KLM voa há 79 anos para Portugal

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Ninguém diria, mas foi a 2 de abril de 1940 que foi inaugurada a rota Amesterdão–Porto–Lisboa–Amesterdão. Na altura, tal feito constituiu um marco relevante nas relações entre os dois países, num período particularmente difícil na Europa. Este primeiro voo foi efetuado num DC-2 (o modelo percursor do célebre Dakota da Douglas) e durou oito horas entre Amesterdão e Espinho, onde fez escala antes de aterrar na Granja do Marquês (Aeródromo de Sintra).

Já o modelo DC-3 foi o primeiro avião a abrir o tráfego no Aeroporto da Portela, em Lisboa, a 15 de Outubro de 1942 – quando a frota da KLM operava a rota Bristol-Lisboa-Bristol, a única ligação aérea com Inglaterra na época.

Ainda vai demorar algum tempo até a KLM celebrar 100 anos de voos em Portugal, é certo. Mas mais certo que isso é o facto da KLM ter celebrado um século de existência enquanto companhia este ano. E há razões para celebrar, especialmente no nosso país.

Por exemplo, num evento realizado esta semana, os responsáveis da KLM para o mercado português revelaram que houve um aumento de 23% em clientes em 2018 e um incremento da oferta em 56% desde 2016, ano que procedeu a abertura da rota entre o Porto e o seu hub em Amesterdão-Schiphol (maio de 2017), complementando a já existente a partir de Lisboa.

A título de curiosidades, sabiam que a campanha ‘Um bilhete = Uma árvore’, lançada em Portugal e Espanha em 2018, contribuiu para a plantação de quase 6300 pinheiros no nosso país? Sabe-se também que, em 2020, a KLM irá abrir na Europa a primeira fábrica de biocombustível.

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