Uma central fotovoltaica, uma fachada bioclimática, parceria com a primeira cooperativa de energia renovável portuguesa, serviços worklife balance, acessibilidade e um programa cultural diferenciado. Estes são alguns dos pontos distintivos deste novo espaço de cowork em Lisboa, cortesia da marca portuguesa de hubs criativos de coworking Heden.
Chama-se Heden Santa Apolónia e ficará instalado no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, num dos emblemáticos edifícios de autoria do Arq. Carrilho da Graça. Ao todo, o espaço contará com 1000m2 com salas privadas, open space e um auditório para 120 pessoas.
O destaque vai, porém, para a sustentabilidade deste projeto. Ao incorporar uma central fotovoltaica para autoconsumo (cerca de 100 painéis solares e uma potência instalada de 30kWp), será capaz de alimentar a grande maioria das suas necessidades energéticas. Além disso, contará com uma fachada verde bioclimática que, graças ao seu potencial de arrefecimento passivo, irá reduzir (20% a 30%) a potência necessária para o sistema de climatização.
Como se não bastasse, conta ainda com iluminação LED de baixo consumo e materiais de construção eficientes (madeiras nativas, bambu e cortiça, entre outros).
Este Heden Santa Apolónia teve um investimento global de 300 mil euros, em parte financiado por pequenos investidores através da plataforma da Go Parity – plataforma de crowdlending para projetos de cariz sustentável. O espaço abre ainda este mês, se bem que para eventos privados, e a 1 de dezembro para empresas e coworkers.
Os preços variam consoante vários fatores e necessidades, começando nos 20€ e indo até um máximo de 2.500€.
Além deste espaço, a marca Heden conta com dois espaços em Lisboa, o Heden Graça e o Heden Chiado, onde estão instaladas marcas/empresas como a Cloudflare, Marley Spoon e Flaner.
Além da sustentabilidade, estes espaços de cowork destacam-se ainda pela oferta de variados serviços, como Yoga, massagens, meditação e outras terapias a preços especiais. Além disso, e afirmando-se como hub de conhecimento e cultura, o Heden dinamiza, para membros e colaboradores, workshops, palestras e cursos ministrados por especialistas em áreas tão diversas como crises humanitárias e ajuda internacional, alimentação saudável ou até iniciação à programação informática.