Marco Ferreri em retrospetiva na Festa do Cinema Italiano

Este ano, a Festa do Cinema Italiano presta homenagem a Marco Ferreri (1928-1997), um dos grandes nomes do cinema italiano.

- Publicidade -

Numa altura em que são assinalados 20 anos após o seu desaparecimento, a Festa do Cinema Italiano – em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema – exibe filmes deste realizador, integrados na secção Amarcord, dedicada aos grandes clássicos de Itália.

Sem seguir tradições, cómico e um autor contra as normas estabelecidas, Marco Ferreri tem uma obra onde proliferam o humor negro, o surrealismo subversivo e uma crítica ácida à sociedade.

Entre os filmes a exibir há, por exemplo, o polémico e premiado La grande abbuffata (A Grande Farra), de 1973, uma dura crítica à sociedade de consumo, distinguido no festival de Cannes com o prémio da crítica internacional; El cochecito (A Motoreta), de 1960, uma comédia negra alvo da censura espanhola que se tornou um filme de culto; Dillinger è morto (Dillinger Morreu), de 1969, que marcou a mudança definitiva do realizador para o género mais satírico e libertário e, entre outros, Ciao maschio (Adeus Macho), primeiro filme do realizador em língua inglesa, em 1978, que se passa em Nova Iorque e onde o protagonista é o francês Gérard Depardieu.

Em breve, serão divulgados todos os filmes – alguns nunca estrearam no nosso país – que integram esta retrospetiva que terá lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge.

Em Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se de 4 a 12 de abril, no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. É organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e com parceria estratégica da EGEAC.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Eis as cidades que vão receber a 14ª Festa do Cinema Italiano

A 14ª Festa do Cinema Italiano presta homenagem às divas do cinema italiano e assinala os 20 anos dos confrontos antiglobalização na Cimeira do G8 em Génova.

13ª Festa do Cinema Italiano vai ter muitos filmes na Filmin

Os filmes estão disponíveis para aluguer individual a 3,95€ durante uma semana após a data de estreia no festival.

13.ª Festa do Cinema Italiano vai mesmo realizar-se este ano

Será em novembro, em mais de 10 cidades portuguesas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Electric Daisy Carnival (EDC) Portugal é substituído este ano pelo Secret Project Festival

Vai acontecer no mesmo local que o EDC e nas mesmas datas anteriormente definidas para 2022.

Serviço de streaming OPTO volta ao ativo

Foram três semanas sem acesso à plataforma.

STCP alarga frota com 81 autocarros MAN

Os autocarros têm 12 metros de comprimento e contam com 37 lugares sentados, 44 lugares em pée ainda 1 lugar de cadeira de rodas.