Mas calma: só funciona para encomendas que tenham sido feitas na Amazon.es.
Quem tem por hábito fazer compras na Amazon.es e já teve de devolver um produto, fosse por avaria ou outro motivo, já passou por uma das seguintes situações: ou devolveu o produto num ponto Celeritas ou, então, utilizou os serviços dos CTT ou outra transportadora privada, sendo que, neste último caso, é sempre necessário enviar o talão com o comprovativo do valor dos portes para que possam ser reembolsados.
Ora, este é um processo normal, mas um pouco chato, uma vez que nos obriga a sair de casa e, consequentemente, a perder tempo que pode ser essencial. Mas e se vos dissermos que já podem pedir a recolha do produto em casa, de forma completamente gratuita?
É muito simples. Começam por ir à vossa conta, na área dos pedidos. Aí, clicam na opção “Devolver produtos”. Seguidamente, definem o motivo da devolução (têm de escrever um comentário sobre a devolução, é obrigatório) e clicam em “Continuar”.
Na página seguinte, deverão escolher como querem o vosso reembolso: se na vossa conta Amazon, de modo a que possam adquirir outro produto, se no cartão com o qual pagaram originalmente o produto. Clicam novamente em continuar… e é no próximo passo que acontece a magia.
Como podem ver, existe agora uma nova opção apresentada pela Amazon para dar seguimento à devolução: recolha efetuada pela transportadora. No exemplo apresentado, surge “Recolha efetuada pela SEUR”, mas é expectável que possa surgir uma DPD também, por exemplo, uma vez que a Amazon trabalha com diversas empresas.
A partir daqui, serão definidas possíveis datas em que deverão aguardar pela transportadora para a respetiva recolha. E sim, é um processo totalmente gratuito.
Atenção: a recolha por transportadora é feita na morada para onde o produto foi originalmente enviado. Além disso, certifiquem-se que o produto está devidamente embalado, caso contrário o estafeta pode não querer recolher a encomenda.
Agora para tudo ser perfeito, só falta mesmo a Amazon voltar a ativar os pontos de recolha.
Encomendei na Amazon prateleira branca para wc mas vem preta e quebrada. Então pedi etiquetas para devolução e levei para CTT do Continente de Portimão e funcionária do CTT me fez pagar 33€ ( é o mais barato) pelo envio para vendedor porque eles nãofaziam devoluções para Amazon.es. Paguei a contar que me iam reembolsar…e nada!!! Fiz reclamação ao Amazon.es e nem próprio Amazon.es quis saber de nada e ainda me enviaram mensagem de que não podia reclamar ao público, era só tipo ” envio rapido, produto de alta qualidade, recomendo “. Respondi que queria o meu dinheiro de reembolso do envio de volta, porque a culpa não foi minha, então simplesmente bloquearam a minha conta na Amazon.es embora no início correu tudo bem.
E outra encomenda que fiz no Amazon.es é itens para limpesa dentária dos pets ( escovas e pastas dentífricas ), paguei portes de envio também. Mas só depois de pagar reparei que me dividiram encomendas para duas da maneira que tinha que pagar portes de envio mais de que a própria encomenda. Assim a pasta dentífrica para pet, de sabor de carne de caça de 70 gr, me saiu mais de 15€. Ultimamente os CTT tentam fazer 2 tentativas de entrega, mas antes nem nem sequer passavam pela rua, simplesmente enviavam sms que “não foi possível entregar porque não estava ninguém para atender “…e você feita parva a espera sem poder sair de casa.
Mas se empresas podem fazer recolha em casa e só combinar…era mesmo muito bom, facilitava imenso.
Só serve para encomendas do “vendedor: Amazon”. Para lojas de terçeiros nesta plataforma não vale.