fbpx

Como criar uma loja de e-Commerce em apenas nove passos

Comprar online é uma atividade cada vez mais comum em Portugal. Esta mais recente moda surge no âmbito da transformação das formas de comércio tradicional, algo que obrigou muitas lojas físicas a esforçarem-se para atrair os clientes e a modernizar-se.

De facto, as compras online são, cada vez mais, user friendly. Segundo o estudo Observador Cetelem e-Commerce 2018, a grande maioria das pessoas compra diretamente nos sites das marcas. Por exemplo, mais de 80% das pessoas escolhem comprar nos sites das marcas, enquanto 56% vão a plataformas agregadoras, como eBay e Amazon.



Temos ainda páginas de classificados, como o Custo Justo ou o OLX, onde 24% dos consumidores compram. Mas como criar uma loja online? Será um bicho de sete cabeças? No próximo guia, a Zaask mostra que não, sendo mais fácil do que o que parece.

Passo 1 – Criar a empresa online

O primeiro passo para iniciar uma loja de e-Commerce é ter uma empresa ou marca. Podem, por exemplo, fazê-lo na Empresa na Hora ou no Balcão do Empreendedor no Portal do Cidadão.

Quanto a custos, podem ultrapassar os 582€ (360€ para criar a empresa na hora e, se for uma empresa online, custa 180€ + 200€ com o registo da marca, sendo que online fica por 100€ + 15€ a 22€ para registar o domínio, que é válido por um ano).

Devem escolher um domínio (.com, .pt, .net, .org, .eu, etc…) que identifique o website na Internet. A escolha do domínio é muito importante, pois pode inclusive ter influência no futuro tráfego que podem vir a ter.

Escolhido o domínio, só têm agora de o registar em empresas como DNS, Domínios, GoDaddy ou a AMEN.

Passo 2 – Ter presença online

A segunda tarefa que devem realizar é alojar o domínio da empresa num servidor físico, nas instalações da empresa ou numa cloud. Depois, devem optar pelo tipo de presença na Internet:

  • Site institucional, onde podem expor o vosso negócio – com ou sem produtos – mas sem hipótese de vender online. É um modelo para empresas que pretendem dar a conhecer o seu negócio, mas que não querem vender através da Internet;
  • Loja online, onde permitam a venda de produtos e o pagamento online dos mesmos. Indicado para quem pretende dar a conhecer o seu negócio e vender produtos e serviços na Internet.

Passo 3 – Pensar operacionalmente

É muito importante planear como vão operacionalizar toda a estratégia de e-Commerce da vossa marca, tendo de pensar em tópicos como o limite do espaço em disco, a análise dos indicadores do site, a ou as base de dados, o apoio ao cliente, o preço, entre outros.

Se estão a pensar vender online, devem pensar nos modos de pagamento que querem ter no website – não se esqueçam que, quanto mais tiverem, mais facilmente clientes efetuarão a compra. Há várias soluções de pagamento, tais como o cartão de crédito (VISA, MasterCard, MB Way, etc…), PayPal, referência multibanco, entre muitos outros. Devem perceber quais são as melhores soluções de pagamento online para o negócio e clientes.

Quase que nem é preciso referir que é necessária a abertura de uma conta bancária comercial para gerir as transações financeiras online. Para isso, para além da conta, é preciso criar um gateway de pagamento (aplicação para e-Commerce instalada num servidor remoto e mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações online em sites de e-Business).



Passo 4 – Escolher a tecnologia necessária

Se vão ter uma loja online, vão precisar de um software que faça a ligação entre o site e infraestrutura que permita a clientes escolher e encomendar os produtos ou serviços, alterar encomendas e efetuar pagamentos.

Também devem optar por sistemas que permitam efetuar promoções, descontos e outras formas de fidelização de clientes.

Ao mesmo tempo, é importante implementar um sistema informático de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning ou ERP) que integre todas as funções mais importantes da gestão da empresa, que seja certificado e permita a emissão do ficheiro SAF-T para as Finanças. Da mesma forma, se for possível, apostem num sistema informático de gestão dos clientes (Customer Relationship Management ou CRM).

Passo 5 – Fazer benchmarking e pesquisa de palavras-chave

Estes passos podem ser feitos em qualquer etapa do processo e já entra no âmbito do marketing. Aliás, é um processo contínuo. Testem em motores de busca como o Google e ferramentas de keyword research (como o Keyword Planner ou Ubersuggests) algumas expressões que considera serem utilizadas por potenciais clientes para verificar o interesse por temas relacionados com o negócio e observar o número de páginas apresentadas.

Simultaneamente, façam uma investigação sobre a concorrência direta e indireta: registem as melhores práticas de marketing online e tentem fazer melhor. Tentem colocar-se na pele de cliente e tentem chegar a conclusões que permitam implementar as melhores estratégias de modo a que optem pela vossa loja virtual. Não se esqueçam que, independentemente de todas as variáveis, ter o melhor produto é fulcral.

Passo 6 – Estruturar o site

Comecem a organizar toda a informação possível sobre os produtos ou serviços que têm para oferecer, nomeadamente categorias e subcategorias, características, descrição e vantagens, referências, preços, entre outros que acharem relevantes.

Depois, chega a altura de decidir que páginas querem ter no site, que links desejam inserir, que menus, categorias e produtos querem apresentar, entre outros. O mais comum é criar uma homepage com algumas categorias básicas, como “Produtos e serviços” “Sobre nós”, “FAQ”, “Contactos” e “Mapa do site”.

Tirem ideias de sites funcionais e apelativos e construam um design consistente, user friendly, com uma boa user experience e a mesma estrutura de navegação em todas as páginas. Ter bom pessoal de programação web pode ajudar nesta fase.



Passo 7 – Testar a loja online

Depois de fazerem upload dos conteúdos para o servidor, devem testar cuidadosamente o site várias vezes e de diferentes formas. Tenham especial atenção ao funcionamento dos links, compatibilidade com os vários browsers, resolução e compatibilidade do ecrã nos diferentes dispositivos e tempo de carregamento do site.

Passo 8 – Promover o website

Agora falta pôr o marketing da vossa empresa a mexer. Se não promoverem ativamente a loja online, fica mais complicado angariarem clientes. Podem apostar tanto em ações pagas, como orgânicas, sendo que hoje os conteúdos são muito importantes para que um site seja indexado e bem classificado nos motores de busca. Se não têm uma equipa de marketing, podem sempre pedir ajuda a empresas qualificadas.

Passo 9 – Garantir o cumprimento de questões legais

Não se descuidem com as questões legais. É importante obter junto da ACEPI a certificação para lojas online, assegurando o cumprimento dos requisitos legais.

Existem, igualmente, regras de obrigatoriedade de informação, prazos de devolução e proteção de dados dos consumidores, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a cumprir e que devem estar explícitas na informação sobre as condições de compra no website.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Novo serviço da DPD permite criar lojas online

As entidades que adiram ao serviço poderão fazer expedições com ou sem conta na DPD, de forma totalmente integrada.

Ljubomir Stanisic lança a sua primeira loja online

Podem comprar café, facas, livros e, claro, muitas bebidas.

JMV lança loja online. Há vinhos, espumantes, cafés e chás

Nesta fase de lançamento, a JMV arranca com uma campanha que coloca mais de 40 produtos com preços especiais.

Clientes com 70 ou mais anos deixam de pagar entregas do Continente ao domicílio

A partir de agora, os clientes seniores com 70 anos ou mais não pagam taxa de entrega das compras ao domicílio. Esta não é uma medida que se aplique ao online.
- Publicidade -

Mais Recentes