Um novo recurso que vem, acima de tudo, ajudar os utilizadores.
Estamos a alguns dias do lançamento da versão estável do iOS 18, que trará consigo diversas novidades, entre as quais está também a função Repair Assistant. Esta é a solução desenhada pela equipa da Apple para permitir aos utilizadores configurar peças de reposição após uma reparação com os devidos esclarecimentos que requerem a utilização de componentes originais.
Em essência, o Repair Assistant visa garantir que um iPhone funcione conforme esperado se tiver sido reparado com uma peça original fornecida pela gigante de Cupertino. E assim, no caso de substituição do ecrã, o Repair Assistant terá a tarefa de garantir que o True Tone, opções de brilho automático e outros recursos estejam acessíveis. E se a bateria for trocada, terá que garantir que o relatório de integridade da bateria funcione sem problemas.
A funcionalidade em questão pode ser utilizada para configurar peças instaladas antes do lançamento do iOS 18, como uma bateria original da Apple substituída por uma de terceiros, que pode ser configurada como um componente original da gigante norte-americana. Depois do iOS 18 ser instalado, os utilizadores que substituíram componentes configuráveis deverão ver a secção Peças e Serviços no menu Configurações (outros, entretanto, não a verão).
Aqui estão as imagens do procedimento, publicadas na rede social X pelo utilizador que se dá a conhecer como AbbasCfcJT26:
Repair Assistant chegará com o iOS 18
Esta ferramenta deve suportar não apenas ecrãs e baterias, mas também câmaras e outros componentes, enquanto a sua disponibilidade é limitada aos iPhones dos últimos anos (a partir do iPhone 12). No geral, esta é uma novidade que deve melhorar a experiência de uso diário, evitando transtornos na realização de reparações.