Ecosia – Este é um motor de busca que planta árvores

por Echo Boomer

Muitos de nós temos por hábito usar o motor de pesquisa da Google desde que utilizamos a Internet. Não só porque nos surge por defeito, mas também por, de certa forma, uma familiaridade. Mas e se conseguíssemos, com clicks, ajudar a combater a desflorestação? É esta a premissa do Ecosia, um motor de busca que planta árvores.

A ideia surgiu de Christian Kroll, após ter visitado a Ásia e América do Sul, continentes onde aprendeu mais sobre a desflorestação e as suas consequências nas alterações climáticas.

Já nós, enquanto utilizadores, não temos de fazer nada a não ser pesquisar. E com isso estamos a plantar árvores. A diferença é que o Ecosia usa os resultados do Bing para nos dar informação, ou seja, é bem possível que a informação apresentada possa diferir um pouco da que surge no motor de pesquisas da Google. Mas isso acaba por ser secundário, até porque estamos a ajudar o meio ambiente.

Como é que o Ecosia ganha dinheiro?

Com anúncios, pois claro, que são exibidos nas páginas de pesquisa. E se puderem neles clicar tanto melhor.

Mas desenganem-se se pensam que a empresa fica com boa parte do bolo. É que 80% do lucro gerado é doado para a plantação de árvores. Estes 80%, por norma, variam entre 50 e 80 mil dólares por mês.

Se visitarem o Ecosia, irão reparar que já foram plantadas milhões de árvores graças às pesquisas dos utilizadores. Estas árvores são plantadas em países onde é realmente necessário, como Burkina Faso, Peru, Indonésia, Brasil, Etiópia ou Tanzânia, só para referir algumas.



Com uma atitude tão nobre, também a forma como a empresa trabalha é de destacar. Para já, os responsáveis publicam todos os meses os seus relatórios financeiros, mostrando transparência total.

Depois, os servidores do Ecosia utilizam somente energia 100% renovável, além de que cada pesquisa efetuada neste motor de busca remove 1kg de CO2 da atmosfera.

Finalmente, garantem ainda que os dados dos utilizadores não são vendidos a anunciantes.

Se ficaram interessados no Ecosia, basta irem à página indicada, ou, se quiserem, podem instalar a respetiva extensão para o browser que utilizam. O Ecosia está também disponível para Android e iOS.

Boas pesquisas!

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: