Lei do Cinema. Plataformas de streaming e canais de TV por subscrição passam a pagar uma taxa de 1% da faturação

O objetivo? Financiar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Serviços
- Publicidade -

A lei é polémica e promete dar que falar, mas foi aprovada e vai mesmo acontecer. “Somos o primeiro país da UE a aplicar esta tipo de medida (a taxa)”, garantiu José Magalhães, deputado do PS que participou no debate da especialidade sobre esta denominada Lei do Cinema, ao Expresso.

Para já, a grande novidade: plataformas de streaming, como Netflix, Disney+, HBO, Amazon Prime Video e afins, bem como canais de TV por subscrição, passam a pagar 1% da faturação dos seus serviços. O pagamento dessa taxa servirá para financiar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), que, desta forma, beneficiará não só dos milhões de euros do Orçamento do Estado, como desta nova taxa.

Essas plataformas/serviços passam, também, a estar sujeitos a novas regras de inserção de publicidade. Neste caso, quem produz ou insere vídeos nas plataformas, terá de informar as mesmas sobre a existências de anúncios ou outras ações publicitárias.

Já plataformas como YouTube e outros serviços de partilha de vídeos deverão impedir a difusão de conteúdos de ódio ou que sejam nocivos para crianças e jovens.

A Lei do Cinema refere ainda que os consumidores poderão cancelar contratos de TV cujas condições foram alteradas sem a devida divulgação junto dos mesmos. “Devem ser comunicadas ao consumidor, com 30 dias de antecedência, quaisquer alterações das condições contratadas, com a expressa menção da faculdade de resolução do contrato, sem quaisquer ónus ou encargos, sempre que tais alterações respeitem à composição ou preço da oferta de serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido disponibilizados pelos operadores de distribuição”, refere a lei agora aprovada.

Resta saber se a aplicação desta nova taxa trará consequências para os consumidores de serviços de streaming e canais de TV pagos, nomeadamente um aumento de preços.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Meel TV é a primeira plataforma de streaming em Portugal dedicada à gastronomia

Existem anúncios publicitários, porém, o acesso aos programas da Meel TV é totalmente gratuito.

Mini-Críticas Cinema – Edição 2021

Normalmente preparo este tipo de artigo perto do final de cada ano com mini-críticas que fui guardando de alguns filmes para os quais não tive tempo de escrever uma opinião mais extensa.

Filmes icónicos estreiam este mês na HBO Portugal

Começando em Parasites, passando por Forrest Gump e A Beautiful Mind, há muito por onde escolher.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio de França com furos na estratégia da Mercedes

A Fórmula 1 voltou ao circuito Paul Ricard com a edição de 2021 do Grande Prémio de França e, se durante os treinos e qualificação, ficou a ideia que os Pirelli podiam sair furados novamente, afinal foi a estratégia da Mercedes que saiu feita em pedaços. No fim, quem festejou foi a Red Bull: vitória de Max Verstappen e 3º lugar para Sergio Pérez.

Mais antiga praça de touros de Portugal dará lugar a um centro cultural

O projeto é da Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa.

Rede regional dos Açores vai ter nove novos percursos pedestres

Os municípios e juntas de freguesa têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados.