Está disponível 24 horas por dia em todo o continente e ilhas e é inteiramente grátis, façam a chamada da rede móvel ou fixa. Por isso, a partir de agora, basta ligar para o 1400 de modo a garantir o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico.
O 1400 é especialmente recomendado às pessoas que, pela sua idade ou condição de saúde, se devem abster de qualquer saída à rua durante a pandemia de COVID-19. O centro de atendimento dará prioridade à satisfação dos pedidos de doentes crónicos e pessoas com mais de 60 anos.

A linha pode ainda ser usada para planear visitas à farmácia. O serviço 1400 garantirá a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, com especial atenção aos mais urgentes.
Aliás, a escolha da farmácia cabe a cada cidadão, mas o serviço de atendimento telefónico irá sempre quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis.
No que toca às modalidades de entregas ao domicílio, as farmácias garantem a dispensa de medicamentos, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.
O serviço SAFE 1400 cumpre as boas práticas de farmácia e de distribuição, testadas em projetos-piloto que decorreram em Bragança e Loures.