Liga NOS é uma competição de futebol bem desequilibrada

É o que diz um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia, que comparou o equilíbrio competitivo da Liga NOS com as principais Ligas de Futebol da Europa.

O estudo “O equilíbrio competitivo no futebol em Portugal e nas Big#5” analisou as últimas quatro épocas desportivas das competições nacionais de futebol em Portugal (Liga NOS), Espanha (La Liga), Inglaterra (Premier League), Itália (Serie A), Alemanha (Bundesliga) e França (Ligue 1), tendo como base a observação das dimensões pontuação, resultados e golos marcados e sofridos de todas as equipas envolvidas nas competições. Neste estudo, é referido que a Liga NOS é a competição europeia mais desequilibrada, logo a seguir à Premier League, que domina este ranking. No extremo oposto está a espanhola La Liga, a competição com maior equilíbrio competitivo na última época desportiva, seguida da italiana Serie A.

Comparando o equilíbrio competitivo global nas últimas quatro épocas das Ligas em análise, o estudo da Universidade Europeia concluiu que, desde a época 2015/2016, a liga inglesa tem vindo a perder competitividade, sendo atualmente menos competitiva do que a Liga NOS, que surge logo a seguir. Analisando a pontuação da última época, a Premier League é a competição onde a equipa campeã faz mais pontos por jogo (2.58) apesar da diferença para o segundo classificado ser a menor (0.03 pontos por jogo).



Portugal classifica-se logo a seguir como a Liga onde o campeão faz mais pontos por jogo (2.56) e onde a diferença para o segundo classificado é menor (0.06 pontos por jogo), tal como acontece na liga alemã Bundesliga. Contudo, a liga portuguesa é a que tem a maior diferença entre o primeiro e o quinto classificados, contrariamente à Serie A, que obteve uma diferença menor.

Na distância entre o primeiro e último classificado, a liga espanhola, que tem sido a mais consistente em termos de pontuação ao longo das últimas quatro épocas, sobressai com a menor diferença (1.45 pontos por jogo), que, no caso da Liga Inglesa, é muito superior (2.16 pontos por jogo).

LIGA NOS é das que tem menos empates

Na análise dos resultados, o estudo realçou que é unânime em todas as ligas europeias a importância de se marcar primeiro para o desfecho final do jogo. Na última época desportiva, as ligas onde existiram uma menor percentagem de recuperações de resultados negativos foram em primeiro lugar a Premier League e logo depois a Liga NOS e a Bundesliga. A Liga NOS apresenta a maior percentagem de vitórias por um golo de diferença (41%), seguida da Ligue 1 (40%). Tanto a Premier League (19%) como a Liga NOS (20%) registam a menor percentagem de empates.

A Bundesliga foi a liga que registou maior percentagem de goleadas (24%) em comparação com a La Liga que foi a que registou uma menor percentagem de goleadas (12%). De forma geral, nos últimos três anos, a La Liga, a Ligue 1 e a Serie A têm vindo a aumentar o equilíbrio nos resultados dos seus diferentes jogos. Em contrapartida, a Liga NOS, que registou um grande equilibro nos resultados em 2016/2017, situa-se num patamar intermédio entre as principais ligas europeias. Já a Premier League foi a competição com maior desequilíbrio nos resultados dos seus jogos.

Na análise dos golos, o estudo concluiu que a Liga NOS foi a competição com menor percentagem de equipas com diferença de golos positiva (28%), contrariamente à Serie A e à Bundesliga, onde metade das equipas têm mais golos marcados que sofridos. Já na análise dos golos marcados e sofridos, a Bundesliga regista a maior diferença média ao longo dos jogos (1.65), seguida da Premier League (1.53) e da portuguesa (1.44). Nesta comparação, é a La Liga a competição onde os resultados dos jogos têm uma menor diferença média de golos marcados e sofridos (1.20), seguida da Ligue 1 (1.24) e Serie A (1.26).

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

10,847FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Empresas podem agora anunciar em jogos de futebol a partir de 500€

Alguns estádios de futebol já aderiram a esta tecnologia da STADS.

Oficial: Fase final da Liga dos Campeões 2020 vai acontecer em Lisboa

Após muitos rumores, confirma-se: os quartos de final, meias-finais e final da Champions League irão realizar-se na capital lisboeta.

Amazon vai transmitir gratuitamente alguns jogos da Premier League no Reino Unido

Os direitos televisivos são sempre uma questão que envolve muito dinheiro. Especialmente se falarmos de jogos de futebol.

Liga NOS pode regressar a 4 de junho. Clubes têm de concordar com a decisão

É nesse dia que deverá acontecer o primeiro jogo da 25.ª jornada da Liga NOS.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes