É algo que já aconteceu com muitos de nós: ter de fazer uma reclamação por escrito no livro vermelho, também conhecido como Livro de Reclamações. Mas e porque não tê-lo sempre à mão?
As vantagens são várias. É que, em qualquer lado (desde que tenhamos bateria e acesso à Internet), será possível não só fazer Reclamações, como também Elogios e Sugestões. Além disso, é-nos possível através do smartphone consultar a nossa atividade.
O serviço online está ativo desde 1 de julho de 2017 e, desde então, já fez poupar imenso tempo aos consumidores, até porque, seja para reclamar ou elogiar, não é necessário fazê-lo no formato tradicional.
Por exemplo, ao submetermos uma reclamação, essa queixa é logo remetida não só para a entidade em questão, mas também para a entidade reguladora do setor.
Algo útil é o facto de, no smartphone, podermos não só avançar com uma reclamação simples, como anexar fotografias ou mensagens áudio. Quando tiverem a queixa pronta a submeter, basta fazê-lo no local indicado.
Depois basta esperarem 15 dias úteis pela resposta da entidade sobre a qual reclamaram, e, a partir daí, decidir como querem agir.
Em todo o caso, não se deixem ficar caso, ao fim dos 15 dias úteis, a resposta da empresa seja demasiado vaga. Façam valer os vossos direitos enquanto consumidores.
A app Livro de Reclamações está disponível tanto para Android como para iOS.