Porque a Limpeza de Hotéis é ainda mais importante no verão

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A limpeza de hotéis é essencial, principalmente no verão, quando o calor propicia o aumento de micro-organismos e infestações. Saibam como prevenir.

A limpeza de hotéis, guest houses, pensões e alojamento local é obviamente importante durante todo o ano. Ninguém gosta de ficar num local sujo e malcuidado, principalmente quando está de férias.

Durante o verão, são exigidos ainda mais cuidados de higiene. Isto faz com que muitos hotéis contratem os serviços especializados de uma empresa de limpeza, até porque a atual falta de mão-de-obra no setor não permite dar uma resposta à altura.

Há que ter em conta que as instalações de hotéis e similares são mais intensamente utilizadas na época alta, contribuindo para uma maior necessidade de limpeza.

Além disso, as temperaturas altas contribuem para a proliferação de bactérias e micro-organismos. As pragas de insetos e roedores também se tornam mais visíveis no verão, podendo exigir uma intervenção profissional. Estes visitantes indesejados são atraídos pela maior disponibilidade de alimento, humidade e calor.

Como as alterações climáticas impactam a limpeza de hotéis

É claro que o tempo ameno facilita tarefas como arejar o quarto, sacudir tapetes, lavar as roupas de cama e mesmo pintar paredes. Quem trabalha em hotelaria sabe como é importante poupar tempo e esforço neste tipo de atividades, principalmente quando há muitos hóspedes a circular.

Contudo, as alterações climáticas vieram complicar, entre outras coisas, as habituais atividades de housekeeping. O meio ambiente mais húmido e quente e a ocorrência de secas prolongadas obrigam a planear com bastante cuidado a utilização dos recursos e a execução das limpezas.

Num cenário pós-pandemia, e depois de dois anos em que o setor turístico foi um dos mais afetados economicamente, é muito importante garantir a limpeza e higienização das instalações hoteleiras, sem, contudo, prejudicar a sustentabilidade.

Em Portugal, o selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal funcionou como um instrumento de apoio às empresas, reforçando a confiança do país como destino turístico seguro. Atualmente, o selo foca não só a questão sanitária, como também pretende prever outras eventuais crises de saúde pública, como ondas de calor, incêndios, sismos, etc.

Quais as responsabilidades do departamento de limpeza de um hotel?

Uma equipa de limpeza profissional realiza dezenas de tarefas diariamente, com o objetivo de manter o hotel ou guest house a funcionar sem problemas. Os funcionários de limpeza deverão usar equipamento de proteção individual (como máscaras ou luvas) sempre que seja preciso evitar o contato direto com produtos de limpeza.

Tudo isto deve ser feito de uma forma quase invisível, ou seja, que respeite o sossego, bem-estar e privacidade dos hóspedes. Para tal, é necessário fazer as limpezas em horários flexíveis, com o mínimo de ruído e de obstrução à circulação de pessoas.

As áreas que exigem mais cuidado na limpeza e manutenção de um estabelecimento hoteleiro são:

Hall de entrada, receção, elevadores e escadas

Esvaziar caixotes de lixo e cinzeiros, limpar dedadas de bancadas e vidros, manter o chão sempre limpo e o ambiente agradável são as tarefas dos profissionais de limpeza. Os átrios, elevadores, escadas e patamares também requerem vigilância e limpeza. Diversos fatores podem contribuir para a frequência de limpeza exigida, desde a quantidade de pessoas à natureza do espaço. Se estivermos num hotel de praia, por exemplo, é natural que tenha mais areia no chão. Já num hotel de cidade, há maior propensão a superfícies sujas pela poluição.

Piscinas, campos de jogos, jardins

Para limpar equipamentos nas áreas exteriores do hotel, podem ser necessários instrumentos específicos, como aspiradores de piscina, corta-relvas ou detergentes e utensílios apropriados para cada tipo de material. Os profissionais especializados deverão estar habilitados a prestar diversos tipos de limpeza que abranjam a totalidade de instalações do hotel ou alojamento local. As instalações sanitárias anexas a estes espaços devem ser também limpas periodicamente.

Cozinha, restaurantes e bares

Os espaços onde se manipulam alimentos exigem ainda mais cuidado. Toda a área aberta ao público deve estar irrepreensivelmente limpa, incluindo chão, paredes, mesas, balcões e cadeiras. Já na cozinha, a lei obriga a implementar o sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), uma metodologia preventiva que reduz os riscos de contaminação e garante a segurança alimentar.

Quartos e casas de banho

Todos os lençóis e toalhas devem ser trocados sempre que mudam os hóspedes de cada quarto. Alguns hotéis mudam a roupa de cama e atoalhados todos os dias; outros deixam à consideração do hóspede a necessidade de os substituir, numa abordagem mais ecológica que permite poupar água, eletricidade e detergente.

Aspirar o chão, limpar o pó de móveis e objetos de decoração, lavar a casa de banho com produtos desinfetantes e lavar os vidros e espelhos são outras tarefas diárias incluídas na limpeza de quartos. O responsável deve também verificar a limpeza e reabastecimento do minibar e os pedidos especiais dos clientes (refeições, bebidas, toalhas ou almofadas extra, etc.)

Lavandaria

Algumas unidades têm capacidade para tratar a sua própria roupa; outras contratam os serviços de uma lavandaria especializada em hotéis e alojamento local. As tarefas incluem limpar a seco, lavar, secar, passar a ferro e armazenar têxteis como lençóis, toalhas, fardas, almofadas, etc.

Este serviço pode ser estendido aos próprios hóspedes que precisem de roupa lavada durante a estadia, cobrando uma taxa previamente definida.

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