Marco Ferreri em retrospetiva na Festa do Cinema Italiano

Este ano, a Festa do Cinema Italiano presta homenagem a Marco Ferreri (1928-1997), um dos grandes nomes do cinema italiano.

Numa altura em que são assinalados 20 anos após o seu desaparecimento, a Festa do Cinema Italiano – em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema – exibe filmes deste realizador, integrados na secção Amarcord, dedicada aos grandes clássicos de Itália.

Sem seguir tradições, cómico e um autor contra as normas estabelecidas, Marco Ferreri tem uma obra onde proliferam o humor negro, o surrealismo subversivo e uma crítica ácida à sociedade.

Entre os filmes a exibir há, por exemplo, o polémico e premiado La grande abbuffata (A Grande Farra), de 1973, uma dura crítica à sociedade de consumo, distinguido no festival de Cannes com o prémio da crítica internacional; El cochecito (A Motoreta), de 1960, uma comédia negra alvo da censura espanhola que se tornou um filme de culto; Dillinger è morto (Dillinger Morreu), de 1969, que marcou a mudança definitiva do realizador para o género mais satírico e libertário e, entre outros, Ciao maschio (Adeus Macho), primeiro filme do realizador em língua inglesa, em 1978, que se passa em Nova Iorque e onde o protagonista é o francês Gérard Depardieu.

Em breve, serão divulgados todos os filmes – alguns nunca estrearam no nosso país – que integram esta retrospetiva que terá lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge.

Em Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se de 4 a 12 de abril, no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. É organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e com parceria estratégica da EGEAC.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,451FansCurti
4,042SeguidoresSeguir
530SeguidoresSeguir

Relacionados

Começa hoje a Festa do Cinema Italiano em versão online

Foi há duas semanas que aqui dissemos que a Festa do Cinema Italiano ia acontecer em formato online, em virtude da edição deste ano em salas de cinema ter sido adiada. Pois bem, é hoje que começa o evento, mas em versão adaptada a esta nova realidade.

13ª Festa do Cinema Italiano vai apresentar mais de 50 filmes

Ainda no outro dia falámos deste festival, embora não tivéssemos muitos detalhes sobre a programação. Agora, sabemos que, ao longo de mais de 10 cidades, a Festa do Cinema Italiano irá apresentar mais de 50 filmes.

Já se sabe quando e onde vai acontecer a 13ª Festa do Cinema Italiano

Nesta 13ª Festa do Cinema Italiano, há que destacar o filme de abertura. Trata-se de Pinocchio, de Matteo Garreno, um dos filmes mais esperados do ano, que vai ser exibido no Cinema São Jorge, em Lisboa, e que contará com a presença do ator que dá vida a Pinocchio, Federico Lelapi, de 10 anos.
- Publicidade -

Mais Recentes

Canal Disney Channel Family Fun começa a funcionar no Dia da Criança

Este é um canal temporário, funcionando até final do mês de junho.

McDonald’s vai mudar sistema de pontos do programa MLovers

Esta é a primeira grande alteração feita no funcionamento do conhecido programa.

Clientes Kapten prestes a serem migrados para a Free Now

Depois dos motoristas, vai chegar a vez dos clientes.