Lisboa começa a contar com semáforos com símbolos para daltónicos

Graças ao ColorADD, criado pelo designer gráfico Miguel Neiva.

semáforos daltónicos Lisboa
- Publicidade -

Ainda ontem demos conta de que os parques de estacionamento de dois centros comerciais portugueses ganharam uma sinalética não intrusiva que complementa os sistemas de comunicação cromáticos já existentes. Tudo graças ao ColorADD, criado pelo designer gráfico português Miguel Neiva.

O código ColorADD está disponível em 135 países. Já em Portugal, locais como o Metro do Porto, hospitais de São João e dos Capuchos, parques da EMEL, estádios de futebol, além dos parques de estacionamento que mencionámos. Agora, eis que este sistema chega agora a Lisboa, nomeadamente a semáforos.

Na prática, quatro passadeiras no centro de Lisboa (cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque de Ávila e em mais três ruas no centro da cidade) passam a contar com semáforos inclusivos, permitindo aos daltónicos identificar qual a cor do semáforo através de símbolos.

Se, normalmente, um daltónico pode demorar até 90 segundos a perceber que está verde, com esta novidade facilita-se, e muito, a vida a pessoas com esta perturbação visual. Assim, nesses semáforos, a luz vermelha surge acompanhada de um primeiro triângulo, ao passo que, com a cor verde, estará um símbolo diagonal por cima de um outro triângulo. Tudo códigos do sistema ColorADD.

Depois de Lisboa, esta novidade chegará em breve a cidades como Porto, Amadora e Loures.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,026FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Campo Pequeno, em Lisboa, recebe evento teste-piloto a 9 de maio

É o quarto evento teste-piloto em Portugal.

Estes centros comerciais já contam com um alfabeto de cores inclusivo

Existem atualmente, a nível global, 350 milhões de daltónicos, o que representa 10% da população masculina em todo o mundo.

Oleões inteligentes começaram a chegar a Lisboa

E para que tudo funcione, será necessário utilizar uma app... que irá sortear vouchers para atividades culturais ao longo do tempo.

Há um novo (e gigante) espaço de cowork em Lisboa

É o terceiro cowork da Idea Spaces em Lisboa, que anteriormente abriu espaços no Parque das Nações e no Palácio Sotto Mayor.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há um carregador ultrarrápido para veículos elétricos na A1

Está instalado na Área de Serviço Santarém, no sentido Norte/Sul.