Lisboa tem 11 máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas para reciclagem

As 11 máquinas de devolução automática estarão instaladas em superfícies comerciais e no Mercado Municipal de Benfica.

11 máquinas para devolução automática de embalagens de bebidas para reciclagem
- Publicidade -

Além do projeto-piloto que se encontra em curso no território nacional, Lisboa passa agora a contar com mais 11 máquinas de devolução automática de bebidas, de modo a que possam ser facilmente recicladas.

O projeto Bebidas+Circulares arranca, assim, com uma série de máquinas que estarão instaladas em lojas de insígnias como Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglês e, ainda, no Mercado Municipal de Benfica, em resultado da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Os equipamentos estão preparados para receber embalagens de bebidas em plástico PET e latas de metal, com três destas máquinas a aceitarem também garrafas de vidro.

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as embalagens aceites (garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET e latas de metal e, nas máquinas identificadas, garrafas de vidro, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) e recebem um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues. O valor recebido também pode ser doado à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações reverterão para a Associação Ajuda de Berço, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas localizada na Freguesia de Benfica.

Este projeto, que espera recolher 2,5 milhões de embalagens e atingir 50 toneladas de plástico reciclado nos próximos 12 meses, visa também preparar a implementação do futuro Sistema de Depósito de embalagens de bebidas, que deverá arrancar em 2022.

Nessa altura, o objetivo será o de incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido, por circuitos dedicados a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa, seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Sou de uma zona aqui junto a fronteira Vilar formoso.
    Era imensamente gratidão de uma máquina aqui nesta zona……
    Em algum supermercado……
    Thanks…..
    …… atentamente… Agostinho Videira Amaral

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Há um novo (e gigante) espaço de cowork em Lisboa

É o terceiro cowork da Idea Spaces em Lisboa, que anteriormente abriu espaços no Parque das Nações e no Palácio Sotto Mayor.

Rede de sensores vai monitorizar a qualidade do ar em Lisboa

É a primeira vez que tal acontece na capital.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Plano Ferroviário Nacional quer ligar todas as capitais de distrito e cidades com mais de 20.000 habitantes

Pensado a longo prazo, é a primeira vez que Portugal tem um Plano Ferroviário Nacional. O investimento estimado é de 10 mil milhões de euros.

O novo Pastel de Nata da BAGGA cortou 50% no açúcar

E como seria de esperar, houve uma redução de gordura. Porém, a BAGGA promete o sabor de sempre no seu Pastel de Nata.

McBifana está de volta aos restaurantes McDonald’s

Nas versões McBifana Original e McBifana Mostarda.