Apple bane aplicação que transforma o iPhone num Game Boy

- Publicidade -

A chegada do GBA4iOS foi legalmente possível na App Store, mas já desapareceu sem deixar rasto.

Desde o início da semana passada que passou a ser possível publicar emuladores na App Store. As novas condições de utilização da plataforma já não impedem a publicação deste tipo de software. A Apple foi forçada a mudar as suas essas regras à medida que crescia a pressão legislativa sobre esse ponto.

Mas a chegada de emuladores à App Store parece ser muito regulamentada. A Apple pode ter cedido mais uma vez ao DMA europeu, mas não quer deixar a sua loja aberta a tudo e qualquer coisa. Portanto, quando neste fim de semana um clone do GBA4iOS apareceu na App Store, a reação não demorou muito a chegar.

Mas o que que é o GBA4iOS? 

Para entender completamente a situação, devem primeiro conhecer o GBA4iOS. Este emulador, criado por Riley Testut, utiliza os princípios do sistema operativo da Nintendo Game Boy. Ou seja, ao descarregar a aplicação, é como se iniciassem o sistema operativo do Game Boy no vosso iPhone. Uma boa dose de nostalgia e diversão num software que, até agora, foi banido da App Store.

A chegada do GBA4iOS foi, portanto, legalmente possível na App Store. Mas poucas horas após o seu aparecimento, a aplicação desapareceu sem dar qualquer explicação. De momento ninguém sabe ao certo se foi excluída pela Apple ou pelo seu programador. De qualquer forma, já não está disponível na App Store.

A Apple teria obtido no fim de semana provas das diversas violações de propriedade inteletual desta cópia do GBA4iOS. Como tal, poderia ter sido removida pela Apple sem mais demoras.

Por sua vez, Ridley Testut, criador do GBA4iOS original, ainda não se pronunciou obre o assunto. Atualmente ele está a desenvolver o AltStore, uma versão de terceiros da App Store na qual colocará aplicações como a Delta, a última atualização do seu emulador para jogos para consolas da Nintendo. Contudo, de momento, esse concorrente da App Store ainda não chegou à Europa. A Apple ainda está a bloquear a manobra por motivo desconhecido. A empresa de Cupertino está legalmente obrigada, desde o início de março e devido à promulgação do DMA, a permitir que os seus concorrentes/rivais tenham a sua própria loja de aplicações para o iPhone.

Além de Ridley Testut, que deveria promover o seu software na AltStore, outras editoras gostariam de desenvolver uma versão de terceiros da App Store no iPhone. Este é particularmente o caso da Epic Games, o estúdio do altamente popular Fortnite.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados