Ou, como quem diz, a PlayStation espera deixar de ter exclusivos na PlayStation 4 até 2025.
Se tens uma PlayStation 4 e tão depressa não vais ou não tens interesse em atualizar a consola, mas queres continuar a jogar novos exclusivos, há novidades.
Segundo a Sony, na sua mais recente apresentação de negócios da PlayStation, esta espera deixar de produzir jogos para a PlayStation 4 até 2025. A informação pode ser acedida na página 34 da apresentação, onde temos um gráfico que mostra a evolução do catálogo de jogos produzidos pelos Estúdios First-Party da PlayStation, que revela que 30% do desenvolvimento de jogos até 2025 será distribuído no desenvolvimento de jogos para PlayStation 5, PC e dispositivos móveis, deixando de fora por completo a PlayStation 4.
Assim, duas coisas se concluem: o plano da PlayStation é abandonar o desenvolvimento de novos jogos dos seus estúdios para a PlayStation 4 até 2025; e que até lá haverá certamente mais jogos cross-gen, como aconteceu com Gran Turismo 7, Horizon Forbidden West e como vai acontecer com God of War Ragnarok.
O mesmo gráfico revela também mais dados curiosos, como o crescente número de jogos exclusivos para a PlayStation 5 feitos pelos estúdios da PlayStation, que serão mais como seria de esperar. Teremos, também, o dobro da produção de experiências móveis e um aumento significativo de jogos para PC.
Comparativamente a 2019, em que 90% do catálogo PlayStation era composto por jogos para a PlayStation 4 e 10% para PC, em 2025 o catálogo da PlayStation será distribuído por 20% de experiências móveis, 30% de jogos para PC e 50% de jogos para a PlayStation 5.
Para além destes formatos tradicionais, a PlayStation promete alargar as suas apostas pela realidade virtual, cloud e pelo metaverso.