Investidores privados querem criar um novo aeroporto na região de Santarém

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Ao que consta, o investimento será inferior a mil milhões de euros. Porém, o projeto só poderá avançar com o apoio do estado.

Tanto se tem falado do novo Aeroporto de Lisboa, com rumores a referirem localizações como Alcochete, Montijo, Beja, Tancos ou a própria expansão do Aeroporto Humberto Delgado. Mas nunca passa disso mesmo: rumores. Os Governos mudam, mas este é um assunto que nunca fica resolvido, infelizmente.

Todos estarão relembrados da polémica recente, em que, após o Ministério das Infraestruturas e Habitação, gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, ter anunciado a construção de dois aeroportos, o Primeiro-Ministro foi rápido a revogar o despacho, uma vez que a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição – o PSD – e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República.

Ora, mas mesmo quando a localização do novo aeroporto for definitiva, a construção ainda demorará, pelo menos, um ano a arrancar. Tudo porque será necessário haver uma nova Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para avaliar os projetos do ponto de vista ambiental, económico e social. Sem essa AAE, a construção do novo Aeroporto de Lisboa poderá sair mais cara devido a novos processos em tribunal. Não nos podemos esquecer que há associações, como a ZERO, que são bastante críticas no que toca a questões ambientais.

Essa avaliação estratégica pode até demorar mais que um ano, isto se o Governo optar por abrir um concurso público para escolher a entidade responsável pelo processo.

Agora vem a novidade. E se o novo aeroporto do país não for nem em Alcochete, Montijo ou Beja, mas sim em Santarém? É pelo menos essa a ideia de um grupo de investidores que, há cerca de três anos, tem vindo a estudar a hipótese de se avançar com uma infraestrutura regional no Ribatejo.

De acordo com o Expresso (acesso pago), que teve acesso ao documento de apresentação da proposta, trata-se de um projeto que não necessita de investimento público, uma vez que serão as taxas aeroportuárias em curso a financiar a obra.

O grupo de investidores é feito de capital nacional e estrangeiro, e há um grande grupo português inserido neste projeto, embora não se saiba qual.

Em todo o caso, este aeroporto somente poderá avançar com o apoio do Estado, uma vez que estará envolvido no processo de licenciamento aeroportuário.

Caso a obra avance, os promotores acreditam que não necessitarão de aprovação por parte da ANA para nada, uma vez que a região de Santarém fica fora da área de interesse da concessionária. Neste caso, começam a ser contabilizados 75 quilómetros a partir das infraestruturas que aquela empresa controla.

A nível ambiental, a proposta indica que não existirão problemas e que o aeroporto nem deverá perturbar os locais, uma vez que a densidade populacional é pouca.

De acordo com a SIC Notícias, e a acontecer, este futuro aeroporto ficará localizado junto à área de serviço de Santarém, na A1, a cerca de 80 quilómetros de Lisboa, entre as freguesias de São Vicente do Paul e Casével.

O primeiro-ministro António Costa, bem como Luís Montenegro, presidente do PSD, já terão recebido esta proposta, assim como as câmaras da comunidade intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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