Foi na IFA 2018, a decorrem em Berlim, na Alemanha, que o CEO da Huawei, Richard Yu, apresentou o Kirin 980, o novo processador da tecnológica chinesa. Como primeiro SoC comercial do mundo, fabricado com o processo de 7 nm da Taiwan Semiconductor Manufacturer Company (TSMC), o Kirin 980 combina o melhor desempenho, eficiência, recursos de conetividade e capacidade de processamento com IA Dual NPU.
Superioridade acima dos outros chips do mercado
A avançada tecnologia TSMC de 7nm permite que o Kirin 980 integre 6,9 bilhões de transístores numa matriz de 1cm2, um aumento de 1,6 vezes em relação à geração anterior. Comparado com a tecnologia com 10nm, esta tecnologia com 7nm oferece 20% de desempenho de SoC melhorado em 40% de eficiência de SoC melhorada.
O Kirin 980 é também o primeiro SoC a incorporar os núcleos Cortex-A76, que são 75% mais poderosos e 58% mais eficientes em comparação com a geração anterior. Numa configuração octa-core, o CPU no Kirin 980 é composto por dois núcleos Cortex-A76 de alto desempenho; dois núcleos Cortex-A76 de elevada eficiência, e dois núcleos Cortex-A55 de extrema eficiência.
Para aproveitar ao máximo esta configuração exclusiva, a Huawei desenvolveu um subsistema de CPU Kirin inovador com tecnologia Flex-Scheduling, que aloca de forma flexível os núcleos necessários às tarefas certas, ou seja, os recursos deste processador são apenas utilizados consoante as necessidades. De resto, o Kirin 980 permite tempos de iniciação de apps mais rápidos, melhor funcionamento multitarefa e uma experiência do utilização geralmente mais suave.
A Huawei integrou a GPU Mali-G76 ao Kirin 980 para oferecer experiências de jogo incríveis. Estreando com o Kirin 980, o Mali-G76 oferece 46% mais poder de processamento gráfico com 178% de eficiência de energia melhorada em relação à geração anterior. O Mali-G76 também apresenta uma tecnologia de aumento de clock que utiliza inteligência artificial para identificar de forma inteligente volume de dados de jogos e ajustar a alocação de recursos para um melhor desempenho.
Primeiro do setor com um “Dual-Brain” poderoso
O último Kirin SoC representa uma nova era de IA num só dispositivo. O Dual NPU Kirin 980 eleva a experiência de IA no dispositivo para um maior poder de processamento e inteligência. A sinergia entre a NPU Dupla resulta numa capacidade de reconhecimento de imagem maior do que a soma de dois – o Kirin 980 pode reconhecer até 4.600 imagens por minuto, um aumento de 120% comparado ao Kirin 970.
ISP Full-Featured
Procurando uma melhor experiência em fotografia de smartphones, a Huawei integrou o seu ISP de quarta geração do SoC. Além de um aumento de 46% na taxa de transferência de dados em comparação com o seu antecessor, o novo ISP oferece também melhor suporte para configurações de várias câmaras, bem como uma nova tecnologia de reprodução de cores HDR que pode manipular o contraste das imagens para realçar objetos em várias partes de uma mesma imagem.
Além disso, o Kirin 980 utiliza a solução de redução de ruído Multi-pass que remove com precisão os artefactos sem remover os detalhes da imagem, resultando em melhor qualidade nas imagens tiradas em cenários de menor luminosidade. Outro novo recurso do ISP é o rastreamento de movimento melhorado. Quando um utilizador tenta tirar uma foto de uma pessoa em movimento, o ISP pode ainda reconhecer o cenário com 97,4% de precisão, portanto, qualquer utilizador pode captar esses momentos fugazes com facilidade.
Conetividade de topo
Para fornecer a melhor conectividade aos utilizadores de dispositivos com Kirin 980, a Huawei integrou o primeiro modem do mundo com suporte a LTE Cat.21, com uma velocidade de pico de download de 1,4 Gbps. Além disso, o Kirin 980 suporta a agregação de operadoras, mesmo em bandas de frequência, de modo a que os utilizadores sejam livres para escolher as suas operadoras móveis.
O novíssimo processador Kirin 980 vai ser estreado no próximo Huawei Mate 20 Pro, previsto para outubro. Antes disso, a Huawei deu também a conhecer na IFA 2018 o novo Mate 20 lite.