Graças ao ColorADD, criado pelo designer gráfico Miguel Neiva.
Ainda ontem demos conta de que os parques de estacionamento de dois centros comerciais portugueses ganharam uma sinalética não intrusiva que complementa os sistemas de comunicação cromáticos já existentes. Tudo graças ao ColorADD, criado pelo designer gráfico português Miguel Neiva.
O código ColorADD está disponível em 135 países. Já em Portugal, locais como o Metro do Porto, hospitais de São João e dos Capuchos, parques da EMEL, estádios de futebol, além dos parques de estacionamento que mencionámos. Agora, eis que este sistema chega agora a Lisboa, nomeadamente a semáforos.
Na prática, quatro passadeiras no centro de Lisboa (cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque de Ávila e em mais três ruas no centro da cidade) passam a contar com semáforos inclusivos, permitindo aos daltónicos identificar qual a cor do semáforo através de símbolos.
Se, normalmente, um daltónico pode demorar até 90 segundos a perceber que está verde, com esta novidade facilita-se, e muito, a vida a pessoas com esta perturbação visual. Assim, nesses semáforos, a luz vermelha surge acompanhada de um primeiro triângulo, ao passo que, com a cor verde, estará um símbolo diagonal por cima de um outro triângulo. Tudo códigos do sistema ColorADD.
Depois de Lisboa, esta novidade chegará em breve a cidades como Porto, Amadora e Loures.