Seis locais perfeitos em Portugal para observar as estrelas cadentes

Uma imperdível chuva de estrelas.

- Publicidade -

Por esta altura, já deverão saber que, todos os anos, durante os meses de julho e agosto, acontece uma chuva de estrelas única, que dá pelo fenómeno de Perseidas.

Na primeira quinzena de agosto, especialmente nas noites de 12 e 13 de agosto, o rasto do cometa Swift-Tuttle oferece um espetáculo de poeira meteórica que atravessa a nossa atmosfera sob a forma de estrelas cadentes.

O fenómeno Perseidas, assim denominado porque a maioria das estrelas cadentes chega da constelação de perseus, também poderá ser observado em Portugal. Os melhores locais para observar esta chuva de estrelas são os que têm uma menor poluição luminosa, ou seja, com pouca iluminação artificial.

A pensar nisso mesmo, a Yescapa, plataforma intermediária de aluguer de autocaravanas e campervans, propõe uma lista de lugares perfeitos em Portugal para observar as estrelas cadentes.

Santuário da Peninha (Sintra)

O Santuário da Peninha localiza-se nos cumes da Serra de Sintra. O caminho para lá chegar é um pouco longo, mas muito compensador. Sendo constituído por um palacete romântico do início do século XX e uma antiga ermida, o Santuário fica a 488 metros de altitude. A partir daqui, poderão ver o Cabo Espichel ou a Arrábida, mas também o Carvoeiro ou as Berlengas.

Castro de Monte Mozinho (Penafiel)

O Castro de Monte Mozinho é um povoado castrejo de época romana e é também conhecido como a cidade morta de Penafiel, tendo 408 m de altitude. Além de uma visita ao passado, num local cheio de História, a elevada altitude deste local permite um posicionamento especial para o vislumbre da chuva de estrelas.

Sistelo (Gerês)

A aldeia de Sistelo, com cerca de 270 habitantes e localizada no concelho de Arcos de Valdevez, é considerada o “pequeno Tibete português” e uma das 7 Maravilhas de Portugal. Está situada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa paisagem verde em socalcos. Nesta encantadora e pacata aldeia, é possível fazer trekking pelo trilho do Miradouro da Estrica, numa viagem ideal para uma noite constelada.

Portinho da Arrábida

Esta maravilha da natureza fica a pouco mais de uma hora de distância de Lisboa, no distrito de Setúbal, em pleno Parque Natural da Arrábida. Além da sua belíssima praia, o Portinho da Arrábida é também um local propício para assistir à chuva de estrelas, tirando partido de todas as mais-valias naturais deste local, onde poderão fotografar, em toda a sua plenitude, o movimento das estrelas.

Grande Lago do Alqueva (Alentejo)

O maior lago da Europa Ocidental é um dos destinos mais procurados pelos portugueses, mas não só, recebendo visitas ao longo do ano. É também um lugar privilegiado para observar as estrelas, tendo sido o primeiro destino Starlight no mundo, classificação atribuída a locais com poluição luminosa muito baixa. Por esse motivo, o Grande Largo do Alqueva é um local que deverão ter em conta para acompanhar a dança das estrelas do fenómeno Perseidas.

Observatório Astronómico de Santana (Ilha de São Miguel, Açores)

A ilha dos Açores tem uma poluição luminosa reduzida, fazendo deste um local ideal para observar estrelas. Situado no Pico do Bode, em Santana, Rabo de Peixe, este Observatório é um Centro de Ciência que faz parte da rede regional de Centros de Ciência, sendo o único centro de Astronomia da Região.

Fonte:Yescapa
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.

Burger King abre novo restaurante em Sesimbra

É o 12º spot da marca no distrito de Setúbal e o segundo em Sesimbra.

Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.