É o fim da Jabra como todos conhecemos.
Um grande player está oficialmente a abandonar o mercado de auscultadores de ouvido sem fio de consumo. Depois de vários anos entre os maiores especialistas em som, a Jabra está a encerrar a sua atividade. Trata-se apenas de um abandono parcial que não vai afetar a produção de auscultadores dedicados a profissionais. Basicamente, o Grupo GN não comercializará mais auscultadores de ouvido sem fio sob a marca Jabra…
O anúncio é ainda mais surpreendente quando se tem em conta que a empresa anunciou o lançamento dos seus novos auscultadores de ouvido, Elite 8 Active Gen 2 e Elite 10 Gen 2, no início da semana. O Grupo GN, no entanto, confirmou a notícia às equipas e investidores, especificando que “o grupo GN decidiu eliminar gradualmente as suas linhas de produtos Elite e Talk para reorientar os seus recursos nos segmentos mais atraentes do grupo.”
A Jabra não irá oferecer mais fones de ouvido Elite ou Talk Bluetooth. Segundo o porta-voz do Grupo GN, o posicionamento da Jabra no setor premium com a marca Elite, lançada em 2023, não tem conseguido convencer os clientes, nem gerar lucros. De momento, o anúncio surpreende, sobretudo, porque nada foi comunicado sobre o desfecho dos acontecimentos, nomeadamente no que diz respeito às equipas instaladas, à sua reclassificação, ou pior, à sua demissão.
O facto é que o anúncio não é necessariamente envolvente para os utilizadores que estavam prontos para comprar os modelos mais recentes. Mesmo que o Grupo GN garanta que os produtos beneficiarão de um acompanhamento a longo prazo, o abandono de todo um setor não é o mais encorajador do lado do consumidor final.