iOS 18 vai contar com novidades em relação à Inteligência Artificial

- Publicidade -

Teremos de esperar até ao próximo dia 10 de junho, data que a Apple dará a conhecer a nova versão do seu sistema operativo móvel.

Os fãs da Apple aguardam pacientemente pela realização da Worldwide Developers Conference 2024, que está marcada para o próximo mês de junho. Esse é o evento anual onde a empresa revela as novidades que tem na manga. E entre as novidades mais esperadas, temos os seus diversos sistemas operativos.

À medida que a data de realização se aproxima, aumentam os rumores em torno do iOS 18, um dos principais protagonistas desse evento da Apple. Correm rumores de que a empresa aproveitará este evento para apresentar a sua estratégia em relação à inteligência artificial, setor em que está atualmente atrás dos seus principais rivais.

Agora, o nosso bem conhecido Mark Gurman, o popular jornalista da Bloomberg, também falou um pouco sobre a programação da Apple, afirmando que os esperados novos recursos de IA do iPhone serão inteiramente baseados num sistema LLM (grande modelo de linguagem) criado pela Apple e capaz de funcionar diretamente no dispositivo, sem a necessidade de depender de servidores externos.

E se este rumor se revelar verdadeiro, é seguro apostar que a Apple vai-se concentrar sobretudo em aspetos como privacidade e rapidez para promover o seu pacote de funcionalidades baseadas em inteligência artificial. A desvantagem de utilizar sistemas LLM no dispositivo é que podem não ser tão poderosos como os modelos executados em servidores, mas os engenheiros da Apple poderiam, de alguma forma, superar essa limitação aproveitando a perfeita integração entre o software (neste caso, iOS 18) e o processador (também desenvolvido pela fabricante), que é um dos pontos fortes do iPhone.

E embora os sistemas LLM no dispositivo possam não ter uma base de dados de conhecimento tão rica, como as soluções muito populares como o ChatGPT, para responder a perguntas sobre todos os tipos de curiosidades, a verdade é que ainda podem ser otimizados para serem muito capazes em várias tarefas específicas (melhorando, por exemplo, o funcionamento e capacidade de interpretação do Siri).

iOS 18 vai executar internamente a Inteligência Artificial

Contudo, para sabermos se isto é ou não verdade, teremos de esperar até ao próximo dia 10 de junho, já que é nessa data que a Apple dará a conhecer o iOS 18 e as demais novidades planeadas para o mesmo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados