias e até participar em atividades secundárias com recompensas.
O Battle Mode é um dos modos já tradicionais, que regressa com os sub-modos Coin Runners e Balloon Battle, agora integrados no mundo aberto, enquanto as novas mecânicas incluem o Charge Jump, que permite saltar para carris, andar pelas paredes e aceder a caminhos secretos, e a funcionalidade Rewind, que permite rebobinar no tempo em caso de erro – embora os rivais continuem a mover-se normalmente.
Como já havia sido revelado, o número de participantes também aumenta com até 24 jogadores que podem competir simultaneamente, tanto no Grand Prix como no Knockout Tour. O jogo suporta ainda vários formatos de multijogador: até quatro em ecrã dividido na mesma consola, oito em multijogador local (duas pessoas por consola) e competição online com jogadores de todo o mundo. No modo Free Roam, será possível ver onde estão os amigos no mapa e juntar-se a eles instantaneamente.
A transmissão também deu destaque à funcionalidade GameChat da nova consola, que permite conversar por voz com outros jogadores através do microfone da consola – mesmo sem subscrição Nintendo Switch Online até 31 de março de 2026. Com a câmara opcional Nintendo Switch 2 Camera, os jogadores poderão dizer olá uns aos outros em videochamadas, com deteção automática para até quatro pessoas no mesmo sistema.
Mario Kart World inclui dezenas de pistas novas, como Mario Bros. Circuit, Crown City, Starview Peak e Boo Cinema, bem como recriações de circuitos clássicos integrados neste novo mundo. Já no que diz respeito a personagens, para além dos habituais Mario, Peach ou Bowser, estarão disponíveis opções mais inesperadas como Goomba, Spike e até uma Vaca.
A variedade de itens também foi reforçada com novidades como o Coin Shell, Ice Flower, Hammer, Mega Mushroom, Feather e a magia de Kamek, que introduz efeitos imprevisíveis durante as corridas. Os jogadores poderão ainda recolher Dash Food em restaurantes temáticos como o de Yoshi, que concedem melhorias temporárias e desbloqueiam visuais alternativos para as personagens.
Não menos importantes, também foram confirmados outros modos como o Time Trials, com fantasmas online, e o VS Race, com personalização completa das regras. O jogo traz ainda várias opções de acessibilidade e controlo, como condução assistida, aceleração automática, controlo por movimento e compatibilidade com o acessório Joy-Con 2 Wheel.
Mario Kart World será lançado no dia 5 de junho em exclusivo para a Nintendo Switch 2.