Maior mostra de vinhos em Portugal acontece já em outubro

A maior feira vínica do país está de volta. De 26 a 29 de outubro, todos os caminhos vão dar ao Grandes Escolhas Vinhos & Sabores (GEVS), evento organizado pela revista Grandes Escolhas e que este ano volta a ter lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) – Pavilhão 1 –, no Parques das Nações. Chamada obrigatória para enófilos, grandes aficcionados e profissionais do sector, onde vão poder provar milhares de vinhos de centenas de vinícolas de todas as regiões de Portugal e, também, de outros países, para além de contactar diretamente com produtores e enólogos.

- Publicidade -

São mais de 6.000 m2 onde não vão faltar (os) deliciosos “Sabores”, este ano com mais oferta e presença reforçada. Porque as novidades apimentam relações, mas também eventos, o GEVS de 2018 aposta no “Enoturismo” com um espaço dedicado em exclusivo a esta vertente do negócio. Nota ainda para a alteração no que toca ao horário de sábado e domingo, agora das 15h às 22h. No primeiro dia as portas abrem às 18h e encerram às 22h e, na segunda-feira, dia em exclusivo para profissionais, é tempo de visitar entre as 11h e as 18h. Os bilhetes estão à venda na TicketLine e os valores variam entre os 15 e os 20€.

Concurso de Vinhos “A Escolha da Imprensa”

Este é um evento que envolve largos meses de preparação. O pontapé de saída oficial acontece no dia 18 de outubro, com a realização do Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa, competição que põe em prova cega perante cerca de 50 jurados – oriundos da comunicação social, blogosfera e também do comércio – algumas centenas dos vinhos que vão estar no GEVS 2018. A ideia é eleger os melhores do evento, não apenas aos olhos de especialistas de vinho, mas considerando o gosto do público e as preferências do mercado. Os resultados são revelados numa cerimónia própria, no primeiro dia do evento, a 26 de outubro.

O lado didáctico das Grandes Escolhas vínicas

Um dos pontos altos são as “Provas Especiais”, momentos de partilha, de aprendizagem e de degustação de vinhos, muitas vezes raros, orientadas por críticos de prestígio ou por produtores de referência. No dia 26, o Opus One, o icónico vinho de Napa Valley, e o Reserva Especial da Casa Ferreirinha fazem parte de duas conversas distintas, com início às 18h30 e às 19h, respectivamente. No dia 27 é a vez de falar de Casa de Saima, a expressão de um terroir da Bairrada; da Quinta de Sanjoanne, o carácter de um Vinho Verde diferente; dos Tesouros dos vinhos da Madeira Wine Company; da Magia das vinhas velhas, por Luís Lopes; e do Porto Kopke: 380 anos, uma história maior. No Ddomingo é tempo de ouvir o enólogo Carlos Lucas falar e dar a provar os seus vinhos topo de gama; de perceber como se deu o regresso do Tapada de Chaves, um grande clássico, agora nas mãos da Fundação Eugénio de Almeida; de enaltecer a classe e a sofisticação dos espumantes Murganheira; de provar uma selecção de vinhos de 2008, na companhia do grande mestre João Paulo Martins; e de dar palco à Bacalhôa e aos seus elegantes Moscatel de Setúbal. O acesso a estas “Provas Especiais” obriga a inscrição e reserva de bilhete próprio, no valor de 40€, este ano a cargo da Ticketline.

Menos exclusivas e abertas a todos os visitantes são as “provas rápidas”, que decorrem num pequeno anfiteatro “instalado” no meio do recinto e onde variadíssimos produtores vão para fazer apresentações sucessivas de dois dos seus vinhos. Uma iniciativa que tem o sugestivo nome de “Prove Connosco”.

O vinho e a comida, numa relação e harmonização perfeita

A degustação de vinhos é fundamental para requerer um maior conhecimento no que diz respeito a esta matéria. Mas, verdade seja dita, vinho e comida resulta num casamento perfeito! Como o próprio nome indica, este é um evento onde reinam também os “Sabores”, estando disponíveis em formato de showcooking(s), num espaço dedicado a comida “de faca e garfo” e numa zona de Street Food. O desafio é dar azo à harmonização, elegendo o que melhor sabe a cada um.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Reserva Branco 2020 é a mais recente aposta da Restrito

Pretende dar continuidade à missão da Restrito em criar vinhos e produtos gourmet de características excecionais.

O novo vinho do Continente tem apenas 7,5% de álcool

É o chamado vinho low-alcohol.

Gloria 1906. Este vinho celebra o título de campeão nacional do Sporting Clube de Portugal

Mas atenção: esta é uma edição especial e limitada a apenas 1906.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Estão a nascer novos apartamentos de luxo no Chiado

A conclusão das obras está prevista para janeiro de 2023.

Novos episódios de House of the Dragon deverão ser gravados em Portugal

Ou seja, as filmagens de uma segunda temporada devem, muito provavelmente, acontecer novamente em Monsanto.