Lisboa tem 11 máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas para reciclagem

As 11 máquinas de devolução automática estarão instaladas em superfícies comerciais e no Mercado Municipal de Benfica.

11 máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas para reciclagem
- Publicidade -

Além do projeto-piloto que se encontra em curso no território nacional, Lisboa passa agora a contar com mais 11 máquinas de devolução automática de bebidas, de modo a que possam ser facilmente recicladas.

O projeto Bebidas+Circulares arranca, assim, com uma série de máquinas que estarão instaladas em lojas de insígnias como Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglês e, ainda, no Mercado Municipal de Benfica, em resultado da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Os equipamentos estão preparados para receber embalagens de bebidas em plástico PET e latas de metal, com três destas máquinas a aceitarem também garrafas de vidro.

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as embalagens aceites (garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET e latas de metal e, nas máquinas identificadas, garrafas de vidro, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) e recebem um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues. O valor recebido também pode ser doado à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações reverterão para a Associação Ajuda de Berço, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas localizada na Freguesia de Benfica.

Este projeto, que espera recolher 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado nos próximos 12 meses, visa também preparar a implementação do futuro Sistema de Depósito de embalagens de bebidas, que deverá arrancar em 2022.

Nessa altura, o objetivo será o de incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido, por circuitos dedicados a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa, seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Sou de uma zona aqui junto a fronteira Vilar formoso.
    Era imensamente gratidão de uma máquina aqui nesta zona……
    Em algum supermercado……
    Thanks…..
    …… atentamente… Agostinho Videira Amaral

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Frank Carter & the Rattlesnakes dão concerto em Lisboa em 2022

Um novo espetáculo promovido pela Prime Artists.

Há três freguesias de Lisboa com um projeto de recolha de equipamentos elétricos

“Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” é o mote do projeto piloto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Electrão.

Pingo Doce adianta-se ao Continente e deixa que clientes utilizem embalagens próprias em todas as secções das lojas

Ou seja, podem usar para levar peixe, carne, comida fresca, pão e charcutaria.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Governo anuncia três fases para a “libertação”. Discotecas e bares poderão voltar a funcionar em outubro

Espera-se que, em finais de outubro, 85% da população portuguesa esteja totalmente vacinada.

Trust coloca o jogo nas nossas mãos com dois novos ratos

Conheçam o GXT 922 Ybar e o GXT 131 Ranoo.

Kena: Bridge of Spirits falha o verão e ganha uma nova data

Um dos jogos de aventura e fantasia mais aguardados do ano sofre mais um ligeiro atraso.