E prometem mais detalhes para breve.
Esta semana, a Comissão Técnica Independente (CTI), através da apresentação do relatório preliminar sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa, indicou que a “solução com mais vantagem” passa por manter o aeroporto da Portela, em simultâneo com Alcochete, até que estejam criadas condições para que Alcochete funcione como aeroporto único, com um mínimo de “duas pistas”.
Outra solução considerada “viável” passa igualmente por manter a Portela, com um novo aeroporto em Vendas Novas, também até que este último reúna as infraestruturas necessárias para ser aeroporto único. Mas os promotores do Magellan 500, o projeto de um futuro aeroporto em Santarém, alegam que foram identificados vários “erros e vícios graves de avaliação que prejudicam a avaliação do Aeroporto de Santarém”.
No que toca à navegação aérea, dizem os promotores em comunicado que, no início dos trabalhos da CTI, em fevereiro de 2023, foi apresentado “um projeto de compatibilização do espaço aéreo, demonstrando como o Magellan 500 é compatível com a base de Monte Real”, projeto esse que foi “objeto duma reunião específica de apresentação à CTI a 21 de abril”, mas que nunca “mereceu qualquer resposta formal ou informal ao longo dos trabalhos”.
“Ao nível dos pressupostos, consideramos que o relatório não coincide com o país real. O Aeroporto de Santarém foi concebido para aproveitar as infraestruturas existentes do país, minimizando o esforço dos contribuintes portugueses. Soluções como Alcochete e Vendas Novas pressupõem um conjunto de infraestruturas que não existem, que exigirão muito tempo e esforço dos contribuintes, e como tal não são comparáveis”, segundo se pode ler no mesmo comunicado de imprensa.
Além disso, os promotores consideram “haver muitos outros erros de avaliação comparativa em áreas como, para dar alguns exemplos entre muitos outros: Acessibilidade Ferroviária, Coesão Territorial, Biodiversidade, Necessidades de Financiamento e Tempo de Construção”.
Recorde-se que o projeto Magellan 500 para a construção dum aeroporto na região de Santarém foi concebido ao longo de cerca de três anos por uma vasta equipa que inclui consultores nacionais e internacionais de referência na conceção de aeroportos.
De resto, a Magellan 500 promete uma “exposição pública do que considera serem os erros de avaliação do Relatório Preliminar”, sendo que mais detalhes serão divulgados em breve.