LXeeseCake Bistro – Jantar para gulosos

Na passada 3ª feira, dia 29 de Janeiro, o Zomato, no âmbito das experiências exclusivas que providencia aos seus clientes Gold, organizou um jantar só de sobremesas no LXeeseCake Bistro, na LX Factory.

LXeeseCake
- Publicidade -

O LXeese Cake nasceu há quatro anos da imaginação e persistência da Ana Fernandes, ou Madame Cheeselova para efeitos cibernéticos, que da sua cozinha de casa começou a experimentar diversas receitas de cheesecake ao estilo americano, o qual se distingue desde logo pela sua massa cozida.

Grandes coisas têm pequenos princípios, e neste momento na LXeese Cake já existem mais de 200 receitas diferentes de cheesecake, inteiro, em fatia ou versão mini, para além da produção de gelado artesanal e de bolachas (ou cookies, se preferirmos em estrangeiro), estas últimas com direito a espaço próprio no LXeese Cake Lab, na vizinha Rua Rodrigues de Faria.

Há aqui então muito espaço para a experimentação, e é nessa lógica que se testou, no espaço LXeese Cake Bistro, uma espécie de sala de estar compartilhada com uma loja de óculos, e onde se recebem clientes, eventos e se fazem pratos à medida que não constam no menu habitual, um menu de jantar cuja ideia-base é conter em todos os pratos elementos de sobremesas.

Assim, a refeição iniciou-se com trouxinhas de cheesecake, acompanhadas de compota picante e rúcula. Sem dúvida, o ligeiro mas persistente picante ajudou a equilibrar o conjunto, bem como o fresco da rúcula. Um prato com muito potencial de evolução.

Estes factores acabaram por estar um pouco ausentes do creme de abóbora assada com laranja, o qual se revelou doce demais, com a abóbora a dominar demais o prato. A ideia original de servir esta sopa com croissants, um salteado de cogumelos, e outro com queijo creme e salmão fumado, elementos que acabaram por aparecer mais tarde, teria ajudado. A clássica combinação de salmão foi uma das de maior sucesso geral.

Se na teoria isto constituiria as entradas, na prática, os comensais já estavam bastantes satisfeitos aquando da chegada do primeiro prato, uma trilogia de sobremesas: pavlova de frutos vermelhoscrème brûlée de cheesecake com erva príncipe e um cheesecake vegan de Maracujá. Em destaque, as natas fresquíssimas da pavlova, com a miniatura de cheesecake vegan a provar-se um sabor mais divisivo.

Tempo para um (bem-vindo) limpa palatos consistindo num gelado da casa com espumante doce, antes da pièce de résistance: o cheesecake tipo NY. Apesar de alguma hesitação em provar tendo em conta a riqueza do que já tinha sido comido, lá se arranjou espaço para dividir uma fatia, e os fãs deste tipo de sobremesa não vão ficar com certeza desiludidos com este belo exemplar, a chamar por um lanche a acompanhar um chá nestes dias mais frios.

Ao mesmo tempo, chegam os cookies, já mencionados novos membros da família LXeese Cake, nas variedades de aveia, manteiga de amendoim e chocolate, passas e massa de cheesecake, ainda bem quentinhos. Casaram muito bem com o café.

Mesmo com alguns elementos a equilibrar, e sem dúvida que as notas doces merecem ser reduzidas num menu tão vasto como este, esta experiência apresentou pernas para andar, mostrando que uma loja de sobremesas pode ocupar um lugar muito maior do que o estamos habituados numa visita a destes espaços, e extravasar os clássicos pequenos-almoços e lanches.

Fotos de: João Trindade

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Frank Carter & the Rattlesnakes dão concerto em Lisboa em 2022

Um novo espetáculo promovido pela Prime Artists.

Há três freguesias de Lisboa com um projeto de recolha de equipamentos elétricos

“Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” é o mote do projeto piloto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Electrão.

Câmara Municipal de Lisboa passa a oferecer testes ilimitados à COVID-19

E é também alargado a não moradores de Lisboa.

Festival Sónar ganha datas para Lisboa. Cartaz só é conhecido em setembro

Os primeiros 500 bilhetes estão à venda a partir de hoje e custam 95€.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Streamings da RTP2 e RTP3 passam finalmente para HD

Não, não é Full HD, mas tudo é melhor que o SD.

NOS Wi-Fi vai ser descontinuado em agosto

Estavam a contar com o serviço quando fossem de férias para aceder à Internet? É melhor pensarem em alternativas.