Nova linha Porto-Lisboa vai ligar ambas as cidades em 1h15

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O projeto faz parte do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030. O investimento é de 4.500 milhões de euros.

Há vários anos que se pretende criar algo que ligue as duas maiores cidades do país em tão pouco tempo. Aliás, o jornal Público avançou com essa manchete a 6 de julho de 1999. Já se passaram mais de 20 anos e nada foi feito.

Em 2020, o Governo anunciou que, no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), um dos destaques irá para a criação de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto.

Esta semana, realizou-se a Sessão Informativa “Investimentos nas Infraestruturas Ferroviárias Nacionais”, durante a qual foram destacados os grandes investimentos que estão programados no âmbito do PNI2030, realçando os projetos associados à Alta Velocidade, como a nova Linha Porto-Lisboa.

A motivação para a criação desta nova linha deve-se, principalmente, para reduzir o tempo de trajeto entre Porto e Lisboa, para aumentar a qualidade dos serviços de Longo Curso e para libertar, também, a capacidade na linha do Norte para o tráfego suburbano e de mercadorias.

Esta ligação será desenvolvida em três fases, iniciando-se com a construção do troço entre Porto e Soure. A construção de uma nova linha de via dupla de alta velocidade para passageiros (LAV) entre Porto Campanhã e Lisboa Oriente viabilizará um tempo de percurso próximo de 1h15.

Neste momento, só para terem noção, ir da estação Porto Campanhã a Lisboa Oriente demora, no mínimo, 2h50, com os bilhetes de viagem no Alfa Pendular a poderem ser adquiridos por 19,50€… se comprados com antecedência. Há também preços promocionais por 27€, mas, sem contarmos com descontos, os preços variam entre os 31,90€ e os 44,60€, para a segunda e primeira classe, respetivamente.

É também possível fazer esse trajeto por apenas 9,50€, mas não só têm de apanhar o comboio de madrugada, como a viagem demora cerca de 3h15. E por aqui se percebe o porquê do investimento desta nova linha de alta velocidade.

De acordo com um documento da IP – Infraestruturas de Portugal, a Fase 1, a ficar concluída de 2026 a 2028, permitirá fazer a viagem Porto-Lisboa em 1h57. Já até 2030, essa mesma viagem será concluída em somente 1h17. E já em 2030, esse tempo ficará reduzido para os prometidos 1h15. Atenção que estes são tempos em viagens sem paragens.

Na verdade, esta linha de alta velocidade dará um salto qualitativo disruptivo no serviço ferroviário que o país tanto precisa, sendo capaz de transformar profundamente o território nacional. Leiria, por exemplo, ficará a somente 39 minutos de Lisboa (de comboio, atualmente, esse trajeto é feito, na melhor das hipóteses, em 3h08m) a 18 minutos de Coimbra e a 47 minutos do Porto. Podemos também olhar para Aveiro, que pode ficar a 21 minutos do Porto ou a 1h06m de Lisboa.

E no que toca ao resto do país? Bom, estão a ser feitos estudos para Eletrificação da Linha do Leste e Novo Acesso a Portalegre, para a Linha de Leixões e uma nova ligação ao Aeroporto Sá Carneiro, para a Nova Linha no Vale do Sousa, para reativação do troço Pocinho – Barca D’Alva e para reativação do troço Beja – Ourique.

Em relação a preços, bom, nada foi ainda divulgado, mas é possível que tenhamos de tudo. Se olharmos para o exemplo de Espanha, é possível fazer Madrid-Barcelona, um trajeto de 600 quilómetros, por apenas 10€. Este preço somente é garantido se comprado com antecedência, pois em cima da hora os preços podem subir para 80€ ou 90€. Tudo dependerá da organização.

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