Já existe uma praia 5G em Portugal

Só falta mesmo o 5G ficar disponível para os utilizadores, o que está difícil.

- Publicidade -

A NOS e a Câmara Municipal de Almada apresentaram hoje a primeira Praia 5G em Portugal. Depois de instalar rede 5G nas praias da Costa da Caparica, a NOS escolheu a Praia Tarquínio-Paraíso para demonstrar como será a praia do futuro.

A solução implementada tem atualmente três valências principais que foram demonstradas pela NOS na apresentação e que vão permanecer em utilização até ao final do verão:

  • Segurança: A solução estabelece uma linha imaginária no oceano que permite monitorizar as zonas de banho e detetar se algum banhista se afasta demasiado da costa, bem como identificar a invasão de objetos ou embarcações na zona reservada a banhistas. Os alertas são enviados para as entidades responsáveis pela segurança das praias, como a polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias;
  • Ocupação: Com cinco postos instalados ao longo da praia é possível, de forma automática, determinar a ocupação da praia, detetando zonas no areal onde se verifique aglomeração excessiva de pessoas. A solução permite, igualmente, contabilizar o número de entradas e saídas na praia, monitorizando automaticamente o fluxo de banhistas, com alteração direta do semáforo que regula os acessos à praia quando detetado que o número de pessoas por m2 se encontra abaixo ou acima do estipulado pelas autoridades;
  • Ambiente: Deteção do nível de capacidade máxima dos caixotes do lixo da praia e envio de alerta para recolha de resíduos e substituição dos contentores.

A rede 5G da NOS disponível nesta praia dá suporte ao sistema de monitorização e vigilância inteligente capaz de detetar automaticamente situações anómalas ou de risco para a segurança dos cidadãos. Uma vez detetadas estas ocorrências, o sistema desencadeia o envio de alertas para as entidades responsáveis pela segurança das praias.

No futuro, esta solução ganhará funcionalidades mais avançadas, perspetivando-se a deteção de cenários de afogamento, que desencadearão alertas imediatos. Estão ainda previstos outros desenvolvimentos como a identificação de crianças ou objetos perdidos na praia, a monitorização do mar e de outros indicadores meteorológicos através de drones autónomos, a deteção do lixo também no mar e a sua limpeza por robôs, entre outros.

Apesar desta demonstração de praia do futuro, o 5G ainda não está disponível comercialmente em Portugal. E pelos vistos não estará tão cedo…

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Smartphones 5G deverão representar 50% das vendas desse mercado em 2025

Estamos a falar de um crescimento de 210% ao longo dos próximos quatro anos.

Hospital da Luz Lisboa é o primeiro com 5G do país

Esta cobertura vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica.

MEO vai cobrar mais 5€/mês para dar acesso ao 5G

Até ao momento, foi a única operadora a lançar uma "oferta" do género.

Época balnear 2021. Eis as regras definidas pelo Governo

Comer bolas de Berlim? Sim. Mas jogar raquetes não é permitido.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Os diplomas e certificado escolares vão passar a registar as atividades, iniciativas e projetos dos alunos

Desta forma, cada estudante verá reconhecido o seu percurso escolar em todas as dimensões.

60.000 jovens vão poder fazer um Interrail gratuito já em 2022

Poderão viajar por um período máximo de 30 dias.