LISBOA ZERO. A plataforma que vem combater o desperdício alimentar

- Publicidade -

Esta plataforma tem como cidade piloto Lisboa, mas o objetivo é ser replicada mundialmente, combatendo o desperdício alimentar.

LISBOA ZERO

Mais um dia, mais uma iniciativa para combater o desperdício alimentar. E ainda bem. Chama-se LISBOA ZERO e é uma aplicação colaborativa que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, promovida pela Comissão Europeia através do programa FORCE- Cities Cooperating for Circular Economy. O mais curioso? Lisboa é a primeira cidade a contar com esta novidade.

A plataforma ainda não está totalmente finalizada, mas o objetivo será fazer com que empresas possam doar os excedentes a quem mais precisa, como instituições de solidariedade social, conselhos paroquiais, fundações, entre outras entidades. Dessa forma, não só estarão a combater a escassez de alimentos, como a reduzir a pegada de carbono, contribuindo para a redução de toneladas de emissões de CO2 e consumo de recursos hídricos.

E claro, ao evitar o desperdício da produção de alimentos, recanaliza-se esses produtos para uma nova linha de consumo. Já para os cidadãos comuns, esta plataforma será útil para ensinar umas quantas coisas relacionadas com consumo mais sustentável, separação de resíduos, reciclagem e hábitos de vida e alimentação mais saudáveis.

Na fase piloto de lançamento, a LISBOA ZERO contou com a participação da Auchan, Pingo Doce, Ritz Four Seasons Lisboa e o restaurante A Valenciana, entidades que colaboram já na rede Zero Desperdício.

- Publicidade -

Relacionados