- Publicidade -

LEGO 2K Drive é um sólido kart-racer em mundo aberto que perde a força quando a sua natureza MMO se revela.

O ano é 1999 e LEGO Racers foi, provavelmente, uma das minhas introduções aos jogos de corrida. Inspirado nos brinquedos que eu e muita gente adorava e ainda adora, com a sua apresentação brincalhona e um estilo de jogo semelhante ao que encontramos em kart-racers modernos, foi, para mim, um marco na minha vida de jogador.

Já se passaram muitos anos, outros jogos semelhantes surgiram e só voltei a experienciar a adrenalina da velocidade com LEGO na expansão para Forza Horizon 4, que conseguiu misturar um pouco dos dois mundos, o lado sim-arcade open-world do jogo da Playground Games, com a nostalgia e diversão de um LEGO Racers modernizado. E, agora, com a Visual Concepts e a 2K, tive outra oportunidade de viajar no tempo com um jogo 100% LEGO.

Senti que LEGO 2K Drive é uma verdadeira sequela espiritual do antigo LEGO Racers. Talvez seja pelo tema, pelo seu look, mas é por algo tão muito mais simples, que é apenas um dos elementos de LEGO 2K Drive: as suas provas.

Despido de todo o ruído e da amalgama de géneros que encontramos na exploração do seu mundo aberto enquanto progredimos na carreira, são as corridas que vivem na minha cabeça sem pagar renda, pois são divertidas e “diretas ao assunto”. À semelhança de LEGO Racers e de outros kart-racers, controlamos o nosso veículo em circuitos fechados com um número limitado de voltas, onde podemos optar por ter uma condução ofensiva através da captura de itens e de armas, destacando-se o incrível portal que nos atira uns lugares mais à frente nas voltas.

Fazer este tipo de eventos num jogo de mundo aberto não é uma tarefa fácil, e jogos da série Need For Speed e Forza Horizon mostram isso por vezes, pois não aproveitam bem a geografia e decoração ambiental para tornar cada circuito variado e interessante. Felizmente, LEGO 2K Drive faz um excelente trabalho nesse aspeto, pois não só o mapa está recheado de landmarks e pequenas localizações únicas, como a possibilidade de transformar o nosso veiculo num veiculo off-road, ou num barco, abrem as portas a oportunidades únicas e refrescantes a cada sessão.

Carregado de humor e de charme, LEGO 2K Drive tem uma apresentação divertida e infantil em quantidades bastante toleráveis, que oferece um enorme dinamismo ao tempo passado na Briklandia, um mundo aberto extenso e dividido por distritos que vão sendo desbloqueados à medida que progredimos na história e evoluímos a nossa personagem. E é aqui que LEGO 2K Drive mostra algumas falhas, porque as suas ambições são altíssimas.

LEGO 2K Drive tem um pouco de GTA ou, até, de Crazy Taxi. Entre corridas e provas, somos atolados de atividades secundárias ao estilo de fetch quests, corridas contra o tempo e outras atividades mais únicas que, apesar de oferecerem diversidade, podem também quebrar o nosso ritmo, especialmente quando o jogo nos avisa que temos que atingir nível X para progredir, como se as corridas por si só não bastassem. É um pouco limitador e, acima de tudo, um reflexo da sua verdadeira natureza: um jogo online.

LEGO 2K Drive podia ser mais simples, mas infelizmente vive muito da absorção do jogador em atividades, algumas repetitivas, de grind para subir de nível após nível, não resultando numa progressão e num desbloqueio de novos veículos particularmente interessante. E quando me apercebi disso, a vontade de continuar a explorar o seu mundo desvaneceu relativamente rápido.

Felizmente, o construtor que há em mim e a jogabilidade seguraram-me no jogo. Para além de uma seleção bastante variada e divertida de veículos disponíveis e desbloqueáveis, podemos criar os nossos próprios veículos, que podem ser fruto de amor e engenharia, ou a maior e mais divertida aberração em pista, com o jogo a pedir urgentemente um photomode apenas para partilhar as nossas criações em diferentes situações.

O comportamento de cada veículo é drasticamente diferente, mesmo dentro das suas classes, o que ajuda a tornar o jogo emocionante e refrescante, com uma ligeira curva de aprendizagem a cada troca. Pode tornar-se particularmente frustrante quando queremos um veículo mais cool, ainda que menos eficaz, mas faz parte da magia do jogo.

LEGO 2K Drive é um jogo bastante expansivo, divertido e com o charme suficiente para nos absorver durante horas, sempre com algo de novo para encontrar ou fazer. Colocando de parte a sua natureza de jogo enquanto serviço e um início cheio de micro-tutoriais que podem ser um pouco chatos, poderá ser uma experiência nostálgica para jogadores mais velhos, naquele que parece ser uma evolução lógica, ou uma sequela de legado de uma série há muito tempo adormecida. As corridas em LEGO estão de regresso em boa forma.

Recomendado

Cópia para análise (versão Xbox Series X|S) cedida pela 2K Games.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados